Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de caso do impacto do market share no valor de uma empresa: Renner e C&A
    (2020) Faro, Hugo de Andrade
    No final de 2019, a varejista de vestuário internacional C&A realizou a abertura do seu capital na bolsa brasileira. O mercado precificava a sua ação, na faixa mais baixa, a um múltiplo de aproximadamente 17,5 vezes o seu lucro estimado para 2020. Esse valor se encontrava muito baixo quando comparado a líder do segmento no Brasil, as Lojas Renner, que estava sendo negociada no período a cerca de 29 vezes para o mesmo múltiplo. Para compreender a razão dessa disparidade esse trabalho busca estabelecer uma relação entre o market share das empresas estudadas e sua lucratividade, e em última instância, se esse fator pode afetar o valor dessas empresas no mercado. Para realizar esse trabalho será utilizada a base de inteligência de mercado da Standard & Poors “Capital IQ”, estudo das companhias via fluxo de caixa e múltiplos de mercado e os resultados obtidos pelo PIMS (Profit Impact of Market Strategies) realizado pela universidade de Harvard. Essa análise conjunta fundamenta a ligação entre domínio de mercado, lucratividade e um valuation elevado.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A consolidação do setor bancário por meio de transações de fusões e aquisições no Brasil
    (2008) Sano, Victor Hideaki
    O presente trabalho busca analisar o grau de concentração do setor bancário brasileiro entre os anos de 2000 e 2008. Para isso, foram utilizadas séries históricas de ativos totais de cada instituição financeira atuante na economia e o market share. Como metodologias de análise foram utilizadas os índices de Herfindahl e Theil como medida de concentração do setor. Verificou-se que o setor bancário brasileiro apresenta grande quantidade de instituições, principalmente bancos médios, que vêm ganhando força nos últimos anos. Porém, observa-se tendência de aumento do grau de concentração do setor.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Diferenciações entre instituições de ensino superior e seus impactos no processo decisório do candidato
    (2010) Romiti, Roberta Bornia
    Este trabalho estima a demanda pelos cursos de Administração no Estado de São Paulo de acordo com a segmentação de mercado qualidade alta e preço baixo, por meio do modelo logit. Os resultados indicam que a demanda por ensino de alta qualidade é mais inelástica do que de baixa qualidade. Além disso, variáveis como presença na capital, nota no Guia do Estudante e PIB per capta também exercem influência no market share. Por fim, a contratação de um professor doutor gera um prêmio na mensalidade da instituição relevante no segmento de qualidade alta. Essa estratégia confirma a valoração atribuída pelos consumidores desse segmento, e por isso incentiva as faculdades a possuir um corpo docente com maior proporção de professores doutores.