Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os impactos da carência de novos investimentos na exploração de petróleo sob a perspectiva da oferta e demanda
    (2023) Carreira, Norton Zen Chieppe
    A atual dependência do petróleo em nossa sociedade é algo notório e preocupante. Ao longo dos últimos anos as preocupações ambientais vieram ganhando forças com regulamentações e pressões sociais exigindo maiores controles, de tal forma que geraram impactos sobre as decisões de investimentos na matriz energética, principalmente sobre fontes não renováveis. Nessa lógica, o objetivo desse trabalho é explorar o comportamento futuro do consumo e da produção de petróleo no Brasil, por meio da análise de séries temporais com periodicidade mensal via métodos quantitativos adequados, sendo SARIMA (p, d, q) (P, D, Q) e ARMA (p, d), juntamente com as devidas previsões de cada modelo. Assim, é esperado encontrar em períodos futuros evidências de um menor nível de consumo e produção diante de tais preocupações ambientais. Com isso, espera-se entender melhor o comportamento desse setor mega relevante para a economia brasileira.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Modelo de previsão de falência para empresas de capital aberto no Brasil
    (2023) Helou Neto, Nabih
    Graças a um mundo cada vez mais digitalizado, é ainda mais importante a tomada de decisão eficiente e assertiva. Em um contexto de instabilidade econômica e juros altos, vemos a mídia especializada cada vez mais colocando o risco de crédito das empresas nos holofotes, buscando evidenciar para a população seus impactos na sociedade. O objetivo dessa pesquisa é identificar bons preditores de falência de empresas por meio da construção de um modelo de previsão de falência para empresas de capital aberto no Brasil. O Brasil traz um grande desafio para esse tipo de pesquisa, graças ao risco político elevado e a baixa estabilidade econômica e jurídica. O modelo usado nesse trabalho foi a regressão logística, empregando os indicadores econômico-financeiros das empresas, como variáveis explicativas. Uma amostra controle foi obtida a partir do pareamento das empresas que faliram com outras empresas do mesmo setor e de tamanhos semelhantes. Como resultado, as variáveis significativas para a previsão da probabilidade de falência dizem respeito aos níveis de endividamento, liquidez e eficiência das empresas. Foi possível construir um modelo com potencial de capacidade de previsão excepcional e acerto na previsão acima de 70%, utilizando o valor de corte padrão.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Inteligência artificial aplicada no mercado financeiro
    (2015) Santos, Guilherme Sola dos
    Nesse trabalho estudamos a capacidade da lógica fuzzy ser usada no mercado de ações, principalmente na bolsa brasileira. Para tal, foram realizados diversos testes com diferentes tipos de carteiras de investimentos baseadas em ativos do Brasil e dos EUA para que fosse possível comparar os resultados. Dentre estes testes, foram simuladas previsões a partir de retornos de dias passados e intradiários, utilizando códigos programados em Matlab e em VBA-Excel. Além disso, o trabalho traz luz e visão acadêmica para uma ferramenta atual, no sentido de tornar prática a utilização e confrontá-la com a metodologia tradicional de investimentos em portfólios de ações.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Modelagem do número de gols marcados usando a regressão de Poisson
    (2009) Mahfuz, Thomas Osborn
    Essa monografia utiliza um método de previsão para o resultado de partidas de futebol, baseado num modelo de gols marcados tratados como variáveis com distribuição de Poisson, usando o sistema de pontos do ranking da Fédération Internationale de Football Association (FIFA) e o mando de jogo como variáveis preditoras. O modelo apresentou um coeficiente de explicação elevado, indicando boa previsibilidade do número de gols marcados numa determinada partida da Copa do Mundo de 2002. Além disso, o ranking da FIFA e o mando de jogo foram relevantes e a análise revelou a adequabilidade do modelo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da volatilidade e previsão dos retornos dos preços do açúcar
    (2009) Araujo, Felipe Baeta Ippolito Oliveira
    A análise de volatilidade e a previsão dos retornos dos preços de commodities agrícolas são relevantes para a gestão de risco, à medida que ampliam o nível de informação dos agentes econômicos. Assim sendo, buscou-se, neste estudo, analisar a volatilidade para os retornos dos preços do açúcar, a partir do exame de dois fatores determinantes, quais sejam, a persistência de choques e de assimetrias no comportamento volátil, por meio da aplicação dos modelos da classe ARCH. Além disso, objetivou-se definir um modelo preditivo consistente, tendo como base os modelos da classe ARIMA. Nesse sentido, os resultados empíricos obtidos corroboraram as expectativas teóricas, mostrando a elevada constância dos choques. No tocante à assimetria dos choques, há uma divergência entre os resultados, visto que, enquanto no modelo EGARCH o componente assimétrico se mostrou não significativo, o modelo TARCH diagnosticou a presença de assimetria, com forte evidência para o efeito alavancagem, ou seja, retornos negativos estão mais associados aos aglomerados de volatilidade. Tais resultados ratificam a justificativa de criação de instrumentos de hedging como uma importante ferramenta para melhor gerenciar os riscos inerentes ao mercado.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Modelos de previsão da taxa de câmbio no Brasil
    (2010) Perdomo, Juan Pedro Jensen
    Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre os modelos de previsão do câmbio, entender a baixa previsibilidade dos modelos macroeconômicos e entender o que os agentes econômicos fazem para superar isto. Destaca-se a importância das expectativas dos agentes na determinação da taxa de câmbio. Conclui-se que existe uma volatilidade nos fundamentos da taxa spot e que para se obter bons resultados na previsão é necessário ter um bom conjunto de informações.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Métodos de previsão de crises cambiais
    (2014) Santos, Vinícius Fidelis Sodré dos
    O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar qual o grau de previsibilidade das crises cambiais. Para isso, é feita uma breve revisão da literatura tanto dos trabalhos teóricos quanto empíricos sobre o tema, visando compreender como podem surgir, quais os sintomas, e quais os indicadores importantes que podem ajudar a prever uma crise cambial. Como metodologia, o trabalho aplica os modelos Logit e Probit em 19 países em desenvolvimento para obter estimativas de qual é a probabilidade condicional de que haja uma crise cambial n passos afrente. O resultado é extrapolado até 2019 para obter uma estimativa de previsão de crises cambiais neste período. Dos dezenove países estudados, dez apresentaram uma probabilidade maior do que 60% de ocorrência de ao menos uma crise cambial no período de 2015 a 2019.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Transição demográfica: estimação e previsão da oferta de trabalho no Brasil 2014-2050
    (2013) Pecoraro, Vinícius Borges
    Este estudo tem como objetivo a estimação da oferta de trabalho no Brasil usando dados entre 1992 e 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para prever o comportamento futuro dessa oferta em função das mudanças demográficas pelas quais o país está passando. É utilizado o ferramental econométrico de dados em painel com efeitos fixos, observando-se os resultados para três subgrupos: jovens de 15 a 24 anos, mulheres com mais de 25 anos e homens com mais de 25 anos. Os resultados mostram que a PEA terá taxas de crescimento negativas no período, com expectativa de declínio da oferta de trabalho ao final da década de 2040. Como consequência da redução do número de trabalhadores disponíveis, e se confirmada a expectativa de aumento substancial da demanda por trabalho levantada na literatura, haverá queda do desemprego e aumento dos salários.