Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Desafios em concessões e PPP para o desenvolvimento econômico brasileiro: uma análise econômica do direito
    (2021) Alexandre, Caio Galassi
    O tema desenvolvimento da infraestrutura é tópico de discussão continua entre diversas classes de profissionais do Brasil, sem um consenso sobre o tema, realizar uma análise econômica do direito baseando-se na teoria de contratos incompletos, teorema de Coase, teoria dos jogos, exemplos ao redor do mundo e analise empírica para determinar potenciais mudanças necessárias na regulamentação de parcerias publico privadas e na determinação de ajustes relacionados a tomador de risco eficiente para via base em estudo empíricos aumentar a taxa de sucesso das iniciativas público privadas e como as mesmas podem impactar significativamente a Economia no longo prazo. A combinação da Economia com o Direito permite ganhos de escala e colaboração entre assunto ultra relevantes para o tema infraestrutura em um país com elevado endividamento e necessitado de soluções pouco onerosas ao orçamento.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma análise do modelo brasileiro de Private Equity no setor de Infraestrutura
    (2020) Mendonça, Igor Vitalino
    No Brasil, a iniciativa privada vem ganhando relevância como financiadora dos investimentos no setor de infraestrutura. Em particular, esses recursos podem – e têm vindo – de fundos de Private Equity. Os gestores desses fundos são agentes racionais que tomam decisões baseadas em uma soma de fatores visando maximizar seus retornos. Dada a importância desse assunto nesse setor secular da economia brasileira, o presente estudo busca entender quais são as principais características desse perfil de investimento alternativo no Brasil.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Hidrovias do Brasil –A Relevância do Investimento de Private Equityno Desenvolvimento da Infraestrutura Brasileira
    (2021) Lucca Madeira Mascarenhas
    Este trabalho visa estudar o investimento de Private Equityem Infraestrutura no Brasil, evidenciandosuas especificidades, relevância e benefícios. Com este objetivo, ele discute estudos a respeito do temaeapresenta breves análises de subsetores da infraestrutura,com o intuito de contextualizar o cenário nacional. Ainda, é contido um estudo de caso aprofundado sobre o investimento realizado pelo Pátria Investimentos na Hidrovias do Brasil S.A, o qual exemplificará, qualitativamente,a teoria abordada
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Históricos e perspectivas: qual o potencial de expansão para o mercado de cimento?
    (2015) Novaes, Maria Eduarda Pereira dos Santos
    O mercado de cimento possui uma relação direta com o investimento da infraestrutura do país, já que é o principal insumo usado em construções, sendo assim um termômetro para a conjuntura do Brasil. Por sua produção ser de capital intensivo e depender mais da absorção do mercado do que da capacidade instalada, torna-se relevante fazer uma previsão da demanda de cimento. Desse modo, tanto as empresas quanto o governo poderão tomar as decisões necessárias para atender devidamente esta demanda. O objetivo deste trabalho será prever o consumo de cimento dos estados brasileiros para os próximos anos, por meio de um modelo econométrico multivariado utilizando dados de séries temporais. O período analisado nesse trabalho foi de janeiro de 2009 a setembro de 2014 e as variáveis levadas em consideração foram o consumo de cimento por região, o preço do cimento por região, o índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) e a taxa de juros Selic. Para todas as regiões concluiu-se que o IBCR tem alta influência na demanda de cimento, mas é o próprio consumo defasado que mais justifica a demanda. Para a maioria das regiões, foi previsto uma deterioração para o mercado de cimento, sendo a região Nordeste a única que apresentou forte tendência de crescimento para os próximos dois anos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um estudo acerca dos determinantes competitivos que regem a construção dos estádios de futebol
    (2015) Weinberg, Jaime
    Este artigo tem por objetivo melhor categorizar o que são as instalações esportivas, com destaque às edificações de grande impacto no ambiente urbano como os estádios de futebol, além de prover explicações acerca da origem de sua demanda, quais os incentivos a construí-las, e quais as suas implicações não somente para as cidades que as contem, mas também para a sociedade, quando da sua competição com demais instalações similares pelos espetáculos. Os resultados apontam que a presença de um estádio de futebol numa zona urbana afeta negativamente o bem-estar de seus habitantes.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impacto de variáveis institucionais nos investimentos em infraestrutura
    (2015) Almeida, Daniel Nunes de Souza
    O investimento privado em infraestrutura sofre grande influência de variáveis institucionais, já que tais investimentos são de caráter de longo-prazo e estão sujeitos ao não comprometimento de regras e termos estabelecidos no início do projeto por razão dos desalinhamentos de interesses entre diferentes mandatos governamentais. Nesse contexto, o trabalho proposto busca analisar de forma empírica a importância da qualidade regulatória no investimento em infraestrutura no Brasil e outros países emergentes, buscando entender e quantificar o efeito causal de uma melhora ou piora em diferentes variáveis institucionais sobre o volume de investimento em infraestrutura e em subsetores do mesmo como energia, telecomunicações e transportes. Para isso será usado um modelo de estimação de efeitos fixos baseado no artigo “Risco regulatório no Brasil: teoria e mensuração” de Carrasco, Joaquim e de Mello (2014). Emergem como resultados principais que variáveis de qualidade regulatória de fato exercem forte efeito sobre as medidas de investimento nos países emergentes, ainda temos que rule of law, varável que capta a confiança e respeito as regras da sociedade, e em particular a qualidade da execução dos contratos e direitos de propriedade, é a variável com mais poder de influência no investimento dos países. Por último, vemos que o Brasil tem um desempenho menor que a média dos outros países emergentes nessa variável, o que leva consequentemente a um desestímulo maior ao investidor privado no país e a um menor investimento. Como resultado não esperado vemos que no setor de transportes, por ter participação muito alta do governo, uma melhora da efetividade do mesmo gera um crowding out do investimento privado.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Diferenciais de investimento em infraestrutura durante os governos Fernando Henrique Cardo e Luiz Inácio "Lula" da Silva : com foco em rodovias
    (2015) Galves, Caio Otavio Valdo
    Esta monografia tem como objetivo analisar as políticas públicas no Brasil voltadas para o desenvolvimento de Rodovias, o modal nacional mais utilizado, através de um breve histórico do que foi o desenvolvimento do país, com seus avanços, problemas estruturais e planos implantados pelos diferentes governos para fazer os ajustes necessários à economia, com intenção de crescimento ou estabilização e como os mesmos influenciaram os investimentos em infraestrutura nos seus respectivos governos, e ainda mostrar através de alguns indicadores as melhorias rodoviárias ao longo dos anos. Dessa forma, a monografia busca apresentar uma análise comparativa entre dois períodos recentes da história do Brasil, sendo o primeiro durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e o governo de Luiz Inácio "Lula" da Silva (2003-2010). A exposição do tema é feita através de análise de dados históricos, utilizando o transporte rodoviário como referência.