Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso A relação entre a educação e a desigualdade dos países(2008) Camargo, Pedro Cavalcanti deEsta monografia procura analisar o impacto da educação sobre a desigualdade de renda de diversos países. Utilizando os dados obtidos relativos à educação e a desigualdade de 39 países nos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, utilizou-se modelos econométricos de painel para observar o impacto da educação sobre o índice Gini. Os resultados alcançados sugerem que melhorias educacionais tendem a reduzir a concentração de renda.Trabalho de Conclusão de Curso Testando o impacto da liberalização comercial no Brasil sobre o salário e emprego relativo de acordo com a qualificação(2008) Gonsalez, Conrado LimaEste trabalho de monografia tem como objetivo testar o impacto que as reformas liberalizantes da década de 90 tiveram sobre o mercado de trabalho. Foram utilizados dados do IBGE da Pesquisa Industrial Anual (PIA) de 1988 a 1998, que corresponde ao período de maiores mudança nas estratégias de políticas comerciais. Os resultados obtidos mostram que houve um aumento da demanda por trabalhadores mais qualificados, aqueles que não estão ligados diretamente com a produção, relativamente ao restante. Em contrapartida os trabalhadores menos qualificados passaram a ganhar salários mais altos comparativamente com os mais qualificados.Trabalho de Conclusão de Curso Os determinantes do tempo de financiamento do crédito estudantil(2009) Torri, Fernanda Mayra RodriguesEste trabalho tem como objetivo analisar o tempo de financiamento de alunos que tomam o crédito educativo como solução alternativa para sua graduação acadêmica. Para tanto será analisado quais os determinantes do tempo de duração do financiamento. Muito mais que apenas determinar a duração do financiamento é necessário entender que variáveis influenciam o tempo de duração e a decisão do aluno de permanecer no crédito ou não. Variáveis como a renda mensal do aluno e o tempo esperado até sua formatura são cruciais para possamos fazer inferências sobre o tempo de financiamento. Este trabalho utiliza uma base de dados de uma empresa especializada em ofertar crédito para alunos interessados no programa de financiamento. Para a análise empírica será utilizado o método de sobrevivência, que possui como variável dependente o tempo T. Os resultados mostram que o tempo esperado até a formatura, a renda do garantidor e a renda do aluno são determinantes importantes da duração do financiamento.Trabalho de Conclusão de Curso Modelagem e estimação dos impactos da variação da qualidade educacional sobre o crescimento econômico(2008) Bianchini, Marcelo Glina LeviO objetivo dessa monografia é modelar e estimar o impacto da variação da qualidade da educação em vários países sobre o seu crescimento econômico. Para isto, utilizamos dados das avaliações internacionais do PISA, disponíveis nos anos de 2000, 2003 e 2006, para os países que a realizaram. De acordo com os modelos estimados, percebe-se que a qualidade educacional (e sua respectiva variação) é um importante determinante tanto para o PIB per capita em nível quanto para o crescimento econômico.Trabalho de Conclusão de Curso Ranqueamento das escolas municipais baseados nas proficiências dos seus alunos(2008) Koyama, André HaruhikoEste trabalho tem como objetivo examinar os problemas associados à questão do ranqueamento de escolas. Fazemos uso dos dados do SARESP 2007 para realizarmos o ranqueamento das escolas municipais da cidade de São Paulo. Observamos que o ranking se altera de modo significativo quando levamos em conta o background familiar. Os resultados sugerem também que há uma grande dificuldade em se construir rankings, pois existe uma grande volatilidade no background familiar dos alunos dentro de uma mesma escola.Trabalho de Conclusão de Curso Pré-escola e background familiar, complementos ou substitutos?(2009) Friese, NinaEste estudo tem como objetivo analisar o sistema educacional brasileiro com foco nos diferentes impactos que a freqüência dos alunos à pré-escola tem sobre a proficiência das crianças, quando esses alunos são separados de acordo com a escolaridade das mães e o tipo de escola que freqüentaram (pública ou privada). Para tal, são utilizados dados do SAEB de 2003 e da PPV de 1997. Depois de análise descritiva dos dados, mostra-se que existem profundas diferenças regionais no sistema educacional no Brasil e percebe-se relação positiva entre o aumento da escolaridade da mãe e a freqüência de crianças nos primeiros estágios de educação (pré-escola e maternal). Após o estudo econométrico, destaca-se que a freqüência à pré-escola é uma variável que vai perdendo impacto positivo sobre a proficiência à medida que o aluno evolui nos ciclos escolares. Além disto, o impacto da pré-escola sobre a proficiência é maior para alunos que são filhos de mães mais educadas. Por fim, o impacto tende a ser maior para os alunos que estudam em escolas privadas.Trabalho de Conclusão de Curso A comunidade e o desempenho escolar na cidade de São Paulo(2009) Tartuci, Marisa SaitoEsse trabalho tem como objetivo analisar o papel da comunidade na qualidade do ensino das escolas municipais de São Paulo no ano de 2007 e verificar em que medida fatores externos à escola afetam o aprendizado dos alunos. O trabalho levará em conta os resultados obtidos na literatura sobre as variáveis pessoais relevantes para a qualidade do ensino das escolas e adicionará duas novas variáveis ao modelo (escolaridade média do chefe de família e renda média do chefe de família) para captar o efeito da segregação dos alunos no desempenho escolar.Trabalho de Conclusão de Curso Estimando sistemas de demanda no mercado farmacêutico(2009) Cunha, Leonardo Camillo daO objetivo deste trabalho será estimar as elasticidades-preço e elasticidade-renda da demanda de diversos medicamentos usando um banco de dados original de uma firma do setor farmacêutico.Trabalho de Conclusão de Curso O papel da formação do professor e do diretor no aprendizado dos alunos: uma análise com dados do SARESP(2009) Moraes, André Guerra Esteves deO objetivo deste artigo é, primeiramente, explicar a relação do grau de instrução dos docentes (ter especialização, mestrado ou doutorado) com a escolaridade de seus pais e, na sequência, examinar o impacto que o grau de instrução dos docentes pode exercer sobre as notas dos alunos da 8ª série do ensino fundamental. O modelo proposto será um MQO dois estágios, com o primeiro estágio enfatizado no educador e o segundo estágio sendo uma função de produção escolar, com a nota dos testes de proficiência matemática do SARESP 2008 como variável dependente. Verifica-se que diretores e professores de maior escolaridade têm familiares com maior instrução (única exceção ocorre para o pai do diretor); além de que, ter educadores com no mínimo uma especialização se mostrou positivo e significativo para gerar maior qualidade de educação. Os resultados apontam a possibilidade de maior investimento em programas de educação continuada dos docentes.