O papel da formação do professor e do diretor no aprendizado dos alunos: uma análise com dados do SARESP
Autores
Moraes, André Guerra Esteves de
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2009
Resumo
O objetivo deste artigo é, primeiramente, explicar a relação do grau de instrução dos docentes (ter especialização, mestrado ou doutorado) com a escolaridade de seus pais e, na sequência, examinar o impacto que o grau de instrução dos docentes pode exercer sobre as notas dos alunos da 8ª série do ensino fundamental. O modelo proposto será um MQO dois estágios, com o primeiro estágio enfatizado no educador e o segundo estágio sendo uma função de produção escolar, com a nota dos testes de proficiência matemática do SARESP 2008 como variável dependente. Verifica-se que diretores e professores de maior escolaridade têm familiares com maior instrução (única exceção ocorre para o pai do diretor); além de que, ter educadores com no mínimo uma especialização se mostrou positivo e significativo para gerar maior qualidade de educação. Os resultados apontam a possibilidade de maior investimento em programas de educação continuada dos docentes.
Palavras-chave
Economia da educação; Função de produção escolar; Escolaridade dos educadores; MQO dois estágios
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Andrade, Eduardo de Carvalho
Gomes, Fabio Augusto Reis