Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/640
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O papel da formação do professor e do diretor no aprendizado dos alunos: uma análise com dados do SARESP
Authors: Moraes, André Guerra Esteves de
Examination board: Andrade, Eduardo de Carvalho
Gomes, Fabio Augusto Reis
Advisor: Menezes Filho, Naercio Aquino
Publication Date: 2009
Original Abstract: O objetivo deste artigo é, primeiramente, explicar a relação do grau de instrução dos docentes (ter especialização, mestrado ou doutorado) com a escolaridade de seus pais e, na sequência, examinar o impacto que o grau de instrução dos docentes pode exercer sobre as notas dos alunos da 8ª série do ensino fundamental. O modelo proposto será um MQO dois estágios, com o primeiro estágio enfatizado no educador e o segundo estágio sendo uma função de produção escolar, com a nota dos testes de proficiência matemática do SARESP 2008 como variável dependente. Verifica-se que diretores e professores de maior escolaridade têm familiares com maior instrução (única exceção ocorre para o pai do diretor); além de que, ter educadores com no mínimo uma especialização se mostrou positivo e significativo para gerar maior qualidade de educação. Os resultados apontam a possibilidade de maior investimento em programas de educação continuada dos docentes.
Keywords in original language : Economia da educação
Função de produção escolar
Escolaridade dos educadores
MQO dois estágios
Abstract: The purpose of this article is first to explain the relationship of the degree of education of the teaching staff (have a special training, master or doctoral degrees) with the level of education of their parents and, second, examine the impact that the degree of education of the teaching staff would have on the grades of students attending the 8th grade of primary school. The proposed model will be a two-stage least square, with the first stage focusing on the teacher and the second being a educational production function, with mathematics proficiency test grades from SARESP 2008 being the dependent variable. It can be verified that principals and teachers with higher education have relatives with better education (only exception being the father of the principal); furthermore, having educators with at least one special training is demonstrated to be positive and significant to generate higher quality education. The results point to the possibility of larger investments in continuing educational programs for the teaching body.
Language: Português
Copyright: Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
André Guerra Esteves de Moraes_trabalho.pdfTexto Completo492.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
André Guerra Esteves de Moraes_aluno.pdfIndisponível - Autorização Aluno93.92 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.