Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Determinantes do Financiamento Externo: Uma Análise dos Fatores que Influenciam a Decisão de Empresas Brasileiras entre 2010 e 2023(2024) Palmari, Pedro SchreerAs decisões de financiamento das firmas é um tema intensamente estudado no cenário de finanças, com estudos anteriores buscando entender como as empresas decidem pela captação de recursos no mercado de dívida ou ações. As pesquisas mais recentes indicam que tal decisão é principalmente pautada nos custos de cada uma das possibilidades, com as empresas se aproveitando de flutuações de mercado para captar no mercado de dívida quando seu custo é menor e o mesmo para o mercado de ações, caracterizando assim o fenômeno do market-timing. Este trabalho busca contribuir para a literatura adicionando o espectro do mercado internacional, que representa um nível elevado das captações realizadas por empresas brasileiras. Assim sendo, o estudo busca entender os fatores que influenciam a escolha pelo mercado de dívida internacional em relação ao mercado local. Por meio de uma estimação econométrica utilizando o método logit, encontra-se o resultado de que o custo não é uma variável significativa para pautar tal decisão, mas sim características financeiras das empresas. Isso pode ser explicado pelos benefícios adicionais da captação externa como prazos extensos e volumes maiores, compensando pelo custo elevado.Trabalho de Conclusão de Curso Is a circular creative economy a feasible utopia?(2023) Torresan, LuccaO objetivo deste trabalho é analisar o possível alinhamento entre os conceitos de economia circular e economia criativa, visando compreender a viabilidade de uma economia criativa circular. Embora reconheça desafios como as diferentes caracterizações dadas ao sistema de produção em cada um dos casos, o estudo enfatiza a importância da criatividade na criação de valor tanto em sistemas lineares quanto circulares. Por sua vez, os princípios da economia circular ajudam a entender a natureza do processo produtivo, reforçando a nossa habilidade de compreender o papel da criatividade na criação de valor. Para alcançar esse alinhamento, propõe-se a adoção de um modelo flexível que supere a tradicional caracterização técnica e racional que permeia a noção de economia circular. Em outras palavras, é necessário que a economia circular incorpore uma ampla gama de domínios culturais fundamentais para a criatividade. O trabalho também destaca a necessidade de uma nova estrutura institucional que apoie as atividades produtivas. A transição para práticas sustentáveis requer, por exemplo, uma legislação que redistribua os direitos de propriedade e crie incentivos para sistemas de produção circular. Finalmente, para demonstrar como se dá essa relação entre economia circular e economia criativa na prática, este trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso. Discutem-se dois casos na indústria da moda de luxo, que tem como “mantra” a vazão à criatividade, e que tem adotado práticas circulares que nos permitem compreender as potencialidades e desafios do alinhamento entre economia circular e criatividade. Ambos os casos sugerem a importância das decisões estratégicas e do envolvimento dos consumidores para uma efetiva circularização. Os resultados contribuem para o debate em curso sobre o fomento de um futuro sustentável e inovador, instigando pesquisas e colaboração adicionais para uma economia mais circular e criativa.