Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Desenvolvimento econômico no estado Pernambucano: Um estudo de caso das “capitais” interioranas
    (2024) Perrelli, Filippe Gonçalves de Arruda
    Este estudo investiga o desenvolvimento econômico e social das principais cidades do interior pernambucano, com ênfase no crescimento de Caruaru, no Agreste, e de Petrolina, no Sertão. Focando em setores estratégicos como a indústria têxtil, a fruticultura irrigada, o comércio e o turismo, a análise explora como essas atividades impulsionaram a economia local, transformando as cidades em polos de referência no estado. Ao longo das últimas décadas, políticas públicas, investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de instituições locais desempenharam papéis fundamentais na consolidação desses setores. Com uma perspectiva histórica e socioeconômica, o trabalho examina os desafios enfrentados e os atores envolvidos no processo, evidenciando o impacto de programas governamentais, iniciativas privadas e cooperativas na geração de emprego e renda, além de destacar a integração dessas cidades ao mercado nacional e internacional. A pesquisa busca, assim, compreender os fatores que posicionaram Caruaru e Petrolina como "capitais" do interior pernambucano, contribuindo para o crescimento e a diversificação da economia regional e promovendo avanços significativos na qualidade de vida da população local.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    A evolução histórica dos direitos de propriedade sobre o petróleo nos Estados Unidos: Uma análise da literatura
    (2024) Cunha, João Vitor Mendonça Carneiro da
    Este trabalho tem como objetivo analisar o modelo de direitos de propriedade sobre o petróleo dos Estados Unidos e como ele evoluiu ao longo da trajetória da nação, adaptando-se às demandas dos agentes, aos incentivos de mercado e às inovações tecnológicas. Além disso, esse estudo visa evidenciar que uma forma mais orgânica e espontânea de organização dos direitos de propriedade tende a apresentar resultados mais eficientes. Isto será feito a partir de uma grande revisão de literatura onde existem evidências e conclusões de artigos diversos, experiências prévias e teorias sobre economia institucional de autores consolidados.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A formação do Modelo Sueco: um estudo de caso
    (2022) Carboni, Vitor Theodoro
    Este trabalho é um estudo de caso sobre o Modelo Sueco de organização econômica e social. É feito um relato da formação do Modelo Sueco, ao longo das décadas de 1930 e 1940, até o seu momento de auge, que ocorreu por volta de 1970, com foco na evolução do debate público na Suécia e a influência do Partido Social-Democrata e do movimento sindicalista.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Escola de Salamanca e Escola Austríaca: o papel do pensamento católico na história do livre mercado
    (2022) Gurgel, Marcos Chaves
    O filósofo e teólogo Joseph Ratzinger, em várias das suas obras e nos seus discursos, aborda como a civilização ocidental foi construída no tripé: filosofia dos gregos, direito romano e tradição judaica cristã. Não há necessidade de fazermos partes desses “clusters” para chegarmos à conclusão dos impactos deles na construção social que temos hoje. O presente trabalho busca olhar para esse passado, mais especificamente para o auge e fim da escolástica na idade média e apresentar seus pontos de comunhão com a Escola Austríaca de Economia. Escolhemos então a escola de Salamanca (escolástica tardia) para representar o pensamento econômico e moral da Igreja Católica na Idade Média, que será um caminho possível para o pensamento atual da Igreja Católica. Somado a isso, escolhemos uma linha de pensamento econômico que é radical, enquanto princípio “laissez faire” do mercado, essa escola, Escola Austríaca de Economia, representará o livre mercado. Então através de oito subitens: propriedade privada, valor e preço justos, salário justo, lucro, comércio, finanças públicas, inflação e juros, investigaremos o ponto de comunhão e discordância entre as duas Escolas. Teremos como conclusão que, de acordo com os pontos analisados, existe uma forte “correlação positiva” entre as duas escolas. Apontamos, ainda, que essa correlação pode ser explicada como causalidade histórica, como apontado no item 4. A conclusão final é que, se aceitarmos que a Escola de Salamanca e a Escola Austríaca de economia são boas “proxies” para representar o pensamento católico e o livre mercado, respectivamente, logo concluiremos que o pensamento católico muito incentivou o fortalecimento de instituições e ideias que ajudaram a florescer o livre mercado.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma abordagem institucionalista dos impactos da vinda da família real portuguesa para o Brasil no desenvolvimento do comércio internacional
    (2021) Barros. Caio Almeida
    A vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808 representou uma situação singular na história dos países da América Latina: a colônia se transformou em sede do reino. O corolário dessa alteração de status foi uma profunda mudança na organização do sistema colonial, a qual foi caracterizada por transformações políticas, econômicas e culturais e o surgimento de novos grupos de interesse. Uma mudança significativa desse período foi o fim do pacto colonial e a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas de Portugal. Neste sentido, o objetivo desse trabalho é compreender as mudanças institucionais decorrentes desse processo histórico e suas implicações no desenvolvimento do comércio internacional brasileiro. Para cumprir com essa tarefa, será preciso revistar os documentos oficiais que promoveram as alterações na política comercial, como a declaração da Abertura dos Portos de 1808 e o Tratado de Comércio e Navegação de 1810, além de se analisar os dados existentes sobre comércio externo para aquele período. Por fim, espera-se mostrar que a chegada dos portugueses levou ao surgimento de instituições mais propensas ao comércio internacional e essas foram determinantes para o aumento das trocas de mercadorias entre o Brasil e seus parceiros comerciais.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Valores americanos e a desigualdade nos Estados Unidos
    (2018) Garcia, Vitor Avilla Vega
    Os Estados Unidos são vistos (ou se apresentam) como a terra da oportunidade, onde os indivíduos têm as mesmas condições de acesso à educação, saúde e as mesmas oportunidades durantes suas vidas. Esse é um principio que norteia a sociedade americana desde a própria independência do país e que serviu de molde para grande parte dos países ocidentais na organização de suas próprias sociedades. Na verdade, o que se pode observar é um crescente aumento na desigualdade de renda, decorrente de uma série de fatores analisados nesse trabalho, principalmente a desigualdade de oportunidades. Na medida em que os ideias americanos pregam determinados valores, o que se observa na prática são medidas tomadas pelos lideres político-econômicos do país que caminham muitas vezes na direção opostas a essas ideias. O trabalho objetiva construir uma análise entre a relação desses valores com o aumento da desigualdade no país, e apontar ao leitor o porquê muitas vezes esses aspectos não conversam ou se apresentam de maneira oposta.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Bitcoin é uma moeda real?
