Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Utilizando a teoria de opções na análise de risco de crédito
    (2009) Souza, Leandro da Silva e
    Este trabalho estima a probabilidade de inadimplência de empresas brasileiras com ações negociadas na Bovespa e que possuam ratings de crédito em escala nacional por pelo menos uma das três grandes agências de ratings: Moody’s, Standard&Poor’s e Fitch. Foram utilizados dois modelos para esta estimação, o modelo de Merton (1974), baseado no modelo de Black e Scholes (1973) e, o modelo de primeira passagem no tempo de Leland e Toft (1996). Os resultados foram comparados entre si, com os ratings das agências, e com alguns trabalhos realizados anteriormente de estimação de probabilidade de inadimplência com base no mercado acionário para o mercado brasileiro. Na maioria dos casos não houve aderência entre os resultados encontrados com os ratings das agências, como também com os trabalhos realizados anteriormente.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Replicando ratings de crédito com base em índices financeiros
    (2014) Magalhães Junior, Juracy Britto
    Esse estudo procura preencher um vazio acadêmico: replicar o rating de crédito, dado por empresas de rating, para empresas do mercado brasileiro. O principal objetivo é conseguir através de um método multivariado, com base em diversos índices financeiros, replicar os rating de créditos de agências como Moody’s, Fitch e S&P, de forma mais acurada possível. Com isso conseguiremos entender melhor como cada uma das variáveis financeiras afetam a probabilidade de default, possibilitando, ainda, que tomadores de decisão possam deixar suas empresas mais atrativas, da ótica dos analistas de risco.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo sobre o risco de crédito dos títulos de dívida corporativos brasileiros: uma comparação entre o mercado secundário e o modelo KMV–Merton
    (2013) Frison, Rafael
    O objetivo desse estudo é realizar uma comparação entre o risco de crédito implícito nos títulos de dívida corporativos brasileiros e o resultado que obtemos para esse mesmo valor através da aplicação do modelo Merton’s KMV. A metodologia proposta trata o equity de uma empresa de maneira equivalente a uma opção de compra sobre os ativos dessa companhia, resultando, após certa manipulação, em spreads de crédito comparáveis aos que podem ser observados através das taxas indicativas do mercado secundário de debêntures brasileiro. Os resultados encontrados não permitem afirmar que a precificação realizada pelo mercado é correlacionada com os resultados do modelo. Além disso, de forma gráfica, é possível perceber que os ratings atribuídos pelas principais empresas especializadas não se correlacionam com os valores observados no mercado ou com aqueles obtidos através do modelo proposto.