Graduação em Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso O impacto da evasão escolar no mercado de trabalho informal brasileiro e as consequências da pandemia(2021) Barbosa, Pedro Kodja BarbosaEste trabalho busca dar luz à questão da evasão escolar e o seu impacto no setor informal brasileiro. Utilizando o método econométrico probit, estima-se a probabilidade de um indivíduo estar inserido no setor informal quando este parou de frequentar a escola em determinado momento do seu desenvolvimento e os efeitos da pandemia nesta probabilidade. A evasão escolar mostrou-se significante e aumenta a probabilidade de inserção no mercado de trabalho informal. A pandemia não alterou este resultado, mas diminuiu a probabilidade geral de um indivíduo estar inserido no mercado de trabalho informal.Trabalho de Conclusão de Curso O impacto da progressão continuada na evasão escolar no Ensino Fundamental e Médio(2020) Costa, Thiago Gonçalves do Nascimento daO objetivo desse artigo é examinar os impactos da progressão continuada na evasão escolar do ensino fundamental e médio. Examinamos tal efeito por três principais lentes. Primeiramente, via um painel com efeitos fixos de escolas, há evidências de que a progressão continuada tem efeito direto na diminuição da evasão escolar no ensino fundamental. Segundo, estimamos efeito da progressão continuada na probabilidade de o aluno continuar estudando e não estar atrasado, via logit ordenado. Os resultados indicam que a probabilidade de alunos continuarem estudando quando passaram pelo regime de progressão continuada é 4% maior do que no regime seriado. Ademais, a presença da progressão continuada aumenta a probabilidade de os alunos chegarem no último do ensino médio. Por fim, via análise por coortes geracionais, encontramos evidências de que a progressão continuada no ensino fundamental leva a uma menor taxa de evasão escolar quando a geração se encontra no ensino médio. Pode-se concluir que a progressão continuada no ensino fundamental é um método eficaz no combate à evasão escolar no ensino fundamental e médio.