Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O uso de hedging e seu impacto no valor de mercado das empresas não financeiras no Brasil
    (2020) Vaz, Nicolas Delepierre
    Esse estudo busca estabelecer uma relação empírica entre o uso de estratégias de hedging e o valor de mercado de firmas brasileiras não financeiras no período de 2010 a 2019. Seguindo a metodologia proposta inicialmente por Allayannis e Weston (2001) para o mercado americano e posteriormente adaptada por Rossi e Laham (2008) o mercado brasileiro, o presente estudo buscou atualizar os resultados obtidos pelos autores brasileiros, verificando que esses não se mantém no período estudado.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um estudo sobre os derivativos de crédito e suas aplicações no mercado brasileiro
    (2008) Rotta, Pedro Nielsen
    Os métodos clássicos de gestão do risco de crédito, como a diversificação da carteira, a venda direta da exposição no mercado secundário e a securitização de recebíveis apresentam diversas limitações para os investidores, bancos e empresas. Como resposta a necessidade desses agentes econômicos superar tais barreiras, surgiu um grupo de produtos financeiros, denominados derivativos de crédito, capazes de transformar o risco de crédito em um ativo negociável. Derivativos de Crédito são, por definição, contratos financeiros de compra e venda de proteção contra perdas relacionadas a um evento de crédito sem a obrigatoriedade de transferência dos ativos. Outros fatores, como as crises financeiras mundiais e o Novo Acordo da Basiléia, também contribuíram para a consolidação do mercado internacional de derivativos de crédito, na medida em que reforçaram a importância do aprimoramento das práticas de gestão de riscos e da criação de novas técnicas de administração das carteiras de crédito. O presente estudo tem como objetivo central analisar as diferentes características e as estratégias para aplicações dos derivativos de crédito, além de fornecer uma visão da microestrutura e da evolução do mercado formado por esses instrumentos tanto no âmbito nacional como mundial. De uma forma geral, pretende-se descrever quais as diferentes motivações que podem levar a utilização desses produtos para as duas partes, isto é, para os vendedores e compradores de risco.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A escolha do tipo de instrumento derivativo financeiro usado pelas companhias impacta o valor de mercado das empresas? evidências para o Brasil
    (2009) Ribeiro, Philippe Lemes
    Esse trabalho consiste em examinar a magnitude e direção do impacto gerado pelo uso corporativo de estratégias de cobertura de risco financeiro por meio de instrumentos derivativos, tais como: Contratos Futuros, a Termo, Opções e Swaps. Empregou-se a análise de painel e MQO por meio do simples uso do Q de Tobin para uma amostra de empresas brasileiras de capital aberto não financeiras entre 2004 e 2007. Os resultados oferecem indícios de expressivo impacto positivo no valor das firmas que utilizam derivativos e em diferentes magnitudes dependendo do tipo e da combinação de instrumentos derivativos escolhidos pelos agentes.