Mestrado Profissional em Administração
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Dissertação Determinantes de desempenho de aquisições internacionais por firmas de mercados emergentes: evidências das empresas brasileiras(2012) Silva, Paula Godinho Pereira DaCada vez mais, as corporações brasileiras possuem unidades no exterior, em vez de só exportarem. Com a ascensão mundial dos países chamados de BRICS e a estabilidade econômica brasileira, o número de aquisições internacionais feitas por empresas brasileiras cresceu muito nos últimos anos, na tentativa de ganhar competitividade. Este estudo inovou ao tentar identificar os determinantes do desempenho de internacionalização via aquisição, ao verificar se os determinantes mais encontrados na literatura acadêmica para internacionalização também são válidos para o caso brasileiro, utilizando como desempenho a criação ou destruição de valor via retornos anormais. As teorias de negócios relacionados, aquisição motivada por gerencialismo se mostraram em linha com a literatura acadêmica. Já as teorias de aprendizagem anterior em aquisição e distâncias geográficas, culturais e econômicas não mostraram ter significância neste estudo.Dissertação A influência do board interlock no desempenho das fusões e aquisições no Brasil(2013) Fores, Thiago PereiraO aumento do número de fusões e aquisições ocorridas no Brasil desde a década de 1990 sugere que a prática de compra entre as firmas se tornou uma importante opção estratégica para as empresas que operam nesse mercado. Todavia, nem sempre essa opção estratégica é fonte de criação de valor. O presente estudo investiga se o desempenho das aquisições é diferenciado quando envolve empresas adquirentes que possuem profissionais em seus conselhos de administração e que também participam de conselhos em outras empresas (fenômeno conhecido como board interlock). A pesquisa contempla 103 eventos de F&A de empresas adquirentes listadas na BOVESPA ocorridos no Brasil entre janeiro de 2010 e dezembro de 2012. Como o conselho de administração tem o propósito de garantir o alinhamento entre os interesses dos gestores e dos acionistas e a presença de interlock pode propiciar um maior fluxo de informações e troca de experiências na tomada de decisão, esperava-se que a presença do interlock melhorasse o desempenho da aquisição. No entanto, os resultados encontrados não constataram influência significante do board interlock no desempenho das aquisições, nem mesmo quando o interlock ocorria por meio de conselheiros independentes. Palavras-Dissertação Aquisições horizontais e efeito no desempenho das empresas adquiridas: o caso das instituições de ensino superior privadas no Brasil(2014) Setter Filho, José GeraldoAquisições horizontais, caso particular no universo das fusões e aquisições de empresas, podem levar a ganhos de escala, pela transferência de recursos entre as organizações envolvidas, inclusive pela transmissão bilateral de competências e melhores práticas. Logo, tais aquisições podem propiciar a criação de vantagem competitiva sustentável para as empresas envolvidas. O setor de educação superior privada brasileiro vem passando por um ciclo de consolidação nos últimos dez anos, através de aquisições horizontais sucessivas, em parte empreendidas por empresas listadas em bolsa no país. Este trabalho se propôs a estudar o fenômeno de aquisições em série, de instituições de ensino superior (IES) no Brasil, por empresas de capital aberto, e seu impacto nos resultados obtidos pelos alunos dos cursos de escolas adquiridas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Para utilizar-se um modelo de regressão linear múltipla, com o emprego da técnica de diferenças-em-diferenças para dados em séries temporais, foi construída uma base amostral de 251 exemplos de IES / cursos adquiridos, procurando mostrar o efeito da variável tempo pós-aquisição no desempenho dos alunos. As informações tiveram origem em dados públicos das empresas listadas, bem como em dados consolidados das escolas adquiridas divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação (MEC). Como resultado, obteve-se confirmação da hipótese inicial, ainda que de forma tênue e para períodos a partir de 48 meses pós-aquisições. Por outro lado, teste de hipótese alternativa, que revelaria o efeito de decisões de corte de custos pelas empresas adquirentes, com prejuízo ao bem-estar / desempenho dos alunos, não encontrou respaldo estatisticamente significativo.