Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Análise de Dados para Apoiar a Tomada de Decisão na Gestão de Ativos de Energia Alupar(2024) Cunha, Enzo Stefani Vita; Blasbalg, Felipe; Afrange, JerônimoEste projeto consiste em colaborar no apoio à tomada de decisões dos operadores dos ativos de energia da Alupar. O objetivo é desenvolver uma ferramenta que possa captar dados e transformá-los em informações úteis, destacando novas características do processo ou problema em estudo. Para o desafio da ferramenta do projeto, foi escolhida a análise da incidência de falhas para manutenção preditiva nas bombas hidráulicas de drenagem da Usina Hidrelétrica (UHE) de São José – RS. Dados como o nível de água e o histórico de operação das bombas foram coletados para criar gráficos, permitir a identificação de tendências e prever a necessidade de manutenção, enquanto as bombas ainda estão em funcionamento. Com a limpeza e análise dos dados recebidos, foi possível criar um modelo de predição de falhas com base em métodos de Machine Learning. Por fim, para garantir a organização do grupo e alinhamento com a Alupar, utilizou-se o método de desenvolvimento Cascata durante a construção da ferramenta, que segue uma abordagem estruturada e linear.Trabalho de Conclusão de Curso Depressão e decision-making: como a depressão impacta o processo de tomada de decisão?(2021) Campos, Luiza VilelaA literatura econômica sobre os impactos da depressão no processo de tomada de decisão ainda é bastante escassa e heterogênea. Isso dificulta a compreensão da Economia sobre o comportamento dos depressivos (uma parcela cada vez mais relevante da população), que, muitas vezes, não pode ser explicado pelos modelos econômicos clássicos. Para ajudar a minimizar esse problema, revisamos a literatura disponível sobre o tema, propondo uma organização que facilitasse a tradução da linguagem médica para a linguagem econômica. Encontramos evidências na literatura de que a depressão pode impactar o decision-making por três vias principais: preferências – via alterações da taxa de desconto intertemporal, aumento da desutilidade do esforço e redução da utilidade do consumo –, expectativas – via vieses cognitivos mais pessimistas e previsões mal-adaptativas – e restrições – via déficits cognitivos, motores e emocionais que levam à redução de tempo disponível e da produtividade. Essa pesquisa auxilia na melhor compreensão do comportamento das pessoas com depressão sob uma perspectiva econômica, mas deixa claro que ainda há muito a se desenvolver e aprofundar no conhecimento científico sobre o assunto.Trabalho de Conclusão de Curso Investigando a influência da música na percepção do consumidor quanto ao seu retorno à lojas de departamento popular(2019) Schiphorst, Ianê KamoiO presente trabalho tem como principal objetivo verificar a percepção do consumidor quanto à influência da música sobre o seu retorno à lojas de departamento popular. Sabe-se que a música pode atuar como influenciadora de impressões sobre marcas/experiências e novas aquisições, logo, o que se busca descobrir, neste trabalho, é o quão relevante esta pode ser para o consumidor em termos de percepção quanto à decisão de retorno a um determinado estabelecimento de compra. A pesquisa foi conduzida por meio do método de questionário e após coleta de dados, estes foram dispostos em um modelo de regressão linear simples que, após condução de teste de normalidade dos dados, teve seus parâmetros validados com o objetivo de alcançar resultados relevantes.Trabalho de Conclusão de Curso A economia comportamental e suas implicações(2017) Laudisio, VictorO trabalho procura explorar o tema de Economia comportamental no Insper. Um trabalho teórico mas com aplicação extensa, com o objetivo de mostrar como a irracionalidade está presente no pensamento do aluno de Economia do Insper, de modo a questionar a aplicação da premissa de que todos agentes econômicos são racionais, no ensino da disciplina.Trabalho de Conclusão de Curso Os fatores determinantes para entrada de escolas privadas no mercado de educação brasileiro(2011) Barbosa, Felipe CondadoEste trabalho examina os fatores determinantes para a entrada de escolas privadas no mercado de educação brasileiro. Aliado às análises descritivas sobre as variáveis encontradas na literatura, principalmente no trabalho de Hsieh & Urquiola (2003), estima-se um modelo de resposta binária para avaliar quais são os fatores significantes em nível municipal que explicam a presença de instituições privadas. Além disso, determinam-se quais variáveis tem maior impacto na tomada de decisão das escolas privadas. Para tanto, utlizam-se dados do Censo Escolar 2009, Censo Demográfico 2000 e Ipeadata. Conclui-se que os principais determinantes são o tamanho do mercado educacional (população em idade escolar), a renda per capita, a desigualdade de renda, desigualdade educacional e o rendimento dos professores do ensino público. Ainda, observa-se que o maior impacto positivo na probabilidade de haver uma escola privada vem do tamanho do mercado, seguido pela desigualdade de renda, a renda per capita e a desigualdade educacional. Por outro lado, verificou-se que o rendimento dos professores das escolas privadas exerce impacto negativo sobre a probabilidade de interesse.