Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Reação dos fundos de investimentos brasileiros a fatores de mercado
    (2020) Marcolino, Felipe Nakad
    O crescimento acelerado do número de pessoas que investem em fundos de investimento no Brasil e no mundo indica como é importante investigar esse tema. A literatura mostrou que fundos de investimento podem responder de forma diferente a variações de mercado. Uma forma possível de analisar essa questão é o uso da análise de estilo baseada em retornos. Com isso, esse estudo busca entender como fatores de mercado afetam a alocação e composição das carteiras de fundos de renda fixa e de ações no Brasil. A ideia é compreender quais são as estratégias dos gestores que maximizam o retorno para os cotistas. A base de dados foi feita a partir de informações mensais de 395 fundos de renda fixa e 626 fundos de ações. O período analisado foi de 2010 a 2020. A partir da análise de estilo, encontrou-se composições diferentes entre carteiras de fundos de investimento de renda fixa e de ações. Além disso, observou-se que o estilo de investimento de cada fundo varia ao longo do tempo, o que pode evidenciar mudanças na estratégia dos gestores, para maximizar o retorno dos cotistas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Persistência do desempenho dos fundos de investimento no Brasil
    (2008) Carvalho, Felipe Oliveira Joaquim de
    Este trabalho avalia a persistência do desempenho de 235 fundos de investimento em ações e multimercados no mercado brasileiro. Foram utilizados dados diários e janelas de um ano para o período de janeiro de 2002 a dezembro de 2007. O intercepto do modelo de quatro fatores de Carhart (1997) foi utilizado para estimar a habilidade de seleção de ativos e o coeficiente gama (I) do modelo de Treynor e Mazuy (1966) foi utilizado para estimar a habilidade de market timing. Encontrou-se evidência de que existe persistência do desempenho nos períodos posteriores à classificação e que essa persistência é maior para a habilidade de seleção de ativos do que para a de market timing. Para ambas as medidas de desempenho, a persistência diminui com o passar do tempo e os resultados indicam haver maior tendência de persistência nas carteiras mais extremas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma investigação da alocação de ativos em fundos multimercados no Brasil
    (2009) Galves, Carlos Eduardo Valdo
    Nos últimos anos o gestor de fundos de investimento brasileiro vem se preocupando mais com a exposição do risco de suas carteiras de investimento. Para minimizar o risco de seus investimentos, os gestores se utilizam da diversificação do portfólio, formando assim os fundos multimercados. Quando se trabalha com diversas classes de ativos, é importante saber qual desses ativos interfere na gestão. Neste trabalho foi aplicado um modelo de fatores, para mensurar se os ativos testados influenciam na gestão e, além disso, foi analisado o alfa da regressão para ver se os gestores conseguiram obter ganhos através de uma gestão ativa de investimento.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise de retornos anormais dos fundos de investimento brasileiros no período de 2002 a 2010
    (2012) Granero, Felipe Cardoso
    A grande busca dos investidores é encontrar investimentos que possuam um excesso de retorno ao mercado, conhecido na literatura como a habilidade de market timing ou alpha. Com isso, os fundos de investimento buscam encontrar ativos que possam gerar tal retorno para se tornarem investimentos atrativos. O presente trabalho busca comparar duas formas de se estimar este retorno de alguns fundos de investimento brasileiros durante o período de 2002 e 2010: o Ordinary Least Squares (OLS) e o Residual Augmented Least Squares (RALS), com o intuito de testar a afirmação de Heuson e Hutchinson (2010) para fundos de investimento brasileiros de que alphas estimados via RALS são mais significativos. O resultado obtido ao longo do período inteiro confirma a teoria desses autores, porém o argumento de que essa diferença é ainda maior em períodos de crise não se mostrou verdadeira.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O mercado brasileiro de fundos de investimento exclusivos
    (2013) Lima, Bruna Tomaidis Soares de
    Este trabalho tem o objetivo de compreender como ocorrem os fluxos de capital nos fundos de investimento exclusivos no Brasil. Para isso, são usados dados não sigilosos e regressões econométricas para alcançar este fim. O que se pode observar com este estudo é que os investidores são mais propensos a pagar por gestão quando se eleva as incertezas ou o custo de manter capital no país