Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 63
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Tecendo conexões: O Mercado de Securitização e Impactos Macroeconômicos
    (2024) Pedro, Willian Natale
    O desenvolvimento do mercado de capitais traz consigo vantagens e desafios, a incidência de ativos securitizados é responsável por contornar uma dificuldade do setor agrícola e imobiliário que consiste na falta de liquidez desses mercados. A emissão de certificados de recebíveis viabiliza um meio onde a dinâmica desses setores possa ter maior incidência de capital, ao transformar ativos menos líquidos em títulos de com maior capacidade de comercialização. No entanto, o contexto de financiamento e crédito sempre está atrelada a riscos de inadimplência e qualidade de gerenciamento, tornando o ambiente de securitizados mais complexos dado a as capacidades de impactar a estabilidade financeira de um país, como foi visto pela crise de subprimes em 2008. Assim, o objetivo dessa pesquisa é observar dentro do contexto brasileiro como o mercado de securitizados pode impactar o cenário macroeconômico.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    O efeito da eleição de prefeitos de ideologias políticas distintas no crescimento e desenvolvimento econômico dos municípios
    (2024) Souza, Victoria Saraiva de
    Este estudo analisa como a ideologia política dos prefeitos, representada entre direita e esquerda, impacta o crescimento e o desenvolvimento econômico dos municípios brasileiros. Para a fundamentação teórica, primeiramente é explorado o comportamento e as motivações dos políticos, que são abordadas por diversas teorias, sendo as principais: o teorema do eleitor mediano, modelo de Tiebout, procura de satisfação de preferências pessoais (candidatos policy-motivated) e de se eleger (candidatos office-motivated). Dado o modelo-base em que os candidatos são tanto policy-motivated quanto office-motivated, desenvolve-se a hipótese de que prefeitos de esquerda procuram beneficiar pessoas de baixa renda, o que faz com que este seja mais focado desenvolvimento econômico, enquanto prefeitos de direita atuam em políticas pró população afluente, de modo a gerar uma melhora do crescimento da economia. Para análise dessas hipóteses, foram usados dados de Produto Interno Bruto (PIB), índice FIRJAN e gastos públicos. O período de estudo será referente às eleições apertadas entre direita e esquerda de 2004 a 2016, de forma a ser observada a diferença das variáveis entre o início e o final de cada mandato, por meio da metodologia de Regressão Descontínua (RDD) Sharp. As evidências encontradas foram parcialmente favoráveis às hipóteses levantadas, de modo que prefeitos de esquerda obtiveram, em média, gastos per capita de educação e cultura R$ 146,34 maiores do que os prefeitos de direita obtiveram, ambos em eleições apertadas. Enquanto isso, estimou-se que prefeitos de direita aumentaram o PIB per capita, em média, R$ 1,48 a mais do que prefeitos de esquerda, sendo essa diferença encontrada na agropecuária e no setor de serviços.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    O Efeito da Liderança Feminina na Educação Municipal no Brasil: Evidências Baseadas em Close Elections.
    (2024) Guida, Valentina Badaró Pedrosa
    Evidências prévias experimentais afirmam que as mulheres têm mais qualidades e são pessoas mais altruístas do que homens, principalmente quando o custo de ter essa característica é alto, podendo se preocupar mais com as necessidades da sociedade do que pessoas do sexo masculino. Assim, ao realizar decisões relacionadas a políticas públicas, homens e mulheres podem seguir caminhos diferentes. Este trabalho estuda o impacto da eleição de uma mulher nos investimentos em educação do município, focando principalmente nos gastos públicos destinados ao setor e os efeitos disso para o desempenho educacional. Para isso, é feito o uso de close elections, sendo essa uma eleição em que o candidato eleito venceu por uma diferença mínima de votos. Ademais, foi realizada uma Regressão Descontínua, no intuito de não fazer uma análise comparativa viesada entre diferentes sexos. A partir disso, e do uso de dados extraídos do Siconfi, TSE e Ideb, esse estudo teve dois resultados: primeiro deles é que os municípios liderados por mulheres apresentam, em algumas categorias, melhor desempenho na educação, algo visto nos pontos do Ideb como em seu componente de rendimento. Além disso, o segundo resultado indica que prefeitas investem mais no setor educacional do que prefeitos.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Dívida pública e suas consequências: crescimento econômico e desigualdade na distribuição de renda no Brasil
    (2024) Cavalcanti, Sofia Lucena
