Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise de impacto dos aplicativos de delivery no Brasil
    (2021) Leonardo Ide
    A implementação de novas tecnologias para prestação de serviços, vem afetando todos os mercados tradicionais. O mercado gastronômico é um dos grandes exemplos, com os aplicativos de delivery. Este estudo fazaanálise empírica dos dados para evidenciar os impactos dos aplicativos de delivery sobre o mercado físico. Para verificar estas mudanças, será utilizada a metodologia de diferenças em diferenças numa base de dados com anos anteriores e posteriores à implementação destes aplicativos de delivery no Brasil.Com a base de dados daRelação Anual de Informações Sociais (RAIS), encontramos umaumento superior no número de funcionários de restaurantes e em seus salários médios,nos municípios com os serviços do aplicativo Ifood.Outro resultado encontrado foi um crescimento superiorno número de supermercados e hipermercados, nos municípios com Ifood em detrimentodaqueles sem o aplicativo, enquanto o número de mercados teve resultado oposto, crescendo mais em municípiossem Ifood
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Legislação e contratos em marketplace e suas particularidades
    (2017) Martins Junior, Marcelo Costa Vasconcellos
    A inovação da plataforma de vendas online, no qual há o encontro de lojas virtuais e consumidores finais, mudou a interpretação da legislação e dos contratos que tange o comércio eletrônico, especialmente os relativos ao modelo de negócio Marketplace, nas quais, mudanças em sua organização estrutural, impacto na legislação brasileira desde sua funcionalidade até perspectivas futuras.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo sobre a estrutura de preço no mercado de celular no E-Commerce brasileiro
    (2015) Martello, Vitor Gabriel Rivas
    Esta monografia tem como objetivo estudar a dispersão de preços de aparelhos celulares no e-commerce brasileiro testando os atributos dos sites ofertantes para explicar a variabilidade dos preços na internet. Para tanto, séries temporais são utilizadas para construir um painel e analisar a relação entre a dispersão de preço (aqui medida como variação padronizada) e os atributos dos sites (como reputação, certificações, facilidade de pagamento e avaliações de consumidores). Os efeitos marginais foram estimados utilizando o estimador de Hausman-Taylor. Ainda, testes de especificação foram conduzidos para verificar a qualidade do modelo proposto e para auxiliar a derivação do mesmo. A estimação traz evidências de que parte da dispersão pode ser explicada pela heterogeneidade dos vendedores.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma análise da Alibaba: impactos competitivos de seu IPO em seu mercado setorial
    (2015) Abreu, Gabriel de Oliveira
    Como o novo modelo de negócios dos últimos anos, o e-commerce vem adquirindo cada vez mais novos usuários com o progresso da tecnologia. Entre as maiores companhias de e-commerce americanas percebe-se que os maiores players (Amazon e Ebay) vêm dominando este mercado sem grandes concorrências. Porém, com o rápido desenvolvimento apresentado pelo setor americano, cada vez mais companhias apresentam interesse nesse setor, entre elas a Alibaba. Com o seu IPO estabelecido em 2014 a Alibaba apresentou o maior IPO da história arrecadando U$ 25 bilhões, sinalizando um alerta a seus concorrentes. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos competitivos gerados pelo IPO da Alibaba sobre os seus maiores concorrentes de mercado, Amazon e o Ebay. Para medir os impactos foram analisados os preços das ações, o CAR das concorrentes, os KPIs (key performance indicators) e mudanças de estrutura da empresa. Após os cálculos realizados o estudo demonstrou que apesar de sua significância para o mercado, o IPO da Alibaba não afetou os preços das ações de suas concorrentes.