Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impactos do Open Banking na sociedade brasileira: o open banking é capaz de mudar o nível de educação financeira dos indivíduos brasileiros?
    (2023) Elias, Nicolas Passadore
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar o questionamento sobre os impactos do Open Banking na sociedade brasileira, com o intuito principal de entender e analisar a influência que o sistema exerce e tem a capacidade de exercer sobre a educação financeira no país. O Open Banking é um sistema recém implantado no Brasil e no mundo que tem como finalidade tornar o mercado financeiro mais eficiente, competitivo e dinâmico, promovendo maior controle e autonomia aos cidadãos sobre suas finanças pessoais e investimentos. Com isso, uma das maiores apostas do sistema é incentivar a participação, entendimento e interesse da população em relação às suas finanças pessoais. Desta forma, este trabalho busca entender, a partir de uma profunda análise da literatura e dos dados disponíveis até o momento, se de fato, a iniciativa é capaz de influenciar e incrementar o conhecimento geral sobre o mercado financeiro brasileiro a partir das inúmeras oportunidades que ela oferece. Assim, a estrutura utilizada para apresentar este estudo será, em primeiro lugar, introduzir o Open Finance no Brasil e no mundo, discorrendo sobre suas características estruturais, concorrenciais e jurídicas. Em seguida, dissertar sobre as experiências sociais de outros países pioneiros na implementação do sistema e que possuem informações mais avançadas sobre as consequências reais que a iniciativa pode gerar. Por fim, analisar os dados mais importantes que podem produzir algum tipo de previsão sobre os efeitos do projeto em relação à educação financeira no Brasil.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeitos heterogêneos imediatos da pandemia de Covid-19 na educação e trabalho de adolescentes-jovens no Brasil
    (2023) Rigo, Leonardo Leone
    Esta monografia visa fornecer evidências de quais são os efeitos imediatos da pandemia de Covid-19 na educação e no mercado de trabalho de adolescentes-jovens (indivíduos na faixa de 14 a 17 anos de idade). Na parte teórica deste trabalho, considera-se um modelo microeconômico de acumulação de capital humano aplicado ao mercado de trabalho de adolescentes-jovens que tem como elementos cruciais: a função de produção de capital humano, a renda dos pais, bem como fatores domiciliares como a educação dos pais. Esses são elementos-chave para entender o impacto teórico da pandemia nas condições de oferta e demanda, o que influenciará a participação dos adolescentes-jovens na vida escolar e no mercado de trabalho. Na parte empírica deste trabalho, foram coletados dados da PNAD Contínua trimestral ao longo dos anos de 2019 e 2020 com intuito de observar um cenário anterior e durante a pandemia que acompanhe os mesmos indivíduos ao longo do tempo. Para investigar este efeito trabalhamos com uma metodologia de efeitos fixos em um painel de indivíduos a fim de medir quais os efeitos heterogêneos da pandemia no mercado de trabalho destes jovens, comparativamente com os trimestres dos anos anteriores. Os resultados indicam que a pandemia aumentou a probabilidade de o adolescente-jovem não estar estudando e nem trabalhando (conhecido nesta literatura como NEM NEM). Esse efeito foi ainda maior nos domicílios que não há ninguém com ensino superior, o que confirma a hipótese teórica elencada de que características domiciliares e a educação dos pais são fatores importantes na acumulação de capital humano dos adolescentes-jovens.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efetividade de um curso de educação financeira para mulheres de baixa renda
    (2022) Greco, Giovana Madazio
    Este estudo buscou avaliar a efetividade de cursos de educação financeira que visam o empoderamento feminino. Para tanto, foram selecionadas cinco alunas de baixa renda participantes do curso de educação financeira da Barkus em parceria com o Instituto Profissionalizante Mangueira. Foram feitas entrevistas com estas mulheres contemplando aspectos como planejamento e controle financeiro, endividamento, motivação e aprendizados com o curso e, por fim, independência financeira e empoderamento feminino. Verificou-se que os principais aprendizados das alunas foram a construção e importância da reserva de emergência, o controle de gastos e o planejamento de futuro. Contudo, também pôde-se observar que um plano para aposentadoria dos responsáveis financeiros e a prática de investimentos ainda não foram bem digeridos pelas alunas, sendo pontos a serem melhor explorados para adequação de futuros cursos. Após a realização de uma análise qualitativa, concluiu-se que a alfabetização financeira de mulheres de baixa renda é imprescindível, sendo os cursos medidas efetivas no empoderamento feminino.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os determinantes do desempenho escolar no Paraná.
