Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Modelos de escolha estocástica
    (2021) Pires, Eduardo Carrijo
    O objetivo do presente trabalho é apresentar a literatura de escolha estocástica, discutindo suas fundamentações normativas assim como alguns de seus problemas descritivos. Algumas das principais funções de escolhas estocásticas são introduzidas e os axiomas que fundamentam suas representações são apresentados. Especial atenção é dada ao modelo padrão de Luce, também conhecido como multinomial logit, levando à discussão do axioma conhecido como independência das alternativas irrelevantes (IIA, do inglês) e de sua representação como um modelo de utilidade randômica (“random utility model”). As limitações descritivas dados pelos fenômenos conhecidos como efeito similaridade (que surgiu do conhecido “duplicates problem”) e efeito de atração (“decoy effect) são discutidos. Em seguida, são apresentados alguns modelos alternativos que enfraquecem o IIA e que são consistentes com tais fenômenos. Alguns exemplos são discutidos ao longo do texto, ilustrando os diferentes modelos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários
    (2017) Vistocchi, Mateus Martins
    O dilema entre consumir um bem hedônico ou utilitário está muito presente no dia-a-dia dos consumidores. Ao escolher o que comer, esse dilema se traduz em optar por algo mais saudável ou mais prazeroso. Após essa escolha, o consumidor geralmente tem de escolher sua sobremesa que também pode ser mais utilitária ou mais hedônica. Para fazer com que o consumidor opte pela indulgência, a literatura sugere que profissionais de marketing e vendas devam buscar a criação de pretextos para que o cliente obtenha a justificativa necessária para optar por um consumo que lhe faz sentir culpado. Nesse estudo, o objetivo é verificar se uma promoção na forma de brinde é capaz de criar essa justificativa para o consumidor, mudando sua preferência para o consumo hedônico, bem como compreender como a primeira escolha (prato principal, por exemplo) afeta a segunda (sobremesa).