Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impacto da política monetária e fiscal em um estado de calamidade pública: um modelo DSGE
    (2020) Aued, Felipe Munir
    Em fun¸c˜ao `a r´apida dissemina¸c˜ao pelo mundo do v´ırus Covid-19, governos introduziram dr´asticas medidas de sa´ude p´ublica, como o isolamento e decreto de estado de calamidade p´ublica. Como substrato deste novo cen´ario, observou-se um comprometimento severo do fluxo de pessoas e mercadorias, uma redu¸c˜ao do consumo e, especialmente, uma crise de liquidez sem prescedentes. O objetivo deste estudo ´e avaliar o impacto das principais medidas iniciais de pol´ıtica monet´aria e fiscal anunciadas no Brasil no comportamento da economia dentro do arcabou¸co de um modelo de equil´ıbrio geral dinˆamico estoc´astico (DSGE) com fric¸c˜oes financeiras. Neste modelo, bancos com poder monopol´ıstico provˆem tanto dep´ositos quanto empr´estimos para firmas e indiv´ıduos heterogˆeneos. Ainda, o spread cobrado pelo banco depende dos seus requerimentos de capital e custos de ajuste dos pre¸cos. O modelo aqui apresentado foi proposto por Gerali et al. (2010), que analisa o papel da oferta de cr´edito nas flutua¸c˜oes do ciclo econˆomico para a Zona do Euro
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Operação Carne Fraca: uma análise dos principais impactos econômicos e comerciais
    (2019) Moreno, Juan César
    No dia 17 de março de 2017 foi dado início à maior operação investigação sanitária da história do Brasil. A Operação Carne Fraca trouxe à tona que as maiores empresas do setor de carne do país não estavam tomando os devidos cuidados de higiene no preparo de alimentos que a população brasileira coloca todos os dias na mesa, acreditando estar consumindo um produto com a qualidade divulgada nas propagandas. Esse trabalho tem como objetivo analisar as consequências econômicas e comerciais da deflagração da Operação Carne Fraca no mercado brasileiro e mundial, como efeitos no preço médio, quantidade exportada, receita de exportação, balança comercial, principais parceiros comerciais, entre outras variáveis. Para isso, esse estudo tenta entender aspectos gerais do mercado de carnes no Brasil, além de buscar compreender possíveis causas da precariedade sanitária que era comum aos maiores produtores do setor, como entidades reguladoras e fiscalização.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Qual a relação entre o Brasil e o Mercosul e a importância dos acordos comerciais para o país
    (2019) Pignata, Gustavo Marques da Silva
    Após a eleição do atual Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, seu Ministro da Economia, Paulo Guedes, fez algumas declarações sinalizando a intenção de uma maior abertura comercial e também de rever a relação do país com o Mercosul. Primeiramente, o presente estudo pretende mostrar a relevância do comércio e do bloco econômico para o Brasil. Após isso, a intenção é quantificar a mudança no bem estar causada por uma possível alteração na política de tarifação. O objetivo é tentar entender quais devem ser os próximos passos tomados pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, no que tange a acordos bilaterais, política do bloco econômico e participação brasileira no Mercosul.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto no emprego brasileiro com o aumento da participação da China no comércio
    (2019) Uchoa, Giullia Gallego
    O trabalho tem como objetivo quantificar o impacto da expansao da China no emprego bra- ˜ sileiro, dado o aumento das exportac¸oes brasileiras para o resto do mundo e das importac¸ ˜ oes ˜ chinesas do Brasil. Para isso, sera utilizada a matriz Insumo Produto de Timmer ´ et al. (2015), que possui 45 pa´ıses e 56 setores, entre os anos de 2000 ate 2014. ´ A partir da metodologia, baseada no trabalho de Feenstra e Sasahara (2017), encontra-se, por um lado, que o Brasil teve um ganho de 5 milhoes de empregos em todos os setores, dada a ˜ expansao das exportac¸ ˜ oes, no qual grande parte ocorreu por conta do ganho de emprego no ˜ setor de recursos, que representou um aumento de 2,84 milhoes de empregos. Por outro lado, ˜ dado o aumento das importac¸oes chinesas, encontra-se uma perda de 1,36 milh ˜ ao de empregos. ˜ Totalizando um ganho de 3,75 milhoes de empregos em todos os setores brasileiros, dado o ˜ aumento da participac¸ao chinesa no com ˜ ercio.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Repasse cambial no Brasil: diferentes choques cambiais e diferentes manifestações
    (2019) Simon, Pedro Vitale
    Compreender corretamente como as flutuações cambiais impactam na inflação é um dos grandes desafios para os formuladores de políticas monetárias. Por essas razões, ao invés de considerar as movimentações na taxa de câmbio como exógenas, como grande parte da literatura brasileira aponta, esse trabalho procura identificar os diferentes choques responsáveis pelas flutuações na taxa de câmbio e como se manifesta o fenômeno conhecido como repasse cambial em função do choque que originou o movimento cambial. Esse estudo utiliza a metodologia desenvolvida por Forbes, Hjortsoe e Nenova (2018) que se apoia no uso Vetor Auto Regressivo Estrutural para uma pequena economia aberta e se aplica para o Brasil entre os anos de 1999-2017. Os resultados desse estudo sugerem que tanto os preços dos importados quanto os preços aos consumidores se comportam de maneiras diferentes. Isto se dá em função do choque que causou a variação cambial. Ainda procura-se uma comparação entre a decomposição do repasse cambial no México para o mesmo período com os resultados obtidos por Forbes, Hjortsoe e Nenova (2018) para o Reino Unido no período de 1993-2015.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um estudo do protecionismo no Brasil desde a crise de 2008
    (2015) Valverde, Marcela Ramalho
    Desde a crise financeira de 2008, originada nos Estados Unidos e, rapidamente, transmitida as outras economias do mundo, observou-se uma crescente prática de medidas protecionistas ao redor do globo. Tais medidas econômicas caracterizam-se por beneficiar as atividades domésticas em detrimento do livre comércio. O objetivo deste trabalho é estudar o protecionismo no universo brasileiro, a partir do ano de 2008, por duas frentes distintas. Primeiramente, as medidas econômicas adotadas pelo Brasil e seus reflexos em outros países e nos setores nacionais. Segundo, entender as práticas protecionistas impostas por outros países e seus impactos sobre a economia doméstica e os setores brasileiros. Posteriormente, buscar uma analogia entre os setores passivos a medidas protecionistas e as exportações brasileiras.