Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes para a implementação da faixa azul em São Paulo: uma análise das características viárias e políticas públicas
    (2025) Augusto, Mariah da Silva Gomes
    O presente trabalho busca identificar os principais fatores que determinaram a escolha das vias para a implementação da Faixa Azul na cidade de São Paulo. Embora a Faixa Azul tenha como objetivo melhorar o fluxo e a segurança para motociclistas, os critérios para a seleção das vias onde foi implementada ainda são pouco claros, representando uma lacuna na literatura e na prática de políticas públicas. À medida que outros estados brasileiros começam a considerar a adoção dessa política, compreender os motivos de escolha das vias pode ajudar a maximizar sua eficiência, garantindo que as intervenções sejam realizadas nas áreas mais adequadas. Este estudo utiliza uma abordagem descritiva para analisar as características estruturais das vias, considerando variáveis como o tipo de via, número de faixas, limite de velocidade, extensão dos trechos, quantidade de intersecções e registros de sinistros. A análise empírica indica a priorização de trechos com maior complexidade viária e estrutura mais robusta, em detrimento da sinistralidade, demonstrando uma distância entre os critérios técnicos aplicados e os objetivos iniciais da política.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Transformações urbanísticas e seus efeitos sobre a organização econômica das cidades: Os casos de Viena e São Paulo
    (2025) Costa, Estela Mangabeira Granville
    Esta tese investiga como intervenções de planejamento urbano moldam a organização espacial das atividades econômicas nas cidades. Parte-se do pressuposto — desenvolvido por autores como Jacobs (1961,1969) e Mumford (1961) — de que o espaço urbano não é neutro, mas atua ativamente na conformação dos fluxos de capital, trabalho e produção. Compreender essa relação é essencial para explicar como as cidades se desenvolvem de forma desigual e como decisões urbanísticas contribuem para dinâmicas de valorização fundiária e exclusão territorial. O objetivo do trabalho é demonstrar como diferentes formas de transformação urbana afetam trajetórias econômicas a partir da articulação entre agentes, estruturas institucionais, formas físicas e discursos legitimadores. A metodologia baseia-se na heurística ASID — Agência, Estrutura, Instituições e Discurso — desenvolvida por Suitner (2021), e é sustentada por um referencial teórico que inclui autores como Schorske (1988), Azevedo (1958), Bacelli (1982), Lores (2024), entre outros. A análise empírica compara Viena e São Paulo do século XIX ao XXI, com foco em momentos-chave de intervenção urbanística e transformação regulatória. Conclui-se que as cidades funcionam como vetores estruturantes do desenvolvimento econômico, e que sua forma construída resulta de disputas políticas, arranjos institucionais e estratégias espaciais que definem centralidades econômicas e dinâmicas socioespaciais ao longo do tempo.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Pedágio Urbano em Londres, Singapura e Estocolmo: Implicações e Recomendações para São Paulo
    (2025) Lima, Matheus Kasabkojian
    Este trabalho realizou uma revisão sistemática da literatura empírica sobre políticas de pedágio urbano, com foco nos casos consolidados de Londres, Estocolmo e Singapura. A partir da seleção de 21 estudos com rigor metodológico, foram analisadas comparativamente suas características operacionais, impactos observados e aspectos institucionais, incluindo modelo tarifário, área de abrangência, tecnologia de fiscalização, políticas de isenção, destinação das receitas e aceitação pública. A pesquisa teve como objetivo sistematizar os principais aprendizados dessas experiências internacionais e discutir de forma embasada elementos que possam orientar o debate sobre a viabilidade política, institucional e operacional do pedágio urbano em São Paulo. Com base nas evidências analisadas, o estudo indicou que o pedágio urbano, quando associado à políticas integradas de transporte coletivo, pode reduzir congestionamentos e gerar benefícios ambientais e operacionais. Para o contexto paulistano, o trabalho sugere a reflexão sobre um modelo experimental que substitua o rodízio municipal por um sistema de cobrança no centro expandido, com uso da tecnologia de câmeras de reconhecimento automático de placas (ANPR) já existente na cidade, articulado a campanhas educativas, consultas públicas e mecanismos de avaliação como plebiscito.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Taxa de congestionamento em São Paulo: equalização dos custos entre usuários do transporte público e privado
    (2024) Gun, David
    O congestionamento é um problema grave nas metrópoles brasileiras, que afeta a qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham nessas cidades, assim como seu ambiente econômico. Neste artigo, estudo o caso de São Paulo, que é a maior e mais congestionada cidade do país, e proponho a taxa de congestionamento como uma mitigação para o problema. A taxa de congestionamento é um valor que os motoristas pagam para usar as vias públicas numa determinada área da metrópole (isto é, o centro expandido da cidade). A taxa funciona como um imposto Pigouviano, fazendo com que os motoristas internalizem as externalidades negativas do trânsito, como a poluição e os acidentes. Ademais, serve como um dissuasor do uso do transporte privado, incentivando o uso de modais alternativos, como o transporte público e bicicleta, ao aumentar o custo de transitar por meio de automóveis. O artigo apresenta o conceito, estudo das implementações em outras cidades do mundo, fundamentação teórica e estima os efeitos da implementação da Taxa de Congestionamento na cidade de São Paulo, indicando uma redução na probabilidade de escolha de quase 8% do automóvel com a política proposta.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Veículos elétricos e seus impactos na poluição atmosférica da Região Metropolitana de São Paulo
