O papel da formação do professor e do diretor no aprendizado dos alunos: uma análise com dados do SARESP

Carregando...
Imagem de Miniatura
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2009
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo deste artigo é, primeiramente, explicar a relação do grau de instrução dos docentes (ter especialização, mestrado ou doutorado) com a escolaridade de seus pais e, na sequência, examinar o impacto que o grau de instrução dos docentes pode exercer sobre as notas dos alunos da 8ª série do ensino fundamental. O modelo proposto será um MQO dois estágios, com o primeiro estágio enfatizado no educador e o segundo estágio sendo uma função de produção escolar, com a nota dos testes de proficiência matemática do SARESP 2008 como variável dependente. Verifica-se que diretores e professores de maior escolaridade têm familiares com maior instrução (única exceção ocorre para o pai do diretor); além de que, ter educadores com no mínimo uma especialização se mostrou positivo e significativo para gerar maior qualidade de educação. Os resultados apontam a possibilidade de maior investimento em programas de educação continuada dos docentes.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Andrade, Eduardo de Carvalho
Gomes, Fabio Augusto Reis
Área do Conhecimento CNPQ
Citação