Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Sistema para Auxílio à Busca de Vagas de Estacionamento
    (2023) Rocha, Caio Emmanuel Soares; Valentim, Cicero Tiago Carneiro; Silva, Thalia Loiola
    Este projeto tem como objetivo desenvolver uma prova de conceito de um sistema de auxílio à localização de vagas de estacionamento, em parceria com a empresa PrediPark. O projeto contempla as seguintes partes: plataforma a ser acessada pelos usuários; modelo de aprendizado de máquina para prever a disponibilidade de vagas de estacionamento em um dado local e instante de tempo futuro; sistema de coleta de dados de estacionamento em tempo-real. Para demonstrar a capacidade do projeto, e na ausência de volume suficiente de dados reais para demonstração, um simulador estatístico de ocupação de vagas foi construído. O projeto enquadra-se como uma prova de conceito e, portanto, se propõe apenas a validar a solução idealizada pelos participantes do projeto (PrediPark, equipe Insper) e permitir uma demonstração funcional para futuros clientes e parceiros da empresa.
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    Software for anonymization of license plates in images and videos
    (2023) Silva, Diego Saragoza da; Kabbani, Gabriel Mauricio; Loureiro, Luís Filipe Martins; Rodrigues, Theo Barbara
    This project has the objective of developing an API that reads images or videos, identifies license plates, blurs them and extracts their information. As output, the user receives the characters of the license plate as well as the same image or video with the license plates blurred, for anonymization purposes. To achieve identification and data extraction from the license plates, it was necessary to study image processing techniques, machine learning approaches, text extraction algorithms and information about APIs architecture. Results showed that the usage of a machine learning model together with object tracking techniques led to an accuracy of more than 86%. In terms of character extraction, the group achieved an accuracy of 57%.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A utilização do tráfego pago para geração de demanda como estratégia de marketing digital: um estudo de caso
    (2023) Vivo, Matheus Bonifácio de
    As possibilidades de coleta e uso de dados de comportamento, interesses e ações gerados pelos consumidores revolucionou os processos de marketing das empresas. A partir da análise dos algoritmos formados com os dados coletados, como o machine learning, pode identificar padrões e fazer previsões sobre a jornada dos consumidores, permitindo que as empresas possam otimizar seus esforços de marketing em tempo real, aprimorando a estratégia de produto, de vendas, aumentando assim, a taxa de conversão do cliente, a partir da utilização da personalização de conteúdo, previsão de comportamento do cliente e campanhas publicitárias personalizadas e automatizadas. Por isso, este estudo buscou entender o impacto dessa mudança na estratégia de marketing das empresas para atingir seu público-alvo. Com objetivo de entender como as empresas utilizaram a estratégia de marketing para maximizar seu lucro e retorno sobre investimento, foram utilizados indicadores para verificar a eficiência no resultado do marketing digital, como: Taxa de conversão, Taxa de cliques, Engajamento nas mídias sociais, e Feedback dos consumidores.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Papel da inteligência artificial na tomada de decisões empresariais
    (2023) Nucci, Lorenzo de Mello
    Em meio a uma nova revolução tecnológica, a inteligência artificial vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Sua capacidade de processar dados, treinar seu algoritmo eidentificar padrões de forma mais eficiente e rápida que o ser humano, a torna um fator determinante para um maior desenvolvimento econômico. O Economista Daniel Kahneman já afirma que nos próximos 10 a 20 anos, a inteligência artificial tomará melhores decisões empresariais que CEO’s. O Objetivo desse artigo é identificar o papel da inteligência artificial dentre os 4 tipos de decisões empresariais definidos por Ram Shivakumar, podendo atuar como uma ferramenta de auxílio ou um completo substituto ao trabalhador.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Redes sociais, expectativas de mercado e preços de ativos financeiros: um estudo de eventos
    (2020) Birman, Allan De Lima
    O objetivo desse trabalho é explorar se o sentimento presente em redes sociais é capaz de indicar movimentos subsequentes nos preços de ações e índices. Especificamente, é investigado se o conteúdo publicado no twitter pode fornecer informações sobre movimentações futuras no preço de uma amostra de 12 ações americanas. É considerado um período de 75 dias. Os tweets publicados nesse período que fazem referência ao grupo amostral são coletados e classificados como positivos, negativos ou neutros. Essa classificação é feita usando um algoritmo de machine learning conhecido como Algoritmo de classificação por Regressão Logística Multinomial com Gradiente Descendente Estocástico. Se conduz então um Estudo intradiário de Eventos para capturar a complexa relação entre as redes sociais e os preços de ativos financeiros. Os dados são estudados em intervalos de 5 minutos entre cada observação . Espera-se comprovar a hipótese de que o Twitter é um bom instrumento para identificar mudanças nas expectativas do mercado antes que essas sejam completamente incorporadas nos preços dos ativos financeiros.