Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Depressão e decision-making: como a depressão impacta o processo de tomada de decisão?
    (2021) Campos, Luiza Vilela
    A literatura econômica sobre os impactos da depressão no processo de tomada de decisão ainda é bastante escassa e heterogênea. Isso dificulta a compreensão da Economia sobre o comportamento dos depressivos (uma parcela cada vez mais relevante da população), que, muitas vezes, não pode ser explicado pelos modelos econômicos clássicos. Para ajudar a minimizar esse problema, revisamos a literatura disponível sobre o tema, propondo uma organização que facilitasse a tradução da linguagem médica para a linguagem econômica. Encontramos evidências na literatura de que a depressão pode impactar o decision-making por três vias principais: preferências – via alterações da taxa de desconto intertemporal, aumento da desutilidade do esforço e redução da utilidade do consumo –, expectativas – via vieses cognitivos mais pessimistas e previsões mal-adaptativas – e restrições – via déficits cognitivos, motores e emocionais que levam à redução de tempo disponível e da produtividade. Essa pesquisa auxilia na melhor compreensão do comportamento das pessoas com depressão sob uma perspectiva econômica, mas deixa claro que ainda há muito a se desenvolver e aprofundar no conhecimento científico sobre o assunto.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    “O medo da máscara invisível”: a internalização do sucesso e a correlação entre consciência de estereótipo, autoestima e síndrome do impostor
    (2019) Calicchio, Ana Beatriz Rieper Leandrini
    A frequência de relatos de indivíduos reportando sentimentos de fraude ou sentimento de insuficiência no âmbito acadêmico/profissional tem aumentado nos últimos anos. Definido como Síndrome do Impostor (SI), esse fenômeno tem sido tema de diversos discursos e pesquisas na área de economia comportamental e psicologia. Entretanto, os motivos que explicam a maior incidência dessa síndrome no público feminino ainda não são muito claros. Este estudo busca aprofundar a investigação entre a relação de consciência do estigma de gênero, autoestima e síndrome do impostor, analisando os dados originados a partir de um questionário conduzido virtualmente em uma amostra estritamente feminina (N = 181). Os resultados observados apontam que um alto grau de consciência de estereótipo e a um baixo nível de autoestima são fortes preditores da síndrome do impostor, permitindo que sejam sugeridos métodos para auxiliar na superação desse obstáculo para o desenvolvimento individual.