Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Avaliações online: fatores motivadores e consequências para empresas- uma revisão sistemática de literatura e um framework para futuras pesquisas(2021) Arthur Garcia Castro GonzalezO ‘boca-a-boca’ sempre teve um papel importante na decisão de compra do consumidor. No mundo de smartphones, conexão onipresente e mídias digitais, essa influência expandiu para o universo eletrônico, para o ‘boca-a-boca eletrônico’ (a.k.a. e-WOM, eletronic word of mouth). Um subtipo do e-WOM são as avaliações online que consistem no compartilhamento das avaliações (de produtos e ou serviços) nas diversas plataformas online (e.g., mídias sociais), ou seja, o compartilhamento da opinião de consumidores sobre produtos / serviços que adquiriram. Devido a sua importante influência na tomada de decisão do consumidor, esse compartilhamento tem sido encorajado por gigantes tech como a Amazon (inicialmente), e se expandiu dando origem a plataformas especificas de avaliações, caso do TripAdvisor. Em um mundo de mídias sociais onde avaliações online influenciam a escolha de consumidores, faz-se necessário que as empresas entendam esse fenômeno, que fatores motivam o compartilhamento e qual o impacto disso nas empresas? Nesse trabalho fizemos uma revisão sistemática de literatura buscando responder essas perguntas, identificando fatores motivadores das avaliações online, e das consequências para empresas, resultando em um modelo com proposições para pesquisa futura.Trabalho de Conclusão de Curso Efeito batom: estudo dos impactos do desemprego no consumo de cosméticos embelezadores no mercado brasileiro(2016) Garcia, Júlia JordãoO trabalho apresentado para conclusão do curso de Ciências Econômicas versa a investigação do Efeito Batom durante as últimas crises econômicas brasileiras - entre 2006 e 2016 - e dos fatores que levam ao consumo feminino de cosméticos embelezadores no Brasil. O Efeito Batom caracteriza-se pela elevação do consumo de cosméticos pelo público feminino em crises econômicas, evidenciando a resiliência de tal mercado. O Brasil passa por uma crise iniciada no final de 2014 e agravada nos dois anos subsequentes, em meio a qual temos vivenciado taxas de desemprego de 9,8%, inflação acima dos 10% e contração do produto de 3,8% em 2015. Neste cenário, segundo a teoria do Efeito Batom, podemos esperar uma melhora no setor de cosméticos; todavia, tal fenômeno pôde ser observado apenas até o início do ano de 2015, quando o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos sofreu sua primeira retração em 23 anos. Considerando a representatividade do mercado de cosméticos no PIB brasileiro, se faz de grande importância estudar o Efeito Batom neste país e entender os motivos que levaram à ocorrência do mesmo apenas no início da vigente crise. Assim, foram conduzidos dois estudos complementares, com o objetivo de entender como fatores macro e micro afetam a intenção de consumo de cosméticos pelas mulheres do país. O primeiro estudo, intitulado Estudo de Fatores Econômicos, constatou que o aumento do desemprego feminino reduziu a intenção de consumo de cosméticos por mulheres e, em contraponto, que a elevação na expectativa de desemprego pelas consumidoras levou a uma maior intenção de consumo de cosméticos – em especial maquiagens e outros cosméticos embelezadores, tais como cremes faciais. No Brasil, especificamente no início das crises do período analisado, tivemos evidências que suportam a existência do Efeito Batom. Para chegar a essa conclusão, foi conduzida, no primeiro estudo, uma análise da série temporal de tais variáveis – taxa de desemprego, expectativa de desemprego e intenção de consumo de cosméticos – entre as duas últimas crises brasileiras. O segundo estudo, intitulado Estudo de Fatores Comportamentais, verificou que fatores comportamentais relacionados à incerteza das condições do mercado de trabalho elevam a probabilidade de consumo dos referidos cosméticos pelo público feminino. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizado um survey com mulheres de 20 a 50 anos, que estavam ou pretendiam ingressar no mercado de trabalho. Para concluir a análise acima, inicialmente, foram criados construtos com base nos valores que influenciam o comportamento de consumo e, por fim, foram utilizados os métodos de Análise Fatorial, estatística descritiva da amostra, e regressão Logit, os quais possibilitaram concluir que o sentimento de incerteza do mercado de trabalho é o comportamento que leva a uma maior probabilidade de elevação no consumo de cosméticos e corrobora para a ocorrência do Efeito Batom no Brasil.Trabalho de Conclusão de Curso Análise do mercado de pirataria: um estudo sobre a percepção dos consumidores brasileiros do risco do compartilhamento Ilegal de música digital(2016) Almeida, Camila Barbuy Paes deEste trabalho tem como mapear e entender se existe e qual é o comportamento padrão entre consumidores brasileiros perante o compartilhamento ilegal de música digital. Além disso, esse estudo têm como objetivo compreender se os consumidores percebem o risco ao compartilhar ilegalmente música digital, ou seja, se eles têm medo de serem descobertos enquanto cometem tal infração. Outro ponto importante que será abordado é se, de fato, as pessoas sabem que existem leis na Constituição Brasileira que protegem os direitos autorais e quais podem ser as punições para quem infringe tais leis. Por fim, com a conclusão sobre a percepção de risco, será proposta uma medida para que o governo brasileiro busque desenfrear a comercialização de produtos pirateados, ajudando assim a reaquecer a indústria musical.