Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A visão dos clássicos do pensamento social brasileiro acerca de nosso desenvolvimento social e institucional
    (2016) Miranda, Pedro Augusto Cardoso
    O presente estudo visa analisar e responder de acordo com os clássicos do pensamento social brasileiro, a hipótese de que o Brasil não teria instituições ditas inclusivas, ou seja, capazes de fazer com que a riqueza fosse disseminada de maneira simétrica ao longo de todas as classes da hierarquia social. Para tanto, o trabalho se divide em três capítulos onde o primeiro se dedica a uma revisão bibliográfica de três obras que se mostram condizentes com a discussão do tema, sendo elas respectivamente, “Casa-grande & Senzala” de Gilberto Freyre, “Formação do Brasil Contemporâneo” de Caio Prado Júnior e “Raízes do Brasil” de Sérgio Buarque de Holanda. Não se tratando de uma discussão profunda dos temas, mas mostrando o que são os livros - sua estrutura, principais temas tratados e como foram apresentados, os esforços se concentram em tentar ilustrar traços psicossociais da cultura brasileira, ou seja, hábitos e costumes advindos de nossa colonização que impactam diretamente ou indiretamente o perfil daqueles que há tempos são responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do complexo institucional brasileiro. O segundo capítulo explica sob o olhar crítico de Douglass North, e do que definiu como a nova economia institucional, o que seria em essência uma matriz institucional eficiente. Complementa-se a discussão com os conceitos de instituições inclusivas e extrativas apresentados por Acemoglu e Robinson, onde se elencam elementos, normas e peculiaridades de tais instituições e de suas combinações, que podem ou não direcionar a economia ao crescimento econômico. Mais que isso, ao apresentar o que Douglass North definiu como right institutions, garante-se a viabilidade de estudar a influência do passado sob as instituições de hoje. Na forma de um apanhado geral que resume e conclui o trabalho, o terceiro capítulo elenca as principais instituições do Brasil Colônia, mostrando como nasceram e se adaptaram ao longo do tempo a fim de atender a interesses sempre particulares. Busca-se justificar perfil de instituições presentes na matriz institucional da época, com base nos traços de personalidade contidos nos agentes da esfera política. Feito isso, fica claro que essas instituições iam na direção oposta do que seria economicamente desejável, ou seja, compor a matriz com instituições políticas inclusivas e econômicas não extrativas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Alan Greenspan, economista brilhante ou manipulador de mercados?
    (2015) Ortega, Thomas Andrew
    Este trabalho analisará qual a influencia do mercado financeiro moderno na economia real e se as politicas econômicas, principalmente as monetárias de Alan Greenspan (presidente do Federal Reserve de 1987 a 2006), resultaram no melhor desempenho da economia norte americana ou se favoreceram apenas o sistema financeiro e seus participantes. Para apoiar a analise, um estudo prévio das mudanças estruturais da economia e da politica da época será feita, incluindo o fim do padrão ouro de 1971 e o choque de Volcker de 1979 para contextualizar o ambiente que ultimamente permitiu que Greenspan transformasse o funcionamento e o processo de tomada de risco do sistema financeiro. A metodologia consistirá em uma analise qualitativa e histórica de eventos e contextos econômicos e políticos do período agregado à de variáveis econômicas e dados financeiros relevantes para explicar ou relacionar as decisões de politica monetária de Alan Greenspan com seu efeito sobre mercados de capitais e na economia real. Espera-se encontrar evidencias ou indícios de que, enquanto não existe um mandato oficial do Federal Reserve, existe uma agenda relativamente explicita (criada por Greenspan) de preocupação com valores de ativos financeiros, muitas vezes em detrimento da formação de uma estrutura econômica sustentável de longo prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo da viabilidade econômica do calendário proposto pelo bom senso FC para a série A do campeonato brasileiro
    (2015) Freitas, Pedro Henrique de Oliveira
    O seguinte estudo tem por objetivo analisar se o calendário proposto pelo Bom Senso FC é viável economicamente para os clubes da Série A do futebol brasileiro. Foram cruzados dados que explicam as receitas e despesas atuais dos clubes, buscando prever como as mesmas se comportariam na presença do calendário hipotético. Para fundamentar a análise, utilizou-se o racional microeconômico do indivíduo racional que aloca tempo entre lazer e trabalho.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Industrialização tardia: os processos desenvolvimentistas de Brasil e Coreia do Sul (1945-1986)
    (2015) Pereira, Lívia Fernandez
    O objetivo deste trabalho é entender e, em certa medida, comparar, as primeiras décadas do processo de industrialização do Brasil e da Coreia do Sul, com foco no papel das políticas governamentais – em especial as de substituição de importação e de incentivo às exportações – nos mesmos. Foram estudadas as estratégias desenvolvimentistas de cada um dos países desde 1945 até meados da década de 1980, formando um retrato da estruturação de seus processos de desenvolvimento econômico e industrial, além de político. Apesar de os dois países terem-se valido de políticas de substituição de importação, a Coreia rapidamente passou a promover as exportações, enquanto o Brasil demorou mais para fazê-lo e mesmo assim seguiu protegendo a indústria demasiadamente. É imprescindível mencionar que não só as estratégias focadas em importações ou exportações foram determinantes no sucesso industrial desses países, mas também outros fatores políticos, sociais e históricos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A crise da dívida da Grécia e o contexto político-macroeconômico
