Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 24
  • Imagem de Miniatura
    Rebalanceamento de investimentos de acordo com o budget de risco de cada portfólio
    (2023) Ades, Amanda; Vescovi, Eduardo Janes; Yamashita, Gabriel; Elias, Leonardo Fernandes Farah
    Este projeto tem como objetivo realizar um reequilíbrio da carteira de investimentos de um cliente com base em seu perfil de risco. Atualmente, o processo de alocação de ativos na Jera Capital é conduzido manualmente e segue um calendário preestabelecido. A empresa enfrenta o desafio de internalizar esse procedimento, tornando-o contínuo e adaptado às necessidades individuais de cada cliente. Para atingir esse objetivo, será desenvolvida uma plataforma que analisa a posição atual do cliente e dá início ao processo de transações necessário. O propósito é realinhar a carteira de investimentos de acordo com a alocação alvo, enquanto se mantém dentro dos limites de risco estabelecidos pelo cliente. A linguagem de programação escolhida para esse fim, é o Python dado a familiaridade do grupo com ela e a facilidade de uso da ferramenta e capacidade dela de resolver problemas complexos com rapidez.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Correlação no mercado de ações europeu durante períodos de crise
    (2022) Reis Filho, Joaquim Celidonio Gomes dos
    Utilizando métodos de análise que envolvem matrizes de correlação, o presente estudo irá analisar a relação entre as ações que compõe os principais índices dos países europeus durante períodos de crise. Tem-se como objetivo compreender se durante períodos de alta volatilidade, os mercados que compõe o bloco tendem a comportar-se como um só. Ademais, pretende-se mostrar o papel do retorno de cada ação perante o bloco. Para realizar as análises propostas, foram selecionados dois períodos: 2008-2014 (Crise da Zona do Euro) e 2018-2022 (Crise da Covid-19), os quais serão, posteriormente, divididos em três sub grupos: pré crise, durante a crise e pós crise. Através da análise de correlação entre as ações das principais bolsas europeias, observou-se que no período pré Crise da Zona do Euro, os papéis possuiam alta correlação, a qual foi perdida durante a crise. Já, analisando a crise da Covid-19, os resultados foram distintos. Assim, não foi possível prever um comportamento esperado para os próximos 18 meses no mercado de ações europeu.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise de interações clusterizadas do mercado acionário brasileiro antes e durante a crise da Covid-19
    (2022) Giannasi, Guilherme Augusto do Prado
    A ocorrência da pandemia do novo coronavírus no mundo globalizado trouxe uma onda de incertezas ao mercado, fazendo com que bolsas caíssem livremente e com que a volatilidade mundial saltasse. Como resultado, deixou os investidores desprotegidos, uma vez que não se sabia como se portar diante de um fenômeno biológico cuja última aparição foi há aproximadamente 100 anos. Sendo assim, este artigo busca estudar as principais correlações que existiram e persistiram durante a crise provocada pelo Sars-CoV-2 no mercado de ações brasileiro. Para a realização, manuseiam-se dados financeiros diários e mensais da série histórica das ações. Ainda, propõe-se a criação de distâncias euclidianas a partir da correlação entre os preços das ações, usando, principalmente, as Minimum Spanning Trees (MST), árvores que conectam os principais vértices (ações) e criam clusters que podem ser separados em áreas econômicas. Como resultados, espera-se que os investidores consigam sobreviver melhor a crises semelhantes que atinjam o Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Cartografia no mercado financeiro: mapeando ativos do mercado de ações brasileiro.
    (2022) Moritz, Gabriel Lupovici.
    O artigo a seguir tem como tema central o estudo de correlações entre ativos da B3 (Bolsa de Valores Brasileira). O principal objetivo do estudo de tais correlações é buscar entender e encontrar semelhanças e diferenças na forma como ativos (em especial ações e commodities) performam no mercado, buscando encontrar agrupamentos (clusters) de certos ativos, indicando que a performance (retorno) desses ativos é semelhante ao longo do período de análise. Além do próprio cálculo da correlação entre os retornos dos ativos, outra ferramenta de suma importância construída na análise são as Árvores de Extensão Mínima (Minimum Spanning Trees, MSTs), que são utilizadas como forma de visualizar a rede formada pelos ativos. Por fim, outra ferramenta interessante para a análise será a metodologia de PCA, que permite visualizar a distância relativa calculada entre os ativos – tangibilizando os resultados encontrados ao longo da pesquisa.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Otimizador Logístico e Tributário
    (2022) Andrade Neto, Abel Cavalcante de; Bueno, João Luiz Leão; Caran, Pedro Braga
    Esse projeto tem como foco o desenvolvimento de um algoritmo capaz de integrar custos tributários em um sistema de otimização de distribuição de produtos, com o objetivo de investigar os desafios de sua implantação em uma malha logística da Braskem, atual cliente da Exed Consulting. Ferramentas fornecidas pelo SAP Integrated Business Planning (IBP), que possui os meios necessários para auxiliar neste projeto em termos de logística, e a ferramenta tributária desenvolvida pela Systax, foram utilizadas nesse estudo. A análise demonstrou que, embora o sistema SAP IBP e a ferramenta Systax, usados de forma paralela, são fundamentais para a gestão logística da empresa, o desenvolvimento de um algoritmo capaz de integrar as funcionalidades das ferramentas, como os custos tributários envolvidos, tem o potencial de minimizar os custos relacionados as operações. Através da implementação do algoritmo desenvolvido em uma malha simplificada, foi possível observar uma economia de 6,13% nos custos. Pode-se concluir, portanto, que o desenvolvimento de ferramentas e sistemas integrados é essencial para a otimização.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Transferência de entropia entre os mercados acionários mundiais antes e durante a crise da Covid-19