    (2018) Porto, Ana Paula
    Cada vez mais, o preço das cotações das criptomoedas aumenta, como, por exemplo, o Bitcoin, que só nos últimos dois valorizou +791.89%. Considerando a relevância atualmente que tal tema ganhou, esse estudo tem como objetivo analisar a viabilidade do Bitcoin ser considerada uma moeda real, ou seja, vir a substituir, por exemplo, o dólar ou o real. O método utilizado para avaliar essa possibilidade foi o dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica, partindo do entendimento da história monetária, mas, principalmente, do Bitcoin, com o objetivo de entender suas principais características e relacionar com a história. Dessa forma, considerando uma definição específica de moeda, essa dissertação não confirma a possibilidade do Bitcoin substituir futuramente moedas como o dólar e o real, apontando como essa criptomoeda precisa se transformar em conjunto com o contexto mundial para realmente ser uma moeda efetiva.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estado e desenvolvimento: um debate teórico sobre o papel do estado no desenvolvimento tecnológico
    (2018) Bracco, Bernard Diniz
    O Estado vem desempenhando um papel central no desenvolvimento tecnológico dos países, mas ainda assim é alvo de muita polêmica acerca de sua eficiência, sendo considerado muitas vezes um agente desnecessário e até prejudicial à economia ao intervir. Através da experiência de algumas empresas demonstraremos que instituições e políticas públicas provenientes de um estado ousado e eficiente são a fonte de sucesso de diversos setores estratégicos de algumas Nações. Este estudo pretende com isso e com a análise do material recente disponível sobre o tema contribuir para o debate sobre o “papel do Estado” em políticas públicas para o desenvolvimento tecnológico. Instituições/políticas públicas que contribuíram para o crescimento da indústria de tecnologia da informação da Coreia, Índia e Brasil serão analisadas através da obra de Peter Evans, “Autonomia e Parceria”, e outros artigos do autor. O papel do Estado nas políticas macroeconômicas será analisado com base na obra “One Economics Many Recipes” (2007) de RODRIK (e alguns artigos) e Keynes, “Teoria geral do juros, do preço e da moeda” (1936). Além disso, através do caso da PBio, da revolução verde e da tecnologia da Apple impulsionada pelo Estado americano serão analisados como políticas públicas para desenvolvimento tecnológico podem estimular setores estratégicos de grandes nações.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Crise econômica afeta mais fortemente países centrais que periféricos?
    (2017) Mateus, Raphael Ancona
    Estudo apresentado para a conclusão do curso de Ciência Econômicas, com a intenção de entender o comportamento de crises econômicas e seus diferentes impactos em países considerados centrais versus os considerados periféricos (do ponto de vista econômico), sujeitos a diferentes características históricas e diferentes importâncias na escala econômica mundial ao logo do tempo. Basicamente, países com elevados níveis de renda per capita e industrialização, além de fatores humanos e institucionais, serão considerados centrais, enquanto o oposto vale para os periféricos. Vale destacar que é importante a existência de diferenças entre eles, com a finalidade de fazer da análise a mais completa possível. Para tanto, países como Alemanha, EUA, França (Grupo 1 – Países Centrais), e Brasil, Canadá e Chile (Grupo 2 – Países Periféricos) terão o desempenho histórico-econômico narrado dentro do contexto dos anos 30, com o intuito de destacar trajetórias divergentes a partir de uma grande Crise já superada, e posteriormente terão o impacto medido a partir da crise mais recente de ordem global: a crise de 2008. Critérios de anatomia de crises financeiras, definidos por Francisco Palomanes, Kindleberger e Galbraith e a teoria institucional de Douglass North, bem como o estudo apresentado por Acemoglu e Robinson acerca do impacto das diferentes instituições na economia, em conjunto com os dados, serão de grande relevância para a conclusão do trabalho; saber, através da crise escolhida, se realmente é possível diferenciar e explicar os impactos de uma crise econômica, cruzando países centrais e periféricos.