Graduação em Economia

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Resultados da Pesquisa

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Luxo e sustentabilidade: uma análise das estratégias organizacionais frente as mudanças no comportamento do consumidor
    (2019) Oliveira, Mariana Venturim de
    Sustentabilidade tem se tornado o principal tema nas últimas décadas e o maior desafio para as empresas do setor de luxo. Essa pesquisa visa analisar como as empresas de luxo reportam seu posicionamento frente ao desafio da sustentabilidade. Em particular, examina a mudança observada pela literatura no comportamento do consumidor, que converge para um patamar mais sustentável, e as atitudes das companhias em relação a esse novo comportamento através da análise de relatórios de sustentabilidade divulgados pelas companhias do setor, com foco nos grupos LVMH Moët Hennessy-Louis Vuitton SE (LVMH), Kering SA (Kering) e Hermès International SCA (Grupo Hermès). Estudos já sinalizaram que o posicionamento do consumidor perante sustentabilidade é diferente para o mercado da moda e ainda mais peculiar quando fragmentado pelo setor de luxo, o que leva as companhias a tomarem atitudes diferentes daquelas observadas no mercado da moda.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejo
    (2008) Neves, Marcela Augusto
    O presente estudo tem o objetivo de analisar o mercado de luxo no Brasil e sua representatividade. Além disso, destacar as questões que se referem à relação entre necessidade e satisfação pessoal, bem como entre desejo, prazer e felicidade na aquisição do luxo. Para a realização deste trabalho, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, de investigação descritiva exploratória e de análise fatorial através de uma coleta de dados por meio de um questionário padronizado com indivíduos considerados pertencentes a uma classe rica. O foco do estudo recaiu sobre cinco temas: o luxo no contexto capitalista, o conceito de luxo e suas definições, os sentimentos que envolvem os consumidores desse mercado, a evolução do luxo no Brasil e a pesquisa realizada com o público.