    (2021) Meyerfreund, Matheus Silveira
    O mundo está passando pelo final de uma das crises que o impactou em muitos fatores, dentre eles, o econômico, com milhões de pessoas no mundo sendo obrigadas a parar de trabalhar do dia para a noite, causando danos fortes para a economia mundial, pelo lado da oferta e da demanda. O estudo em questão, que tem como foco o impacto da crise do coronavírus, que também será abordado como covid no texto, nos mercados acionários mundiais. Utilizando dados dos retornos de 72 índices acionários de 72 países diferentes, foram feitas análises de como foi o mercado mundial se relacionava antes da crise da covid e durante ela. Para se fazer a análise foi utilizada a correlação, força do nó e transferência de entropia, além dos mapas de calores para auxiliar na visualização dos dados. Com os resultados, encontramos evidências de que durante o período da crise, os países se relacionaram e transmitiram mais informações uns para os outros do que se comparado ao período anterior.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Alocação ótima de portfólio replicante de depósitos sem maturação: uma abordagem prática para o mercado brasileiro
    (2019) Brito, Pedro Henrique Mariano
    O objetivo desta monografia é descrever a metodologia para simular a alocação ótima de um portfólio teórico replicante de depósitos sem maturação. A metodologia se uti liza de métodos de otimização econométricos e de Monte Carlo para gerar a alocação ótima de um portfólio replicante dinâmico, resultando na melhor alocação risco retorno possível.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Otimização da alocação do processo de beneficiamento do aço
    (2020) Rissi, Augusto Balducci; David, Diego Lopes; Cohen, Rebecca; Mello, Stephanie Wertheimer de
    Este projeto tem como objetivo otimizar a alocação do processo de beneficiamento de aço da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), visando a redução de custos operacionais e aumento da produtividade da empresa. O processo de beneficiamento ocorre em diferentes Centros de Serviço, de acordo com especificações do material e do produto final esperado. Assim, foram estudados e redesenhados os fluxos da área comercial e sua interface com as plantas produtivas, buscando gaps e gargalos nos mesmos, por meio de teorias de Mapeamento de Processos. A partir das falhas identificadas desenvolveu-se um protótipo de programa, capaz de otimizar a tomada de decisão sobre qual Centro de Serviço é o mais produtivo segundo as características dos pedidos. No protótipo, foram levados em conta parâmetros como tributação, localizações e capacidade produtiva. A fundamentação teórica para tal análise baseou-se em conceitos de Pesquisa Operacional.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Correlação entre a taxa de juros e o mercado de ações brasileiro
    (2018) Tak, Gabriella Whang
    O Ibovespa é o índice de maior relevância no mercado de ações brasileiro. E em 2018, atingiu os maiores níveis historicamente. No entanto, o mercado ainda tem muito potencial para crescer. A taxa de juros é um assunto amplamente discutido no cenário atual brasileiro. A baixa atividade econômica e índice de preços levou os responsáveis pela política monetária a tomar medidas que incentivassem a recuperação, sendo uma delas o início de uma trajetória de redução da taxa de juros. Em meio a este cenário, o trabalho consiste em realizar uma análise sobre a correlação no mercado de ações brasileiro, levando em consideração também a taxa de juros, a fim de observar efeitos de causalidade e fluxo de informação entre os ativos observados. Para tanto, adotou- se como a taxa de juros brasileira a taxa Selic e, como amostra do mercado de ações, o índice Ibovespa e as ações que o compõem atualmente. Conclusões relevantes são observadas através dos resultados obtidos pela aplicação da correlação, causalidade de Granger e transferência de entropia nas relações entre as variáveis de análise.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Modelos de previsão para o preço do cobre através de métodos econométricos e redes neurais artificias de retropropagação
    (2012) Carvalho, Luiz Felipe Priolli Fonseca e
    Na atualidade, previsão é parte essencial da tomada de decisão de compra e venda em qualquer instituição financeira e até mesmo em companhias. Tendo isso em mente, este trabalho tem como objetivo encontrar, através da experimentação de diferentes técnicas (redes neurais artificias e modelagem da volatilidade através de GARCHs), o melhor modelo de previsão para a variação da série diária dos preços do cobre na London Mercantile Exchange. O trabalho proposto de buscar o melhor GARCH, GARCH-M e Rede Neural Artificial (RNA) para a variação diária do cobre é de grande valor quando analisados os possíveis ganhos que se pode obter com resultados positivos deste trabalho. Espera-se encontrar, como descrito na literatura, um tipo de modelagem como a melhor técnica de previsão, em frequência diária, para a variação diária do cobre.