Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Impactos do Open Banking na sociedade brasileira: o open banking é capaz de mudar o nível de educação financeira dos indivíduos brasileiros?(2023) Elias, Nicolas PassadoreO presente trabalho tem como objetivo apresentar o questionamento sobre os impactos do Open Banking na sociedade brasileira, com o intuito principal de entender e analisar a influência que o sistema exerce e tem a capacidade de exercer sobre a educação financeira no país. O Open Banking é um sistema recém implantado no Brasil e no mundo que tem como finalidade tornar o mercado financeiro mais eficiente, competitivo e dinâmico, promovendo maior controle e autonomia aos cidadãos sobre suas finanças pessoais e investimentos. Com isso, uma das maiores apostas do sistema é incentivar a participação, entendimento e interesse da população em relação às suas finanças pessoais. Desta forma, este trabalho busca entender, a partir de uma profunda análise da literatura e dos dados disponíveis até o momento, se de fato, a iniciativa é capaz de influenciar e incrementar o conhecimento geral sobre o mercado financeiro brasileiro a partir das inúmeras oportunidades que ela oferece. Assim, a estrutura utilizada para apresentar este estudo será, em primeiro lugar, introduzir o Open Finance no Brasil e no mundo, discorrendo sobre suas características estruturais, concorrenciais e jurídicas. Em seguida, dissertar sobre as experiências sociais de outros países pioneiros na implementação do sistema e que possuem informações mais avançadas sobre as consequências reais que a iniciativa pode gerar. Por fim, analisar os dados mais importantes que podem produzir algum tipo de previsão sobre os efeitos do projeto em relação à educação financeira no Brasil.Trabalho de Conclusão de Curso Efeitos heterogêneos imediatos da pandemia de Covid-19 na educação e trabalho de adolescentes-jovens no Brasil(2023) Rigo, Leonardo LeoneEsta monografia visa fornecer evidências de quais são os efeitos imediatos da pandemia de Covid-19 na educação e no mercado de trabalho de adolescentes-jovens (indivíduos na faixa de 14 a 17 anos de idade). Na parte teórica deste trabalho, considera-se um modelo microeconômico de acumulação de capital humano aplicado ao mercado de trabalho de adolescentes-jovens que tem como elementos cruciais: a função de produção de capital humano, a renda dos pais, bem como fatores domiciliares como a educação dos pais. Esses são elementos-chave para entender o impacto teórico da pandemia nas condições de oferta e demanda, o que influenciará a participação dos adolescentes-jovens na vida escolar e no mercado de trabalho. Na parte empírica deste trabalho, foram coletados dados da PNAD Contínua trimestral ao longo dos anos de 2019 e 2020 com intuito de observar um cenário anterior e durante a pandemia que acompanhe os mesmos indivíduos ao longo do tempo. Para investigar este efeito trabalhamos com uma metodologia de efeitos fixos em um painel de indivíduos a fim de medir quais os efeitos heterogêneos da pandemia no mercado de trabalho destes jovens, comparativamente com os trimestres dos anos anteriores. Os resultados indicam que a pandemia aumentou a probabilidade de o adolescente-jovem não estar estudando e nem trabalhando (conhecido nesta literatura como NEM NEM). Esse efeito foi ainda maior nos domicílios que não há ninguém com ensino superior, o que confirma a hipótese teórica elencada de que características domiciliares e a educação dos pais são fatores importantes na acumulação de capital humano dos adolescentes-jovens.Trabalho de Conclusão de Curso A relação entre a educação e a desigualdade dos países(2008) Camargo, Pedro Cavalcanti deEsta monografia procura analisar o impacto da educação sobre a desigualdade de renda de diversos países. Utilizando os dados obtidos relativos à educação e a desigualdade de 39 países nos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, utilizou-se modelos econométricos de painel para observar o impacto da educação sobre o índice Gini. Os resultados alcançados sugerem que melhorias educacionais tendem a reduzir a concentração de renda.Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação das escolas militares no Brasil(2017) Santoro, GuilhermeAo decorrer desse estudo, foi feito uma avaliação das escolas militares no Brasil, com o intuito de entender qual o diferencial dessas escolas para alcançarem resultados mais expressivos comparadas as outras escolas públicas estaduais. Para essa avaliação procurou-se separar o impacto das diferenças sociais entre as escolas, utilizando as informações de Prova Brasil do 9º ano, do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ME), e o modelo estatístico Propensity Score MatchingTrabalho de Conclusão de Curso Aumentos no aprendizado no ensino fundamental afetam o aprendizado no ensino médio?(2017) Bader, StephanieA educação é um relevante fator de mobilidade social e desempenha também um importante papel no entendimento da diferença de evoluções econômicas dos países, conforme comprovado em vários estudos. No Brasil, a partir de avaliações periódicas constatou-se que, apesar de ter havido um aumento de proficiência no 5º ano do ensino fundamental, não houve continuidade no 9º ano e nem no 3º ano do ensino médio. O presente trabalho tem por objetivo investigar por que isso ocorreu, a partir de dados obtidos no SAEB. Os resultados apresentados permitem concluir, no entanto, que a média de proficiência no 9º ano aumenta a média no 3º ano do ensino médio, quatro anos depois, tomando-se como base uma investigação mais detalhada que contempla variáveis de controle (nível de escolaridade da mãe, compatibilidade da idade do aluno com a série escolar cursada e Unidade da Federação). Assim, esse aumento da média do 5º ano do ensino fundamental deve atingir o 9º ano e o 3º ano do ensino médio em breve.Trabalho de Conclusão de Curso A prática do esporte possui impacto no rendimento escolar?(2017) Amoroso Neto, VictorioEm momentos de retração econômica e dificuldades orçamentárias na conjuntura da sociedade brasileira, a preocupação com a eficiência e eficácia dos programas de governo torna-se relevante para uma análise concisa de seus impactos para a sociedade. O objeto de questão do presente estudo é analisar qual o impacto que a atividade esportiva possui sobre o rendimento escolar dos alunos participantes da Prova Brasil 2011 realizada pelo Instituo Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ME). Assim, o trabalho mostra uma possível relação positiva entre praticar esportes e rendimento educacional, o que contribui para focar programas educacionais perante a conjuntura econômica em que o país se encontra, refletindo eficiência e eficácia das tomadas de decisões governamentais.Trabalho de Conclusão de Curso ProUni: análise da eficácia do programa na inserção e capacitação de seus beneficiários no Brasil(2017) Silva, João Rocha DaA educação passou a ser um ponto fundamental para o desenvolvimento de qualquer país nos anos atuais. Com isso, o Governo Federal intensificou as atenções e os gastos com programas e investimentos no setor educacional do país. O Programa Universidade para Todos foi um dos frutos dessas políticas praticadas pelo Governo. O ProUni se apresenta com o objetivo de minimizar a desigualdade de oportunidade de acesso ao ensino superior privado para jovens vindo de escolas públicas e considerados como economicamente desfavorecidos. Levando em conta a discrepância da qualidade entre o Ensino Básico público e privado no contexto contemporâneo brasileiro, em regra, não há garantias de que os alunos vindos do ensino público tenham base teórica e prática para acompanhar o conteúdo dado no ensino superior privado. Esse estudo visa obter comprovações estatísticas sobre a hipótese do acompanhamento do desempenho destes alunos no ensino superior privado. A comparação será feita através do desempenho na prova do ENADE do ano de 2010 e 2014. Através do método de estimação de Mínimos Quadrados Ordinários, serão estimados os modelos principais. Será feita uma regressão para cada modelo, onde uma será para o ano de 2010 e outra para 2014. Ao todo serão rodados, então, dois modelos diferentes. Dessa maneira, essa pesquisa poderá comprovar que os alunos aderentes ao programa ProUni conseguem não só obter bom desempenho durante os seus estudos na universidade mesmo com a base assumidamente precária - levando em conta a qualidade inferior do ensino público no Brasil - como superaram as notas dos alunos não-beneficiados pelo programa.Trabalho de Conclusão de Curso Os efeitos da educação e as instituições sobre o crescimento econômico(2017) Spricigo, Igor SilvaA educação é conhecida por ser um grande propulsor do desenvolvimento econômico. Ao educar, capacitar e recompensar os trabalhadores, a educação leva a um aumento na produtividade do país. Esse estudo