Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 152
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A formação do Modelo Sueco: um estudo de caso
    (2022) Carboni, Vitor Theodoro
    Este trabalho é um estudo de caso sobre o Modelo Sueco de organização econômica e social. É feito um relato da formação do Modelo Sueco, ao longo das décadas de 1930 e 1940, até o seu momento de auge, que ocorreu por volta de 1970, com foco na evolução do debate público na Suécia e a influência do Partido Social-Democrata e do movimento sindicalista.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Trajetória econômica do Japão na segunda metade do séc XX: Aprendizados para o desenvolvimento
    (2022) Janoti, Vinícius Vellardi
    A intenção desse artigo é descrever e entender os principais fatores que possibilitaram a recuperação econômica do Japão após a Segunda Guerra Mundial e sua posterior ascensão como potência econômica mundial, a partir da síntese do conhecimento já agregado na literatura. Visando uma melhor aferição da efetividade das políticas tomadas pelo Japão, o artigo também explora pontos de debate sobre o posicionamento do governo japonês e a desaceleração da economia japonesa a partir da década de 1980. Os três momentos da “terra do sol nascente” – recuperação, ascensão e estagnação – geram lições e aprendizados que podem auxiliar no desenho de estratégias ou políticas para países em desenvolvimento, como o Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Sustentabilidade Corporativa: motivadores, estratégias e resultados
    (2022) Mata, Vinícius Kronfly da
    Stakeholders relevantes têm aumentado a pressão para que as corporações, por meio da sustentabilidade, alinhem sua geração de resultado financeiro a criação de valor socioambiental. Este estudo busca compreender como a adoção da sustentabilidade tem se dado no Brasil ao identificar quais tem sido os principais motivadores, estratégias e resultados das empresas em sua implementação. A pesquisa possui caráter exploratório, ao fazer uma investigação de dados qualitativos coletados por meio de entrevistas a empresas de capital aberto no Brasil. Os achados apontam que a aplicação de estratégias de sustentabilidade, com o apoio da alta liderança, tem se dado nas atividades-foco do negócio, gerando valor financeiro a partir da criação de valor socioambiental. A pesquisa também sugere que um melhor custo de capital tem sido um motivador (e um resultado) predominante da implementação da sustentabilidade corporativa.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Balanço competitivo e seu impacto sobre a incidência de público nos estádios de futebol
    (2022) Lima, Victor Durynek
    Balanço competitivo, mesmo que nem sempre com esse nome, é um assunto que permeia com frequência a mídia, as rodas de conversas de fãs e é um tópico que as ligas devem se atentar visando ter um futuro sustentável. Existe a noção de que um grande e duradouro desbalanço pode afetar a demanda pelo esporte trazida por Rottenberg (1956), que argumentou que o público valora a competição balanceada e demanda por incerteza dentro do ambiente esportivo. Nesse contexto, o presente estudo busca, através de uma investigação empírica de dados do futebol europeu e brasileiro de 2007 a 2019, encontrar a relação entre a demanda do público por assistir partidas de futebol nos estádios e o balanço competitivo no conjunto de ligas analisadas. Fazendo uso de uma regressão de efeitos aleatórios, com variáveis de controle buscando capturar o ambiente econômico e a desigualdade e do indicador de balanço competitivo de Noll-Scully, são encontradas evidências de que a elevação do desbalanço competitivo durante o período teve um impacto positivo sobre o público nos estádios. Isso levanta algumas discussões, em linha com Szymanski (2006), sobre o comportamento do fã de futebol, se ele realmente vê uma dominância em sua liga local como algo ruim e se esse desbalanço – aliado a um período de grandes injeções financeiras em clubes de todas as ligas estudas – pode ter atraído mais o público (principalmente um espectador novo) do que repelido.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um Estudo sobre os Determinantes que Influenciam no Desempenho dos IPOs Brasileiros
    (2022) Cardim, Tiago Martins
    O trabalho tem como objetivo identificar se determinados fatores influenciam no desempenho dos IPOs brasileiros. Esses fatores, ao contrário de outros estudos que tinham como foco principal a influência de Private Equity e Venture Capital, procura entender se a (1) volume da negociação/captação; (2) volume total de oferta primária; (3) coordenador líder (underwriter); (4) segmento de atuação; (5) quantidade total de investidores, influenciam nos IPOs. O período que antecedeu a crise de 2008 chamou atenção dos investidores pela quantidade de IPOs que ocorreram, o mesmo acontece nos últimos anos (2020 e 2021). Diante disso, o objetivo é trazer essa análise para um período mais atual. Dentre esses possíveis fatores determinantes, o volume total de oferta primária e o coordenador líder (underwriter) tendem a influenciar negativamente um IPO, ou seja, quanto maior for esse volume e maior for a influência do coordenador líder, menor é a diferença de preço após um ano do IPO.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Influência do perfil do time fundador e país de origem na obtenção de investimentos de uma fintech
