Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 12
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um estudo sobre credibilidade do BCB e taxa de juros
    (2018) Torres, André Fialho
    Esta monografia se propõe a analisar empiricamente a relação entre a credibilidade da autoridade monetária e a administração da taxa de juros no Brasil depois da introdução do regime de metas inflacionárias. Seis índices de mensuração de credibilidade são utilizados. Três baseados em linearidade das expectativas inflacionárias: Sicsú (2002), Mendonça (2004) e Cecchetti e Krause (2002). Um baseado na reputação da autoridade monetária: Mendonça e Souza (2009). Dois baseados em expectativas côncavas e convexas apresentados por Dogan e Bozdemir (2014). A relação entre credibilidade e taxa de juros para a política monetária é verificada sob três perspectivas: a meta Selic estabelecida pelo Banco Central do Brasil, o swap pré DI longo (1 ano) e a volatilidade da Selic. Os resultados obtidos confirmam a hipótese de que uma credibilidade mais elevada exige menores variações nas taxas de juros para o controle da inflação, bem como conduz a taxa de juros a um menor patamar para o caso brasileiro depois da introdução do regime de metas de inflação. Dentre os índices estudados, o que melhor explica a relação entre credibilidade e patamares das taxas de juros é o índice ICs, enquanto o ICms é o que tem melhor poder explicativo para analisar a relação com a volatilidade da Selic.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Fatores determinantes do influxo de capitais para países emergentes: a influência de fatores idiossincráticos na atratividade do Brasil
    (2017) Pregnolato, Gabriela Sucar
    O presente estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: Quais fatores específicos do Brasil explicam a entrada de investimentos externos, sejam eles de curto ou de longo prazo? Como contribuição, este questionamento visa mensurar o impacto de variáveis endógenas e exógenas à atratividade do Brasil ao capital estrangeiro. Ainda, o estudo busca distinguir os efeitos nos investimentos de curto e de longo prazo, uma vez que são feitos com diferentes objetivos e sofrem interferência de variáveis distintas. No que diz respeito ao horizonte de curto prazo, analisou-se os ingressos de capital destinado a Investimentos em Carteira, como proxy para o influxo de capitais. Por outro lado, como representante dos investimentos de longo prazo, utilizou-se o IDE, Investimento Direto Externo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Brasil e o grau especulativo (2015-2016)
    (2016) Pimentel, Silvia Augusta de Andrade e Silva
    O objetivo desse estudo é analisar as causas e as consequências de mudanças no rating soberano no Brasil e seu reflexo no mercado. O enfoque deste trabalho será o impacto um downgrading, ou seja, uma revisão de rating soberano negativo, gerando um aumento na percepção de risco. Mais precisamente, na passagem de um grau de investimento para um grau especulativo. Os dados analisados serão feitos com base no cenário brasileiro atual que refletiram no rebaixamento da classificação dada ao rating soberano do país para grau especulativo pela Standard & Poor’s em setembro de 2015, pela Fitch em dezembro de 2015 e pela Moody`s em Fevereiro.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da política econômica nos governos Collor e FHC
    (2015) Schleyer, Thomas Edgar de Luca
    Pretende-se identificar e analisar as políticas econômicas em um período muito dinâmico, no qual ocorreram diversas movimentações no cenário internacional. Para sustentar a análise proposta serão utilizadas diversas variáveis macroeconômicas, tais como: taxa de juros, quantidade de moeda, taxa de câmbio, gastos do governo, superávits em conta corrente e primário, entre outros. Ainda se busca averiguar se as propostas de cada presidente eleito foram, de fato, cumpridas e, se não, entender o porquê. Tal tema se mostra motivador pelo seu amplo espectro de análise. É necessário compreender os aspectos econômicos, políticos e sociais de cada período, e conciliá-los em uma análise a partir de mais de uma perspectiva.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Comportamento do Banco Central e inércia da inflação no Brasil
    (2015) Rathsam, Paula Mendes Caldeira
    Este estudo tem por objetivo modelar a função de reação do Banco Central do Brasil sob o regime de metas de inflação adotado pelo Brasil, de 2010 a 2014. A análise é baseada em uma breve revisão da literatura sobre modelos de comportamento do Banco Central sob regimes de metas de inflação e seu impacto acerca de inércia da inflação, seguido do estudo do contexto histórico do período, em uma tentativa de aplicar as regras em discussão. Por último, o trabalho visa estabelecer uma função estatística ao comportamento do Banco Central do Brasil, utilizando técnicas da teoria dos jogos para estabelecer a função de reação mais adequada para o caso brasileiro e, posteriormente, estimando a regra escolhida através do método econométrico de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO).