verifica o impacto da educação e de variáveis institucionais no crescimento econômico e possui dois objetivos: (i) analisar quantitativamente o quanto a educação e as instituições impactam no crescimento econômico, e (ii) verificar como as variáveis relacionadas a educação e instituições interagem entre si no modelo. Para isso, são coletados resultados de relatórios internacionais (como o Relatório de Competividade Global), de modo a medir a qualidade da educação dos países, assim como a quantidade de estudo. Além disso são coletados dados relativos ao ambiente institucional de um país, como, abertura da economia, segurança dos direitos de propriedade e porcentagem de indivíduos com acesso à internet. Como medida de controle foi adicionada a proporção do investimento em relação ao PIB. Ao rodar 4 regressões via mínimos quadrados em 2 estágios foi possível constatar que a qualidade da educação realmente é um propulsor do desenvolvimento econômico, e que, dentre as variáveis presentes nesse estudo, foi a que mais impactou positivamente nesse crescimento.Trabalho de Conclusão de Curso Análise comparativa da eficiência da saúde pública brasileira: benchmarking financeiro e de capital humano com o resto do mundo(2016) Andrade, Thiago Fares CarilloO Brasil, assim como muitos outros países emergentes, é reconhecido pela desigualdade socioeconômica e falta de infraestrutura básica de qualidade na maior parte de suas regiões. Assim, grande parte de sua população, cuja renda não permite acesso aos serviços de setores privados, depende unicamente do setor público para consumir serviços essenciais, os quais além de serem negativamente julgados no aspecto qualitativo por seus consumidores e críticos, são reconhecidos como ineficientes no aspecto técnico. A ineficiência nos setores essenciais é um fator determinante para a falta de qualidade de vida em países de alta desigualdade, evidenciada nos indicadores socioeconômicos, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o Coeficiente de Gini de Renda per capita. Além disso, há fortes evidências econômicas quanto à relação entre a capacidade de crescimento de longo prazo de um país com a saúde e a educação a que seu povo tem acesso, e isso se reflete diretamente na sua renda. Observada essa correlação e a importância das unidades de saúde pública para seus cidadãos, e, consequentemente, para o desenvolvimento do país, esse estudo tem como objetivo analisar comparativamente a eficiência financeira e de capital humano do SUS (Sistema Único de Saúde) com as de unidades públicas estrangeiras. A avaliação de performance das unidades públicas será realizada pela técnica de programação linear não-paramétrica DEA (Data Envelopment Analysis), conhecida também como a análise de fronteiras de eficiência não-estocásticas. Os resultados servirão como um benchmarking para futuras decisões de planejamento operacional e financeiro público do SUS e terão como foco somente variáveis das perspectivas financeiras e de investimento em capital humano, capital fixo e conhecimento focado no longo prazo.Trabalho de Conclusão de Curso Sistema de voucher: alternativa viável para o ensino médio de São Paulo?(2015) Nigro, Helena Xavier da SilveiraO presente estudo objetiva verificar a viabilidade de um novo modelo de gestão pública direcionada à educação no Brasil. Diante de uma enorme discrepância entre os resultados do sistema educacional privado e estatal identifica-se a necessidade de buscar alternativas ao sistema convencional de ensino fomentado pelo Estado. Para tanto avalia-se a possibilidade da implementação de um modelo alternativo baseado no sistema de voucher – sistema que já se mostrou efetivo em outros países. A hipótese do presente trabalho é de que, a partir deste, seria possível obter melhor desempenho com níveis de investimento estatal similares aos apresentados atualmente. A análise se baseia na ponderação de custos e resultados obtidos dos dois sistemas atuais (estatal e privado) verificando a possibilidade de estabelecer parcerias, via modelo de vouchers – subsidio governamental direto para que o aluno decida que tipo de educação deseja consumir. O objetivo dessa análise é aplicar tais conceitos à realidade do Estado de São Paulo, mais especificamente, à rede de ensino médio estadual situada na capital do Estado, a fim de averiguar se a parceria entre o Estado e a rede privada se mostraria benéfica para o governo e para a sociedade.