Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 41
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os determinantes do desempenho escolar no Paraná.
    (2021) Móres, Vinicius
    Esse trabalho é a primeira parte de um estudo que visa, a partir da realização de exercícios econométricos, analisar o desempenho dos alunos do Paraná na prova de matemática do SAEB 2015, a partir de um conjunto de características dos alunos, diretores, professores e escolas. O desenvolvimento desse trabalho consiste na contextualização do tema, discussão de literatura, estatísticas descritivas, metodologia e resultados econométricos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da progressão continuada na evasão escolar no Ensino Fundamental e Médio
    (2020) Costa, Thiago Gonçalves do Nascimento da
    O objetivo desse artigo é examinar os impactos da progressão continuada na evasão escolar do ensino fundamental e médio. Examinamos tal efeito por três principais lentes. Primeiramente, via um painel com efeitos fixos de escolas, há evidências de que a progressão continuada tem efeito direto na diminuição da evasão escolar no ensino fundamental. Segundo, estimamos efeito da progressão continuada na probabilidade de o aluno continuar estudando e não estar atrasado, via logit ordenado. Os resultados indicam que a probabilidade de alunos continuarem estudando quando passaram pelo regime de progressão continuada é 4% maior do que no regime seriado. Ademais, a presença da progressão continuada aumenta a probabilidade de os alunos chegarem no último do ensino médio. Por fim, via análise por coortes geracionais, encontramos evidências de que a progressão continuada no ensino fundamental leva a uma menor taxa de evasão escolar quando a geração se encontra no ensino médio. Pode-se concluir que a progressão continuada no ensino fundamental é um método eficaz no combate à evasão escolar no ensino fundamental e médio.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Programa Universidade para Todos (Prouni): relação entre desempenho acadêmico, características dos alunos e custo benefício
    (2020) Galvão, Christopher Gomes
    Historicamente, o Brasil se mostrou um país com evidente desigualdade de oportunidades, sendo uma de suas consequências o acesso restrito ao ensino superior às classes com maior poder aquisitivo. Nos últimos anos, porém, a população de baixa renda vem presenciando um cenário mais favorável desde a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), através dasisenções fiscais àsinstituições privadas. Este trabalho tem como objetivo entender os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos alunos do Prouni e analisar o custo-benefício do programa, com base na renúncia fiscal do governo, as notas nas provas do Enade e, com o auxílio da literatura, a influência das notas nos exames de proficiência nos salários futuros dos alunos. Os resultados mostram que os alunos do programa têm um melhor desempenho no Enade, o background familiar e o educacional são determinantes para explicar a nota na prova, e que o Prouni tem uma taxa interna de retorno (TIR) de 2,29%.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeitos heterogêneos da creche e da pré-escola sobre o desempenho escolar
    (2019) Vlavianos, Gabriel Soneghet
    A educação é um dos aspectos mais fundamentais para o bem-estar de uma pessoa ao longo da vida e para a sociedade. Estudos mais recentes apontam que o investimento em estágios mais primários da vida, no âmbito educacional, alimentício e de ambiente social tendem a trazer maiores retornos que investimentos em estagios posteriores, possivelmente atingindo de maneira mais efetiva esse bem-estar geral. O Brasil, apesar de ser a nona economia mundial, vem apresentando resultados muito aquém do esperado no quesito da educação, além de apresentar grande dispendio dos recursos destinados a educação em estágios posteriores, como ensino fundamental e superior, enquanto as instituições de ensino de primeira infância não possuem a alocação necessária Assim, esse estudo tem como objetivo analisar como a inserção de alunos no sistema de ensino em estágios mais primários de vida, como creche e pré-escola têm impacto na proficiência do mesmo. Isso tem como finalidade a criação de recomendações para gestores públicos no ramo da educação. Com o intuito de alcançar esses objetivos, foi analisada a proficiência de alunos de escolas públicas no exame nacional do SAEB em função da inserção do aluno na pré-escola além de interagir essas variáveis com outros fatores que possam influenciar o desempenho da criança. Vale ressaltar que, após o modelo ser estruturado e serem realizadas as validações das suposições a fim de verificar a veracidade do mesmo, houve a invalidação de algumas suposições. Não houve a possibilidade de correção do modelo, uma vez que era necessária a criação de outras variáveis, e houve indisponibilidade de informação em relação às mesmas. Apesar disso, após serem realizadas as análises descritivas e empíricas foi observado que alunos que ingressaram no sistema de ensino anteriormente obtiveram notas maiores. No entanto, esses que começaram os estudos na pré escola (4-5 anos) performaram ainda melhor que alunos que ingressaram na creche (0-3 anos). Além disso, fatores sociais como escolaridade da mãe e a idade de aluno são mais influentes na proficiência do que educação primária. Assim, é possível chegar a recomendações que apoiem um maior dispêndio de recursos na construção de creches e pré-escolas a fim de aumentar a disponibilidade dessas para crianças que dependam do sistema público de ensino.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre os gastos públicos em educação e a qualidade de ensino
