Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto das fintechs no preço das ações de bancos de varejo
    (2019) Groff, Gustavo Fabricio
    Este estudo busca analisar o impacto das fintechs brasileiras, startups financeiras que tem a inovação e tecnologia como principais ferramentas para otimizar serviços ao consumidor, no preço das ações de grandes bancos de varejo brasileiros. Nos últimos anos se observou e ainda se observa um crescimento exponencial do valor de mercado dessas empresas que, por sua vez, ameaçam a posição competitiva de entidades já consolidadas, indicando que o consumidor valoriza e prefere cada vez mais serviços que ofereçam custo menor e maior praticidade. Nesse sentido, foi feito o uso do CAPM (Capital Asset Pricing Model) de 5 fatores, adaptado e estendido por Fama e French com estimação de dados em painel, para medir o impacto de uma variável adicional atrelada a fintechs no retorno esperado dos papeis de bancos de varejo incumbentes listados na bolsa brasileira. Como resultado, ao contrário do que se esperava, observou-se uma relação positiva entre o aumento de investimentos em fintechs com o retorno de grandes bancos de varejo, potencialmente sugerindo um efeito de complementariedade (e não disruptivo). No entanto, dada a baixa significância dos resultados obtidos, quaisquer conclusões e inferências para a amostra utilizada acerca do tema proposto tornam-se, também, insignificantes.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de caso: impacto da quebra de patente do remédio kaletra no gasto em P&D na indústria farmacêutica Brasileira
    (2017) Seigne, Lucca Martin de Saint
    O intuito desta monografia é realizar um estudo de caso da quebra de patente do remédio Kaletra, realizada pelo governo brasileiro, no gasto em P&D da indústria farmacêutica brasileira. O gasto em P&D pelas empresas farmacêuticas pode ser dividido em 4 fases (Capanema e Palmeira Filho, 2007). O Brasil possui maior foco na terceira fase, os testes com pacientes e desenvolvimento dos genéricos, portanto dois campos de ação que não possuem a criação de uma patente ou criação produtos inovadores como foco. Seguindo nesta linha, temos que a quebra de patentes não impacta negativamente nos gastos, mas, sim, incentiva a indústria local e realizar a difusão do remédio na sociedade. De Saint Seigne, Lucca Martin. Estudo de Caso: Impacto da Quebra de Patente do Remédio Kaletra no Gasto em P&D na Indústria Farmacêutica. São Paulo, 2017. Xp. Monografia – Faculdade de Economia e Administração. Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aquecimento global: a transição para novas tecnologias limpas
    (2008) Fernandes, Rafael Varandas
    Um extenso numero de evidências científicas indicam que o Aquecimento Global é um problema real, causado principalmente pela ação do homem desde a Revolução Industrial, através da emissão de gases do efeito estufa (GEE), gerado principalmente pela queima de combustíveis fósseis na produção energética, industria e transporte. Mudanças Climáticas, proveniente das emissões de GEE, são uma externalidade. Dessa forma, é ofertada uma quantidade ineficiente do produto, que é maior do que quando levado em conta os custos sociais e também apresenta um preço menor. Para conter o aumento nas emissões e consequentemente evitar futuros danos ao clima do planeta, os gases do efeito estufa devem ser estabilizados na atmosfera. A estabilização deve acontecer com uma transição para uma economia limpa, menos poluente. Para isso, novas tecnologias, menos dependentes na queima de combustíveis fósseis e mais eficientes devem conduzir esse processo. No decorrer do tempo, a forma e a gravidade como o Aquecimento Global e a transição para novas tecnologias foi abordado, mudou ao passo que novas descobertas científicas foram feitas. Em 1983, a comissão Brundtland introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável. A Agenda 21, em 1992, de início a importância de novas tecnologias para o crescimento sustentável, inclusive a transferência de know-how entre nações . Já o Protocolo de Kyoto em 1998, criou um tratado de redução nas emissões de caráter global. Por último, o relatório Stern, 2006, da uma abordagem geral da economia do problema, descrevendo como de extrema urgência a natureza do problema e também políticas para combate-lo. A inovação tecnológica é essencial para que o custo de novas tecnologias seja reduzido. Devido a uma série de falhas de mercado, o setor privado não conseguirá sozinho ofertar a quantidade necessária de tecnologias limpas. Cabe ao Estado identificar e dar soluções para essas barreiras, oferecendo uma estrutura de apoio e incentivo para transição de novas tecnologias.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O caso google: antitruste em mercados de alta tecnologia
    (2014) Pinto, João Francisco Flecha de Lima de Almeida
    O Google é por muitos considerado a "porta de acesso" à Internet. Por seu tamanho e ausência de concorrentes à altura na área de buscas online a empresa chamou a atenção das agências reguladoras, tanto nos Estados Unidos com a Federal Trade Commission quanto na União Européia com a European Commission e, mais recentemente, o CADE, autoridade brasileira, anunciou suas intenções de também investigar as práticas. No entanto, como apontou Easterbrook (1984), intervir em mercados de alta tecnologia pode ser danoso à concorrência e inovação, acabando por punir empresas por práticas legítimas ou benéficas ao consumidor. Através de revisão bibliográfica, dados de mercado e análise das decisões tomadas pelos órgãos reguladores, o presente trabalho buscou entender e contextualizar as atividades do Google para avaliar os méritos das acusações de domínio de mercado e monopólio, concluindo que a definição de um "mercado de buscas" é incompleta e omite alguns dos maiores concorrentes da empresa, como o Facebook, e que, tomando-se um mercado mais amplo, o poder do Google torna-se muito menor do que o normalmente divulgado. Ademais, foco demasiado em alegações de monopólio distraem dos reais comportamentos anticompetitivos como a "raspagem" de conteúdo alheio, violação de termos FRAND em patentes e conduta excludente. Fazer-se-á uma análise destes três casos, concluindo serem práticas mais danosas à concorrência do que as outras acusações.