Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Credibilidade e Volatilidade da Política Monetária: Uma Evidência para a América Latina e Caribe
    (2025) Czarnobay, João Victor Campos
    Este estudo investiga a relação entre a credibilidade das autoridades monetárias e a volatilidade da política monetária em países da América Latina e do Caribe que adotam o regime de metas de inflação. O principal objetivo consiste em verificar se níveis mais elevados de credibilidade dos bancos centrais estão associados a menor volatilidade das taxas de juros de política monetária. Para tanto, adota-se o indicador de credibilidade desenvolvido por Levieuge, Lucotte e Ringuedé (2018), que considera os desvios da inflação esperada em relação aos limites da banda de metas, bem como a metodologia EGARCH, conforme discutida por Rossetti, Nagano e Meirelles (2017), para mensuração da volatilidade condicional dos juros. Os resultados indicam que uma maior credibilidade dos bancos centrais contribui para a redução da volatilidade da política monetária, favorecendo a ancoragem das expectativas dos agentes econômicos. Adicionalmente, verifica-se que a volatilidade condicional dos juros das economias observadas está associada a fatores estruturais, como a componente constante da volatilidade, a influência da volatilidade passada, a persistência dos choques e a presença de efeitos alavancagens assimétricos, os quais variam entre os países analisados. Destaca-se, ainda, que, em determinadas economias, choques positivos de política monetária geram efeitos mais pronunciados sobre a volatilidade dos juros do que choques negativos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Relação intertemporal entre os mercados cambial e acionário: evidências para o Real e o Ibovespa usando métodos de volatilidade condicional
    (2024) Nascimento, Gustavo Ranches do
    O presente trabalho visa entender a dinâmica entre o comportamento da bolsa brasileira, tendo como proxy principal o índice Ibovespa, e a taxa de câmbio para o dólar americano contra o real brasileiro, duas das mais importantes variáveis financeiras no Brasil. Para tal serão analisados dados diários desde 2000 até outubro de 2023, por meio de modelos de volatilidade condicional multivariados - de modo a analisar a correlação entre os ativos ao longo do tempo. Encontrou-se uma correlação consistentemente negativa ao longo do período e uma vantagem dos modelos do tipo TGARCH sobre os GARCH na modelagem da variância. Ainda, foram aplicados os modelos em um exercício de otimização de carteira via Sharpe, obtendo resultados significantemente maiores do que o método tradicional de calculá-lo, por meio de volatilidades não condicionais.