    (2021) Móres, Vinicius
    Esse trabalho é a primeira parte de um estudo que visa, a partir da realização de exercícios econométricos, analisar o desempenho dos alunos do Paraná na prova de matemática do SAEB 2015, a partir de um conjunto de características dos alunos, diretores, professores e escolas. O desenvolvimento desse trabalho consiste na contextualização do tema, discussão de literatura, estatísticas descritivas, metodologia e resultados econométricos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeitos da pandemia nas atividades escolares: um estudo com a PNAD Covid
    (2021) Santos, Gabriel Paulino dos
    O artigo a seguir busca encontrar as consequências da pandemia para a educação no Brasil. Para tal, são feitas análises nos níveis de indivíduos e de cidades. As variáveis que serão analisadas em ambas as categorizações são realização de atividades escolares e evasão escolar. Do ponto de vista dos indivíduos, tal análise permite entender quais fatores mais afetam o desempenho escolar e a probabilidade de abandonarem os estudos. Do ponto de vista dos municípios, é possível entender como essas variáveis se comportam em um nível aglomerado. Assim, é possível entender quais tipos de políticas públicas seriam mais efetivas em períodos como esse.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma análise do impacto na educação e trabalho infantil após a implementação Da Lei Labour Act (2006) em Bangladesh
    (2019) Gimenes, Gabriel Lucca Senoni
    O objetivo deste artigo é analisar, por meio do método do Controle Sintético, o efeito causado na educação das crianças e jovens adolescentes a partir da implementação do Ato de Leis Trabalhistas em 2006 em Bangladesh. Será verificado se as Leis foram de fato efetivas para a diminuição do trabalho e aumento da educação infantil no país, por meio da taxa de matrícula nas escolas. Para isso, será criado um cenário sintético com base em outros países no qual a implementação do Ato de Leis Trabalhistas não teria ocorrido. Para que então seja possível a comparação entre o cenário real e o cenário sintético do efeito dessa intervenção na educação do país em questão. Os resultados obtidos demonstram que políticas como essas surtem efeito positivo na educação do país, aumentando a taxa de matrícula dos jovens nas escolas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Programa Universidade para Todos (Prouni): relação entre desempenho acadêmico, características dos alunos e custo benefício
    (2020) Galvão, Christopher Gomes
    Historicamente, o Brasil se mostrou um país com evidente desigualdade de oportunidades, sendo uma de suas consequências o acesso restrito ao ensino superior às classes com maior poder aquisitivo. Nos últimos anos, porém, a população de baixa renda vem presenciando um cenário mais favorável desde a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), através dasisenções fiscais àsinstituições privadas. Este trabalho tem como objetivo entender os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos alunos do Prouni e analisar o custo-benefício do programa, com base na renúncia fiscal do governo, as notas nas provas do Enade e, com o auxílio da literatura, a influência das notas nos exames de proficiência nos salários futuros dos alunos. Os resultados mostram que os alunos do programa têm um melhor desempenho no Enade, o background familiar e o educacional são determinantes para explicar a nota na prova, e que o Prouni tem uma taxa interna de retorno (TIR) de 2,29%.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Atraso educacional brasileiro: uma questão histórica ou um problema de gestão
    (2019) Menezes, Felipe Reis.
    O objetivo desse trabalho é analisar, através de métodos estatísticos e uma base de dados extensa do PISA (Programe for International Student Assesment) , quais são os principais fatores responsáveis pelo atraso educacional que acontece no Brasil hoje em dia. Verificando o quanto desse atraso é uma consequência do histórico de desigualdade e baixo investimento em educação do país e o quanto esse problema está ligado a uma má gestão de recursos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros
    (2019) Audi, André Basile
    Nesse trabalho examino a relação entre educação e os crimes violentos. O debate sobre o crime tem girado em torno de soluções pragmáticas para a segurança pública. Quando comparamos a situação criminal do país com o resto do mundo, percebemos que ainda há muito a ser conquistado nessa área, já que o Brasil ainda figura entre os países mais violentos do mundo. Utilizamos uma regressão em painel, com as informações divulgadas no Censo Demográfico do IBGE e estatísticas vitais do DATASUS. Uma análise prévia dos dados aponta para um significativo avanço na abrangência da educação no Brasil. As estimativas mostram que um aumento de 1% no número de graduados do Ensino Médio entre 18 e 22 anos pode gerar uma diminuição no número de óbitos por causas externas em 0,38 por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre a educação e a desigualdade dos países
    (2008) Camargo, Pedro Cavalcanti de
    Esta monografia procura analisar o impacto da educação sobre a desigualdade de renda de diversos países. Utilizando os dados obtidos relativos à educação e a desigualdade de 39 países nos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, utilizou-se modelos econométricos de painel para observar o impacto da educação sobre o índice Gini. Os resultados alcançados sugerem que melhorias educacionais tendem a reduzir a concentração de renda.