Graduação em Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso O impacto do private equity no underpricing de IPO de empresas brasileiras(2019) Cantaux, Nicolas de MoraesO underpricing das ofertas públicas iniciais é um fenômeno observado em todos os mercados financeiros do mundo. O primeiro dia de venda de ações no mercado secundário tem se mostrado, na média, uma ótima oportunidade para os investidores de todo o mundo obterem o alpha que tanto procuram. O objetivo deste trabalho é de verificar se o Private Equity exerce influência na avaliação e, consequentemente, no underpricing de IPO das empresas listadas na bolsa de valores brasileira. Para analisar a formação do underpricing abordo duas perspectivas teóricas: Assimetria de Informação e Finanças Comportamentais; investigando como o Private Equity conversa com cada uma delas para auxiliar na construção de hipóteses teóricas. Para conduzir o estudo empírico, utilizo uma amostra de 161 IPOs de empresas brasileiras que aconteceram de 2004 a 2018. Emprego duas ferramentas econométricas de estimação: (i) Regressão Linear Múltipla para identificar se o impacto do Private Equity no underpricing é relevante e, em caso positivo, em qual direção ela ocorre, controlando por outras variáveis exógenas e (ii) Propensity Score Matching para contornar o problema de “viés de seleção” e estimar de maneira mais adequada o efeito médio de tratamento que o Private Equity mostrou no underpricing das empresas investidas vis-à-vis ao das demais empresas da amostra. Meus resultados revelam que o Private Equity exerce um impacto positivo sobre o retorno anormal, no qual as empresas que foram investidas por fundos de PE apresentaram um underpricing de 4,35 a 4,64 pontos percentuais superior ao das demais empresas da amostraTrabalho de Conclusão de Curso A influência de ofertas secundárias na má precificação de IPOs no período de 2011 a 2020(2021) César De Bona Rennersubprecificação (underpricing) de ofertas públicas iniciais de ações (IPO) é objeto de diversos estudos na literatura, porém não existe um consenso sobre as causas de tal ineficiência. Trabalhos antigos apontam para assimetria de informações entre o banco de investimento coordenador (lead underwriter) e a empresa emissora; conflitos de interesse do banco; relacionamento entre a companhia e o underwriter; e até mesmo um mecanismo de remuneração. No entanto, a literatura sobre a influência de oferta secundária para o mercado brasileiro é escassa e desatualizada. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo atualizar o estudo sobre a influência de ofertas secundárias na subprecificação de IPOs no mercado brasileiro no período de 2011 a 2020. Conclui-se que não é possível explicar o underpricing através da presença de oferta secundária na estrutura do IPO.