    (2022) Oliveira, Thiago Souza de
    O trabalho mira entender como o time fundador e características do país influenciam na obtenção de investimento por uma fintech, seja pelas suas características únicas e pelos seus produtos desenvolvidos pelo time fundador. Além disso, busca-se entender as diferenças entre os países em que essas startups estão envolvidas, para entender se países emergentes mitigam os efeitos das qualidades dos fundadores e também quais indicadores são os mais importantes em um país para a obtenção de rodadas de investimento.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise de contratos de parcerias público-privado em saneamento básico
    (2022) Castilho, Tarik Mansour
    Este trabalho teve como objetivo explorar casos de parcerias público-privada (PPP) de saneamento no cenário brasileiro. Para isso, foi levantado na literatura o que se deve ter no contrato ideal de uma PPP, a estrutura legal e órgãos governamentais que trabalham de maneira adjunta e asseguram o cumprimento das normas. O caso do rio Pinheiros foi dividido em duas partes, uma conta sua degradação e a outra sua revitalização. As falhas cometidas no início do processo de concessões e privatizações do Brasil são tomadas na subseção de fracassos, enquanto os acertos esperados se encontram na subseção de sucessos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Bancos digitais no Brasil: Panorama e perspectivas
    (2022) Ricci, Stefano Rocha
    O presente trabalho busca introduzir o conceito de Bancos Digitais, assim como traçar todo o panorama e histórico desse mercado no Brasil, analisando o cenário competitivo e regulações do setor. Esse trabalho também busca estabelecer comparações entre o mercado brasileiro e os principais mercados mundiais como EUA, Europa e China a fim de colocar em perspectiva o grau de desenvolvimento do país e com isso dar luz as principais questões e aspectos, traçando possíveis cenários futuros a partir do desenvolvimento de novas tecnologias. Para isso, foi utilizada uma profunda pesquisa bibliográfica além de diversas entrevistas com alguns dos maiores especialistas do Brasil nesse tema.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O Efeito da PEC dos Precatórios na Economia Brasileira, uma Análise dos Juros de Longo Prazo
    (2022) Suarez, Renzo Rocha
    A trajetória passada das contas públicas brasileiras demonstra um país historicamente endividado e com uma condução fiscal que não conseguiu reverter esse cenário. Essa caraterística da economia brasileira é apontada pela literatura como uma das grandes responsáveis pela dificuldade de o Brasil ter um crescimento econômico constante e sustentável. Segundo a literatura, o chamado risco fiscal é um dos principais canais de transmissão para a economia de um país com alto nível de dívida/PIB. O efeito de transmissão pode ser observado nas rentabilidades esperadas dos títulos de dívida do governo quando são precificados pelo mercado, no qual os agentes atribuem um prêmio de risco implícito aos respectivos ativos. Em 2021, o Congresso, com apoio do governo federal aprovou uma medida chamada de “PEC dos precatórios”, a qual representa uma desobediência referente as responsabilidades fiscais com as quais o governo federal havia se comprometido através do teto dos gastos. Sendo assim, a partir deste artigo é esperado calcular o efeito da PEC dos Precatórios para entender se, via o aumento do risco fiscal, houve ou não impacto sobre a taxa de juros real de longo prazo do país.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impacto da inflação na desigualdade de renda
    (2022) Bigelli, Rafael Tardivo Sanches
    Esta monografia tem como objetivo detalhar o argumento econômico sobre as vantagens que indivíduos de alta renda possuem frente a indivíduos de baixa renda, para superar pressões inflacionárias, e como isso potencializa a desigualdade de renda de um país. Para comprovar o argumento teórico, foi realizado um teste empírico, onde foi possível verificar a existência de indícios que mostram uma relação positiva entre inflação e desigualdade de renda, mensurada a partir do índice Gini. O citado teste empírico foi realizado a partir de um painel com 96 países e dados anuais entre 1990 até 2015, em que, para captar as individualidades de cada país na amostra, foi utilizado Efeito Fixo, com isso, foi observado que um aumento de 10 pontos percentuais na inflação elevaria o índice Gini em 0,83 ponto.