Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Fatores que determinam o sucesso das SAFs
    (2022) Pinto, Lucas Fronterotta Carbone
    Após a aprovação da Lei nº 14.193, de 6 de agosto de 2021, que apresentou a criação do conceito de Sociedade Anônima de Futebol (SAF) no Brasil e trouxe uma nova natureza jurídica acerca do mundo empresarial no futebol brasileiro, criou-se um debate crescente acerca da adoção ou não desse modelo pelos clubes de futebol profissional no Brasil. Dentro deste tema, este trabalho busca, através de um estudo de casos múltiplos, entender e estabelecer quais são os fatores que podem definir os resultados esportivos e empresariais das SAFs em clubes de futebol, determinando quais clubes tendem a ser mais ou menos favoráveis ao modelo de clube-empresa nos moldes da “Lei das SAFs”.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo da demanda e preço por ingressos de futebol: o caso do São Paulo futebol clube
    (2019) Veiga, Rafael Paulino
    Uma das maiores paixões do brasileiro é também o esporte mais famoso do mundo, o futebol. Diante desse aspecto da cultura nacional, podemos observar uma drástica mudança em como o futebol era anos atrás e atualmente. O surgimento das novas arenas e a cultura, principalmente europeia, deixada pós copa do mundo de 2014 são muito visíveis nos estádio brasileiros hoje em dia - com isso houve também uma alta valorização dos ingressos de futebol. Porém, em alguns times, o desempenho inconstante apresentado dentro de campo faz com que o valor do ingresso varie muito também. Visto isso, houve uma motivação em estudar quais variáveis impactam o preço do ingresso. A partir do público e renda do São Paulo Futebol Clube, foram analisadas as principais variáveis que afetam o valor do tíquete médio do jogo e assim poder comparar com a metodologia atual dentro dos clubes e observar se há como melhorar a precificação dos ingressos e, com isso, maximizar seu lucro.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A privatização do ensino superior brasileiro e o efeito nos indicadores de qualidade educacionais
    (2017) Megid, Juliana Mancinelli
    Ao longo das duas últimas décadas, o número de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES) aumentou consideravelmente, principalmente devido à expansão da participação privada no setor educacional, aliada a programas governamentais que tinham como objetivo promover o acesso ao ensino superior. Se por um lado, o setor privado preencheu uma demanda por cursos de nível superior que não era suprida pelo poder público, por outro, é preciso ficar atento às prioridades das IES privadas - privilegiar a rentabilidade pode fazer com que essas empresas deixem em segundo plano a questão da qualidade. Dessa forma, este estudo teve como objetivo investigar se existem, na prática, diferenças entre o desempenho das IES que priorizam a lucratividade das demais. A medição do desempenho se deu por meio dos Indicadores de Qualidade, divulgados anualmente pelo MEC/Inep – mais especificamente, pelo Conceito Enade, Conceito Preliminar de Cursos e Índice Geral de Cursos. Finalmente, por meio dos testes de comparação de médias entre as IES, foi possível observar que as que priorizam a rentabilidade apresentaram, de fato, pior desempenho nos indicadores de qualidade do que as demais no ano de 2014.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Métricas de customer experience voltadas a retenção de clientes em startups
    (2017) Yoon, Kevin Min Young
    Em um mundo onde pessoas estão cada vez mais conectadas umas com as outras, o processo de tomada de decisão de um consumidor vem se transformando em algo onde a decisão depende das experiências que elas mesmos tiveram com a marca/produto/serviço. Assim, emerge o marketing moderno, o Marketing de Relacionamento, que foca em criar relações com os seus clientes a fim de poderem trocar experiências para melhoria dos produtos e uma maior satisfação do cliente, dado que a interação entre eles é mais personalizada. Esse trabalho, por tanto, procura dar um direcionamento para a área de relacionamento com os clientes de startups através de uma análise das métricas mais recorrentes em diferentes empresas e na literatura. A importância desse trabalho se justifica na necessidade das startups, que buscam uma receita recorrente proveniente do seu cliente, em se organizar desde cedo para que seja possível construir o seu próprio modelo de relacionamento a partir de uma base acadêmica. O trabalho consiste de uma relação entre diversas literaturas sobre startups, Customer Relationship Management (CRM), métricas de CRM e Customer Experience com o que de fato acontece em uma empresa startup do ramo de tecnologia no setor automotivo brasileiro. Com isso, foi possível concluir como essa empresa está de fato seguindo a literatura de relacionamento com clientes e como isso está de fato alavancando as suas perspectivas receitas uma vez que a satisfação dos seus clientes é de um nível considerado satisfatório para a empresa.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Lucratividade dos contratos terceirizados de uma empresa prestadora de serviços telefônicos
    (2017) Rizzutto, Felipe Almeida
    A competição dos mercados está cada vez maior, por isso as empresas buscam formas alternativas para continuarem realizando os serviços e aumentando a sua competitividade no mercado. Principalmente empresas de pequeno e micro porte, que são mais sensíveis a variação e aumento de custo. Para isso, muitas empresas tentam minimizar as despesas terceirizando alguns serviços considerados essenciais. Neste trabalho tentarei revelar quais aspectos que sugerem uma maior lucratividade nestes tipos de contrato para uma determinada empresa prestadora de serviços telefônicos.