Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Modelos de escolha estocástica(2021) Pires, Eduardo CarrijoO objetivo do presente trabalho é apresentar a literatura de escolha estocástica, discutindo suas fundamentações normativas assim como alguns de seus problemas descritivos. Algumas das principais funções de escolhas estocásticas são introduzidas e os axiomas que fundamentam suas representações são apresentados. Especial atenção é dada ao modelo padrão de Luce, também conhecido como multinomial logit, levando à discussão do axioma conhecido como independência das alternativas irrelevantes (IIA, do inglês) e de sua representação como um modelo de utilidade randômica (“random utility model”). As limitações descritivas dados pelos fenômenos conhecidos como efeito similaridade (que surgiu do conhecido “duplicates problem”) e efeito de atração (“decoy effect) são discutidos. Em seguida, são apresentados alguns modelos alternativos que enfraquecem o IIA e que são consistentes com tais fenômenos. Alguns exemplos são discutidos ao longo do texto, ilustrando os diferentes modelos.Trabalho de Conclusão de Curso Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários(2017) Vistocchi, Mateus MartinsO dilema entre consumir um bem hedônico ou utilitário está muito presente no dia-a-dia dos consumidores. Ao escolher o que comer, esse dilema se traduz em optar por algo mais saudável ou mais prazeroso. Após essa escolha, o consumidor geralmente tem de escolher sua sobremesa que também pode ser mais utilitária ou mais hedônica. Para fazer com que o consumidor opte pela indulgência, a literatura sugere que profissionais de marketing e vendas devam buscar a criação de pretextos para que o cliente obtenha a justificativa necessária para optar por um consumo que lhe faz sentir culpado. Nesse estudo, o objetivo é verificar se uma promoção na forma de brinde é capaz de criar essa justificativa para o consumidor, mudando sua preferência para o consumo hedônico, bem como compreender como a primeira escolha (prato principal, por exemplo) afeta a segunda (sobremesa).