Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso Análise de impacto dos aplicativos de delivery no Brasil(2021) Leonardo IdeA implementação de novas tecnologias para prestação de serviços, vem afetando todos os mercados tradicionais. O mercado gastronômico é um dos grandes exemplos, com os aplicativos de delivery. Este estudo fazaanálise empírica dos dados para evidenciar os impactos dos aplicativos de delivery sobre o mercado físico. Para verificar estas mudanças, será utilizada a metodologia de diferenças em diferenças numa base de dados com anos anteriores e posteriores à implementação destes aplicativos de delivery no Brasil.Com a base de dados daRelação Anual de Informações Sociais (RAIS), encontramos umaumento superior no número de funcionários de restaurantes e em seus salários médios,nos municípios com os serviços do aplicativo Ifood.Outro resultado encontrado foi um crescimento superiorno número de supermercados e hipermercados, nos municípios com Ifood em detrimentodaqueles sem o aplicativo, enquanto o número de mercados teve resultado oposto, crescendo mais em municípiossem IfoodTrabalho de Conclusão de Curso Legislação e contratos em marketplace e suas particularidades(2017) Martins Junior, Marcelo Costa VasconcellosA inovação da plataforma de vendas online, no qual há o encontro de lojas virtuais e consumidores finais, mudou a interpretação da legislação e dos contratos que tange o comércio eletrônico, especialmente os relativos ao modelo de negócio Marketplace, nas quais, mudanças em sua organização estrutural, impacto na legislação brasileira desde sua funcionalidade até perspectivas futuras.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo sobre a estrutura de preço no mercado de celular no E-Commerce brasileiro(2015) Martello, Vitor Gabriel RivasEsta monografia tem como objetivo estudar a dispersão de preços de aparelhos celulares no e-commerce brasileiro testando os atributos dos sites ofertantes para explicar a variabilidade dos preços na internet. Para tanto, séries temporais são utilizadas para construir um painel e analisar a relação entre a dispersão de preço (aqui medida como variação padronizada) e os atributos dos sites (como reputação, certificações, facilidade de pagamento e avaliações de consumidores). Os efeitos marginais foram estimados utilizando o estimador de Hausman-Taylor. Ainda, testes de especificação foram conduzidos para verificar a qualidade do modelo proposto e para auxiliar a derivação do mesmo. A estimação traz evidências de que parte da dispersão pode ser explicada pela heterogeneidade dos vendedores.Trabalho de Conclusão de Curso Uma análise da Alibaba: impactos competitivos de seu IPO em seu mercado setorial(2015) Abreu, Gabriel de OliveiraComo o novo modelo de negócios dos últimos anos, o e-commerce vem adquirindo cada vez mais novos usuários com o progresso da tecnologia. Entre as maiores companhias de e-commerce americanas percebe-se que os maiores players (Amazon e Ebay) vêm dominando este mercado sem grandes concorrências. Porém, com o rápido desenvolvimento apresentado pelo setor americano, cada vez mais companhias apresentam interesse nesse setor, entre elas a Alibaba. Com o seu IPO estabelecido em 2014 a Alibaba apresentou o maior IPO da história arrecadando U$ 25 bilhões, sinalizando um alerta a seus concorrentes. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos competitivos gerados pelo IPO da Alibaba sobre os seus maiores concorrentes de mercado, Amazon e o Ebay. Para medir os impactos foram analisados os preços das ações, o CAR das concorrentes, os KPIs (key performance indicators) e mudanças de estrutura da empresa. Após os cálculos realizados o estudo demonstrou que apesar de sua significância para o mercado, o IPO da Alibaba não afetou os preços das ações de suas concorrentes.