    (2018) Feher, Beatriz Zardetto
    Por muito tempo dentro da literatura de crescimento econômico foi tratada como medida de capital humano, quantidade de educação, mensurada pela taxa de matrículas no Ensino Secundário. Posteriormente, foi introduzido no debate a ideia de que mais do que quantidade, qualidade educacional e habilidades cognitivas seriam medidas de capital humano mais consistentes e, portanto, ignorá-la implicaria omitir variáveis relevantes. Além disso, cognitive skills é afetado por fatores como background familiar e habilidades individuais. Com isto, o arcabouço teórico que atribui importância à qualidade educacional, o trabalho objetiva utilizá-lo como base para avaliação do caso brasileiro com respeito aos gastos públicos e eficiência na alocação de recursos refletida em grande parte na qualidade de ensino. Portanto, este estudo tem como finalidade avaliar o impacto de gastos públicos educacionais no desempenho de alunos do Fundamental na Prova Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre a educação e a desigualdade dos países
    (2008) Camargo, Pedro Cavalcanti de
    Esta monografia procura analisar o impacto da educação sobre a desigualdade de renda de diversos países. Utilizando os dados obtidos relativos à educação e a desigualdade de 39 países nos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, utilizou-se modelos econométricos de painel para observar o impacto da educação sobre o índice Gini. Os resultados alcançados sugerem que melhorias educacionais tendem a reduzir a concentração de renda.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Testando o impacto da liberalização comercial no Brasil sobre o salário e emprego relativo de acordo com a qualificação
    (2008) Gonsalez, Conrado Lima
    Este trabalho de monografia tem como objetivo testar o impacto que as reformas liberalizantes da década de 90 tiveram sobre o mercado de trabalho. Foram utilizados dados do IBGE da Pesquisa Industrial Anual (PIA) de 1988 a 1998, que corresponde ao período de maiores mudança nas estratégias de políticas comerciais. Os resultados obtidos mostram que houve um aumento da demanda por trabalhadores mais qualificados, aqueles que não estão ligados diretamente com a produção, relativamente ao restante. Em contrapartida os trabalhadores menos qualificados passaram a ganhar salários mais altos comparativamente com os mais qualificados.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os determinantes do tempo de financiamento do crédito estudantil
    (2009) Torri, Fernanda Mayra Rodrigues
    Este trabalho tem como objetivo analisar o tempo de financiamento de alunos que tomam o crédito educativo como solução alternativa para sua graduação acadêmica. Para tanto será analisado quais os determinantes do tempo de duração do financiamento. Muito mais que apenas determinar a duração do financiamento é necessário entender que variáveis influenciam o tempo de duração e a decisão do aluno de permanecer no crédito ou não. Variáveis como a renda mensal do aluno e o tempo esperado até sua formatura são cruciais para possamos fazer inferências sobre o tempo de financiamento. Este trabalho utiliza uma base de dados de uma empresa especializada em ofertar crédito para alunos interessados no programa de financiamento. Para a análise empírica será utilizado o método de sobrevivência, que possui como variável dependente o tempo T. Os resultados mostram que o tempo esperado até a formatura, a renda do garantidor e a renda do aluno são determinantes importantes da duração do financiamento.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Avaliação das escolas militares no Brasil
    (2017) Santoro, Guilherme
    Ao decorrer desse estudo, foi feito uma avaliação das escolas militares no Brasil, com o intuito de entender qual o diferencial dessas escolas para alcançarem resultados mais expressivos comparadas as outras escolas públicas estaduais. Para essa avaliação procurou-se separar o impacto das diferenças sociais entre as escolas, utilizando as informações de Prova Brasil do 9º ano, do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ME), e o modelo estatístico Propensity Score Matching
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aumentos no aprendizado no ensino fundamental afetam o aprendizado no ensino médio?
    (2017) Bader, Stephanie
    A educação é um relevante fator de mobilidade social e desempenha também um importante papel no entendimento da diferença de evoluções econômicas dos países, conforme comprovado em vários estudos. No Brasil, a partir de avaliações periódicas constatou-se que, apesar de ter havido um aumento de proficiência no 5º ano do ensino fundamental, não houve continuidade no 9º ano e nem no 3º ano do ensino médio. O presente trabalho tem por objetivo investigar por que isso ocorreu, a partir de dados obtidos no SAEB. Os resultados apresentados permitem concluir, no entanto, que a média de proficiência no 9º ano aumenta a média no 3º ano do ensino médio, quatro anos depois, tomando-se como base uma investigação mais detalhada que contempla variáveis de controle (nível de escolaridade da mãe, compatibilidade da idade do aluno com a série escolar cursada e Unidade da Federação). Assim, esse aumento da média do 5º ano do ensino fundamental deve atingir o 9º ano e o 3º ano do ensino médio em breve.