    (2020) Visconde, Lucca
    Tendo em vista o crescimento significativo da poluição atmosférica nos últimos séculos e uma atual tendência global voltada à sustentabilidade e preservação ambiental, os veículos elétricos vêm adquirindo de forma rápida maior expressividade no mercado automobilístico, sobretudo em países desenvolvidos, indicando uma possível transformação de tal setor nos próximos anos. O presente estudo busca fazer uma simulação do impacto da frota de veículos elétricos na poluição atmosférica da Região Metropolitana de São Paulo, propondo diferentes cenários de análise para cada município, uma vez que, no Brasil, o mercado de veículos elétricos ainda se encontra em forma embrionária. Para tal, propõe-se observar uma série de fatores que possam ter influência sob os níveis de emissões de gases poluentes, desde condições meteorológicas e fatores relacionados à gestão ambiental até a observação de greves no transporte público ocorridas na última década nos municípios, buscando complementar o estudo prévio de Stucchi (2018). A partir da utilização do método de cross section e considerando o ano de 2017 como o período de análise, o estudo busca confirmar a hipótese supracitada, fornecendo resultados robustos e consistentes de modo a indicar a importância do mesmo para a área de pesquisa em questão.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo
    (2020) Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães
    O congestionamento é um problema muito comum em cidades muito populosas como Mumbai, Istanbul, Bogotá, Kiev, Cairo e Recife. A cidade de São Paulo, Brasil, é um grande centro econômico da América Latina e do mundo, e comporta mais de 12 milhões de pessoas apresentando níveis elevados de engarrafamento, sendo atualmente a 3ª cidade com maior nível de congestionamento do Brasil. O alto nível de tráfego lento pode gerar elevados custos para a sociedade devido a externalidade negativa que este gera, entretanto, por este ser um custo de difícil visibilidade é muitas vezes ignorado. Considerando estes fatos, o propósito deste trabalho é estimar o impacto econômico que o tráfego lento traz para a cidade de São Paulo. Os resultados mostram que os custos externos significam aproximadamente 2,37% do PIB da cidade, sendo mais de 16 bilhões de reais que são perdidos na economia anualmente. O custo econômico social chega a 77,7 bilhões de reais.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Preços de imóveis na cidade de São Paulo e especulação: Afinal, observa-se uma bolha imobiliária?
    (2021) Matheus Belarmino Nascimento
    Este estudo tem como principal objetivo qualificar e avaliar empiricamente se as dinâmicas de preços, no que tange o mercado imobiliário paulistano apresentam padrões especulativos que em última instância poderiam se desdobrar em uma bolha imobiliária. Por meio de testes de cointegração de Johansen e causalidade de Granger busca-se averiguar se os preços dos imóveis na região metropolitana de São Paulo são, de fato, explicados tanto por seus fundamentos intrínsecos, como preço de aluguel, custos relacionados a toda cadeia de produção da Construção Civil, bem como fundamentos microeconômicos sob a forma de crédito. Se por ventura forem obtidos resultados que deem indícios da descorrelação do preço e seus fundamentos, é possível que a metrópole de São Paulo pode estar em processo de bolha imobiliária.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Qual é a composição do preço de aluguel dos apartamentos na cidade de São Paulo?
    (2015) Adas, Pedro Lorenzi
    Ao se observar anúncios de imóveis para locação na cidade de São Paulo, constata-se que seus valores são muito heterogêneos, mesmo para apartamentos de tamanho similar. O presente estudo examina os determinantes do preço do metro quadrado de aluguel na cidade de São Paulo, identificando quais variáveis tem maior impacto na formação desses preços. Com este intuito, primeiramente foram coletados dados de vários anúncios de imóveis para locação na cidade de São Paulo. O conjunto de dados então foi utilizado para a construção de um modelo de regressão, em cross-section. Os resultados sugerem que as variáveis mais relevantes são, em primeiro lugar, a localização, seguida pelo fato de o imóvel ser mobiliado, novo, e possuir mais ou menos vagas. Dentre as características do condomínio, as únicas que se mostraram relevantes na precificação de aluguel foram piscina e quadra.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um estudo sobre o impacto das políticas de desenvolvimento do transporte viário no uso da bicicleta na cidade de São Paulo
    (2017) Santos, André Felipe Zeitune Pimentel dos
    Esse trabalho tem como objetivo analisar a expansão do sistema viário como forma alternativa e original para se locomover na cidade de São Paulo. Será feito um estudo no qual se pretende analisar o impacto da criação das ciclovias no uso da bicicleta através de uma pesquisa de campo (questionário) que pretende avaliar a hipótese de que após a ampliação do sistema viário as pessoas avaliadas começaram a usar mais a bicicleta como modo de transporte e lazer. Ainda, de acordo com os resultados, também poderá ser discutido alguns meios mais eficazes de desenvolver o transporte bicicletário, até possibilitando resolver e solucionar alguns impasses e problemas que o cidadão de São Paulo possa e enfrenta atualmente com o desenvolvimento viário.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Violência de gênero na cidade de São Saulo: quem são as mulheres que mais sofrem?
    (2016) Scodeler, Bárbara Cristina Gonçalves
    O presente artigo tem como objetivo analisar as ocorrências de violência doméstica na cidade de São Paulo, nos anos de 2003, 2008 e 2013. O trabalho utiliza-se de um modelo econométrico logit para determinar quais características que são mais impactantes no aumento ou diminuição da chance de agressão no município, dentre elas, renda, idade, estado civil e escolaridade.