Mestrado Profissional em Administração
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Dissertação Efeitos do poder de mercado, do grau de semelhança entre negócios e da distância econômica no desempenho das aquisições internacionais realizadas por empresas brasileiras(2013) Fontes, Fabrini de CarvalhoA internacionalização de empresas é um fenômeno de grande importância no mundo corporativo. Em um movimento mais recente, os investimentos estrangeiros diretos (IED), com destaque das fusões e aquisições (F&A), com origem em países emergentes têm representado uma parcela importante dos investimentos globais. Diante dessa nova configuração dos IED, o presente trabalho busca analisar se fatores como o poder de mercado da empresa adquirente em seu país de origem, o “relatedness” entre negócios e a distância econômica entre os países influenciam o desempenho das F&A internacionais realizadas por empresas brasileiras. Utilizando-se como “proxy” para o desempenho o retorno anormal acumulado (“Cumulative Abnormal Return” – CAR) de curto prazo, em uma janela de três dias anteriores e três dias posteriores ao anúncio da transação, identificou-se a existência de um efeito moderador da distância econômica na relação entre “relatedness” e desempenho da F&A internacional, além de corroborar com resultados de pesquisas anteriores sobre a influência positiva do “relatedness” também para adquirentes de países emergentes. Não houve identificação da relevância do poder de mercado sobre o desempenho.Dissertação Rebanho bovino de corte no Brasil: Uma análise empírica de poder de mercado(2009) Goloni, Lucille AssadEsta dissertação analisou a cadeia de carne bovina no Brasil com a finalidade de identificar a existência de poder de mercado entre produtores rurais e frigoríficos no país. A motivação para se fazer esse estudo vem de um cenário de consolidação, mudança e crescente desconfiança, entre essas partes. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi dividido em uma parte teórica e uma empírica. A parte teórica aborda conceitos de custos de transação e assimetria de informação e como esses custos podem determinar a criação de poder de mercado em um setor. Além disso, é feita a caracterização do setor de carne bovina no Brasil e como foi sua evolução desde a década de 80 até hoje. A parte empírica, para definir se há ou não poder de mercado, foi feita utilizando-se da técnica desenvolvida por Bresnahan e Lau (1982), chamada Nova Organização Industrial Empírica (NEIO) e adaptada para oligopsônios por Perekhozhuk et. al (2009). Os dados utilizados referem-se ao estado de São Paulo e para ele foi calculado um parâmetro de conduta que mede o grau de poder de mercado.Os resultados apontam a existência de poder de mercado por parte dos frigoríficos em relação aos produtores no estado de São Paulo.