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A evolução do setor externo no governo do PT
    (2015) Lourençon, Júlia Cristina
    O objetivo central do presente trabalho é estudar a evolução do setor externo brasileiro durante o governo do Partido dos Trabalhadores no período que engloba 2003 até 2014 inclusive. A proposta em questão implicará na análise detalhada do setor externo de ambos mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro mandato de Dilma Roussef, assim como o contexto internacional da mesma época. Logo, esse estudo, além de atual é relevante para estudar se de fato a inserção externa brasileira é dependente do mercado internacional e caracterizada por uma fragilidade estrutural. Além disso, este estudo é relevante para entender a evolução do setor externo brasileiro e observar os possíveis pontos de melhoria.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os determinantes na concessão do crédito bancário na crise do subprime
    (2009) Nahas Junior, Jean Arosti
    Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da crise financeira que se iniciou no mercado imobiliário americano com a modalidade de empréstimos subprime e fazer uma análise de quais fatores foram mais importantes na determinação da concessão de crédito por parte dos bancos. Será feita uma análise da bibliografia existente à respeito do assunto, além de se fazer uma análise do funcionamento do mercado subprime e do mecanismo de securitização das hipotecas , para explicar como se desdobrou a crise a partir deste mercado. Na parte empírica, se estimará um modelo para cada um dos dois maiores bancos americanos, Bank of America e Citibank, onde se buscará entender as mudanças no volume das operações de crédito, utilizando como variáveis dependentes o percentual da provisão para devedores duvidosos sobre o volume total das operações para cada um dos bancos, bem como o TED Spread. A base de dados é dividida em observações trimestrais para o período de 2003 a 2008. Conclui-se que o fator referente aos bancos foi extremamente importante para determinar as alterações no volume de crédito, mas o TED Spread não pode ser considerado como um fator determinante.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estimativa da curva de Phillips para a economia brasileira
    (2014) Leal, Guilherme Strifezzi
    O presente trabalho realiza estimativas da Curva de Phillips Novo Keynesiana para o Brasil, tendo como objetivo analisar a dinâmica inflacionária no país após a instauração do regime de metas de inflação. Além de realizar uma análise econômica dos coeficientes estimados, o estudo em questão visa detectar até que ponto o modelo teórico é adequado para explicar a dinâmica de inflação brasileira. Para tanto, faz-se necessário testar qual método de estimação e qual conjunto de proxies se ajustam de melhor maneira aos dados. A estimação é feita por meio do método de Espaço de Estados, fazendo uso do Filtro de Kalman para capturar possíveis variações nos parâmetros ao longo do tempo. São estimados três modelos, cada um com uma medida diferente para capturar o efeito do ciclo econômico sobre a dinâmica inflacionária. Dentre os resultados obtidos tem-se que a relação entre medidas de hiato e inflação mostrou-se significante para todos os modelos, e não há evidências para rejeitar as hipóteses de que os parâmetros são constantes no período analisado e que há a neutralidade da moeda no longo prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da recente eleição sobre as ações de empresas com preço represado
    (2015) Heilberg, Patrícia
    Este trabalho visa à compreensão dos elementos especulativos de períodos eleitorais, especificamente durante o ano de eleições brasileiras de 2014, e suas repercussões para o sistema financeiro, exemplificado na presente monografia através do elemento de preços administrados, utilizando análise correlativa.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A contribuição dos grandes economistas brasileiros para a compreensão da década de oitenta ou década perdida
    (2011) Rodrigues, Obede
    Este trabalho faz um estudo do período de 1980 – 1989 da economia brasileira privilegiando temas relacionados aos principais fatores causadores e mantenedores da alta inflação. Para tanto, serão analisados alguns dos principais economistas e historiadores do período tratado, dando ênfase às abordagens de Bresser-Pereira e Persio Arida. Assim, a partir de uma revisão literária desses autores, as principais variáveis econômicas e políticas causadoras da inflação do período serão compreendidas.