    (2015) Papadimitriou, Alexandros Petridis
    Considerada a pior crise dentre os países da União Europeia, a crise da dívida pública da Grécia teve início publicamente em 23 de abril de 2010, quando o governo grego anunciou uma dívida de mais de 200 bilhões de euros. O crescente aumento de dívidas do país com seu alto índice de endividamento por PIB refletem diversos problemas internos e externos que o país tem de lidar, com os gastos excessivos para a realização das Olimpíadas e seu mau funcionamento público junto com as questões políticas entrelaçadas com as da zona do euro. Este trabalho tem como objetivo analisar os principais fatores que levaram a Grécia a entrar nessa crise em virtude do seu funcionamento e das condições que foram surgindo. Para entrar na zona do euro, o país teve que ceder parte de sua autonomia sobre a produção e sobre a política monetária, em troca de outros benefícios, porém, junto com seu problema de evasão fiscal mais a falta de responsabilidade do governo em manter suas contas superavitárias, levaram a economia para uma recessão. A análise, então, se baseia em observar o cenário econômico que a Grécia se situa e quais medidas do governo foram feitas para chegar nessa situação. No mais, observar as consequências da crise e a mudança do foco político-econômico do país.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O novo sindicalismo brasileiro: ideologia, atuação e mudanças de paradigma sindical (1980-2002)
    (2014) Gentile, Barbara Lunardelli
    O objetivo do estudo é mostrar como questões sociais ocorridas, principalmente, entre as décadas de 1980 e 2000 fizeram com que o novo sindicalismo se aproximasse do movimento capitalista, compreendendo que este seria inevitável ao processo evolutivo do Brasil. Sendo assim, o trabalho mostra como o novo sindicalismo se afastou de seus ideais de origem e apoiou ideias mais liberais como novos modos de produção, de distribuição de renda e de geração de lucro. Para se construir esta análise ex-post facto, primeiramente, explica-se o que é o novo sindicalismo, quando este surgiu e qual a importância da Central Única dos Trabalhadores (CUT) neste novo molde sindical. O estudo é embasado em cima de fatos históricos ocorridos, a exemplo da reestruturação produtiva, da implementação da lei que determinou a participação de funcionários em lucros e resultados (PLR) de empresas, das mudanças acercas do dia do trabalho e dos fundos dos trabalhadores, a cooptação entre Estado e sindicatos e, finalmente, das resoluções instauradas pela classe metalúrgica frente às Câmaras Setoriais. Como plano de fundo, faz-se uma narrativa que descreve a trajetória do sindicalismo brasileiro desde suas origens até o ano de 2013. Além disso, embasa-se em pesquisas bibliográficas, via trechos de livros e de fontes sindicais político-partidárias, como discursos da CUT e citações de historiadores. Por este ser um trabalho de cunho teórico e subjetivo, faz-se uso de pesquisas explicativas, identificando os fatores que determinaram e contribuíram para esta mudança política e ideológica sindical, e, secundariamente, faz-se também o uso de pesquisas descritivas, via dados e informações numéricas já coletadas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Desenvolvimento econômico e convergência condicional: um estudo sobre a américa latina
    (2014) Santos, Henrique Fernandes Menezes
    O objetivo deste estudo é analisar o comportamento do desenvolvimento econômico e a verificação da ocorrência ou não de convergência condicional entre os países latino-americanos ao longo do período de 1990 a 2013. Para que fique clara a perspectiva de analise deste estudo, primeiramente é descrito a metodologia a ser utilizada, que é fundamentada a princípio no modelo apresentado primeiramente por Robert Solow, em 1956. Em seguida, são apresentados estudos complementares à análise de Solow e instrumentos matemáticos que possibilitem o estudo acerca da teoria de convergência, cuja aplicação, relevância e desenvolvimento são explicados no mesmo capítulo. Ao término da apresentação metodológica, o período dos países latino-americanos entre 1990 e 2013 é contextualizado para tornar clara sua relevância para estudo do desenvolvimento econômico e convergência apresentados por estas economias. Além disso, busca-se esclarecer a aplicabilidade das metodologias propostas. Ao ter apresentado a metodologia aplicada e o contexto dos países da região que compõe a amostra, este estudo desenvolve uma regressão por mínimos quadrados ordinários para que sejam analisados os resultados obtidos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O contexto das privatizações das companhias elétricas no governo FHC (1995-2002) e os impactos causados pela reestruturação
    (2014) Pollo, Guilherme Mori Muniz
    O setor de energia elétrica no Brasil, desde que foi implantado o primeiro serviço público de iluminação elétrica em 1883, passou por mudanças. Primeiramente havia a predominância de empresas estrangeiras no setor, que posteriormente passou ao controle estatal, porém durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), algumas empresas foram privatizadas, sob a justificativa de estarem deficitárias e com níveis inadequados de investimentos. As desestatizações iriam contribuir para a diminuição do déficit nas contas públicas que havia na época. O presente estudo possui como finalidade contextualizar as privatizações e evidenciar as mudanças causadas pela reestruturação do setor.