Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Percepção da geração Y sobre o Marketing de influência(2023) Grotti, Giulia RezendeO avanço tecnológico foi responsável por gerar diversas mudanças na forma de se fazer marketing, o que tornou necessário o encontro de alternativas para envolver a marca e o consumidor. Dessa forma, a relevância do marketing digital cresceu significantemente nos últimos anos, tornando-se, às empresas, uma das principais ferramentas para disseminar seu negócio e alcançar seus clientes com mais facilidade. Assim, o marketing de influência, estratégia que une o consumidor e a marca por meio dos influenciadores digitais, vem ganhando relevância, uma vez que as agências de marketing unem esforços para incrementar a relação entre os indivíduos e as tecnologias. Tendo em vista tal ponto, o presente estudo busca entender quais são as percepções dos consumidores em relação a esse tipo de marketing e quais características dos influenciadores trazem maior efetividade à publicidade. O trabalho foi feito via pesquisa exploratória e analítica de marketing, com o uso de um questionário já realizado por Hwang, Oh e Jang (2021), os quais estudaram o mesmo tema na Coréia do Sul.Trabalho de Conclusão de Curso Percepção da geração Y sobre o Marketing de influência(2023) Grotti, Giulia RezendeO avanço tecnológico foi responsável por gerar diversas mudanças na forma de se fazer marketing, o que tornou necessário o encontro de alternativas para envolver a marca e o consumidor. Dessa forma, a relevância do marketing digital cresceu significantemente nos últimos anos, tornando-se, às empresas, uma das principais ferramentas para disseminar seu negócio e alcançar seus clientes com mais facilidade. Assim, o marketing de influência, estratégia que une o consumidor e a marca por meio dos influenciadores digitais, vem ganhando relevância, uma vez que as agências de marketing unem esforços para incrementar a relação entre os indivíduos e as tecnologias. Tendo em vista tal ponto, o presente estudo busca entender quais são as percepções dos consumidores em relação a esse tipo de marketing e quais características dos influenciadores trazem maior efetividade à publicidade. O trabalho foi feito via pesquisa exploratória e analítica de marketing, com o uso de um questionário já realizado por Hwang, Oh e Jang (2021), os quais estudaram o mesmo tema na Coréia do Sul.Trabalho de Conclusão de Curso Redes sociais, expectativas de mercado e preços de ativos financeiros: um estudo de eventos(2020) Birman, Allan De LimaO objetivo desse trabalho é explorar se o sentimento presente em redes sociais é capaz de indicar movimentos subsequentes nos preços de ações e índices. Especificamente, é investigado se o conteúdo publicado no twitter pode fornecer informações sobre movimentações futuras no preço de uma amostra de 12 ações americanas. É considerado um período de 75 dias. Os tweets publicados nesse período que fazem referência ao grupo amostral são coletados e classificados como positivos, negativos ou neutros. Essa classificação é feita usando um algoritmo de machine learning conhecido como Algoritmo de classificação por Regressão Logística Multinomial com Gradiente Descendente Estocástico. Se conduz então um Estudo intradiário de Eventos para capturar a complexa relação entre as redes sociais e os preços de ativos financeiros. Os dados são estudados em intervalos de 5 minutos entre cada observação . Espera-se comprovar a hipótese de que o Twitter é um bom instrumento para identificar mudanças nas expectativas do mercado antes que essas sejam completamente incorporadas nos preços dos ativos financeiros.Trabalho de Conclusão de Curso Redes sociais: a insatisfação corporal e a depressão em meninas adolescentes(2019) Cruz, Giovanna Tartari daNos últimos anos, a depressão vem se tornando cada vez mais preocupante na sociedade, principalmente pela sua relevância no número de suicídios adolescentes. Concomitantemente, o uso de redes sociais ganha importância no cotidiano de jovens adolescentes, podendo impactá-los negativamente. Assim como, dentre os adolescentes, as meninas apresentam maior risco de desenvolver depressão, o impacto negativo das redes é mais incidente sobre meninas, que são constantemente expostas ao padrão de beleza idealizado pela sociedade. A partir da comparação social e da objetificação do corpo feminino, jovens meninas se tornam cada vez mais exigentes com o próprio corpo, o que pode levar à crescente insatisfação corporal e subsequente desenvolvimento de transtornos depressivos. Dessa forma, a partir do modelo Logit Ordenado e da escala gradativa de depressão definida pelo Inventório da Depressão de Beck, o presente estudo espera encontrar relação positiva entre a frequência do uso de redes sociais por meninas adolescentes e a presença de sintomas depressivos de acordo com sua severidade e grau de insatisfação corporal apresentado.Trabalho de Conclusão de Curso Processo de reorganização societária da indústria petroquímica no Brasil entre 2005 e 2009(2011) Ramos, Gabriel de LimaO objetivo desse trabalho é propiciar novas evidências para a análise da importância da estrutura de propriedade com relação aos custos de agência e transação, utilizando o exemplo da reestruturação da indústria petroquímica brasileira. Para essa análise foram utilizados os dados de porcentagem do capital votante das empresas petroquímicas que tinham ligações entre si, disponibilizados pela Abiquim para os anos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. Os dados serão utilizados para representar redes de propriedade e para fazer análises baseadas na teoria de redes sociais. Os resultados mostram que no período estudado houve uma simplificação das estruturas de propriedade assim como a maior verticalização das empresas de modo a diminuir os custos de transação e agência.