    A dívida pública é um instrumento amplamente utilizado por governos para financiar suas atividades. No entanto, apesar da existência de estudos sobre a sustentabilidade da dívida, no Brasil há uma carência de análises empíricas que investiguem seus impactos sobre o crescimento econômico e a desigualdade de renda. Este estudo tem como objetivo avaliar se a dívida pública brasileira, especialmente a dívida interna, influencia o crescimento econômico e a redistribuição de renda. Utilizando métodos econométricos e dados de séries temporais, o trabalho inclui variáveis de controle como crises internacionais e risco país, buscando oferecer uma análise aprofundada. Os resultados indicam uma relação negativa entre a dívida pública e o crescimento econômico, embora não se tenha encontrado base estatística robusta para afirmar uma relação não linear. Além disso, foi observada uma relação positiva entre a dívida interna e a desigualdade de renda, medida pelo índice de Gini. Por outro lado, a dívida externa não apresentou significância estatística em relação à desigualdade, sugerindo um papel menos relevante nesse contexto. O estudo contribui para a literatura ao explorar a composição da dívida pública e suas potenciais implicações, objetivando fornecer informações relevantes para a formulação de políticas públicas que busquem um equilíbrio entre financiamento estatal, crescimento econômico e promoção da igualdade social.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Cooperação e Desenvolvimento Econômico
    (2024) Rosemberg, Rodrigo
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) terá como objetivo principal estudar em profundidade o papel da cooperação, enquanto conceito e fenômeno, no desenvolvimento econômico. Se buscará explorar a relação entre cooperação e Economia em quantos contextos e dimensões forem possíveis, entendendo como a cooperação pode promover eficiência e desenvolvimento econômico. O caráter essencialmente teórico do estudo demanda uma metodologia de enfoque teórico, motivo pelo qual se optou pela metodologia de revisão bibliográfica. Serão estudadas múltiplas referências com o fim de compreender as conexões entre a cooperação e diversas relações e dispositivos econômicos, bem como as consequências deles para as economias. Espera-se encontrar robusta influência econômica exercida pela cooperação a partir das conexões intrínsecas da cooperação com diversas formas de desenvolvimento econômico. E, nesse sentido, espera-se também impactar os leitores na direção de mentalidades mais cooperativas, incentivando o desenvolvimento humano.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes do Financiamento Externo: Uma Análise dos Fatores que Influenciam a Decisão de Empresas Brasileiras entre 2010 e 2023
    (2024) Palmari, Pedro Schreer
    As decisões de financiamento das firmas é um tema intensamente estudado no cenário de finanças, com estudos anteriores buscando entender como as empresas decidem pela captação de recursos no mercado de dívida ou ações. As pesquisas mais recentes indicam que tal decisão é principalmente pautada nos custos de cada uma das possibilidades, com as empresas se aproveitando de flutuações de mercado para captar no mercado de dívida quando seu custo é menor e o mesmo para o mercado de ações, caracterizando assim o fenômeno do market-timing. Este trabalho busca contribuir para a literatura adicionando o espectro do mercado internacional, que representa um nível elevado das captações realizadas por empresas brasileiras. Assim sendo, o estudo busca entender os fatores que influenciam a escolha pelo mercado de dívida internacional em relação ao mercado local. Por meio de uma estimação econométrica utilizando o método logit, encontra-se o resultado de que o custo não é uma variável significativa para pautar tal decisão, mas sim características financeiras das empresas. Isso pode ser explicado pelos benefícios adicionais da captação externa como prazos extensos e volumes maiores, compensando pelo custo elevado.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do Sistema de Metas de Inflação – A Experiência Brasileira
    (2024) Oliveira, Maria Porto Pires
    Este trabalho explora a trajetória dos regimes de política monetária adotados pelos bancos centrais ao longo da história, com ênfase no desenvolvimento e adoção global do Regime de Metas de Inflação (RMI) desde os anos 1990. Aborda a importância do RMI como âncora nominal na estabilização econômica, a partir do colapso do sistema de Bretton Woods e o contexto de alta inflação. Além disso, o trabalho analisa o impacto do RMI na economia brasileira, destacando o papel fundamental desse regime na contenção da inflação e na credibilidade da política monetária. A análise inclui uma revisão teórica e uma discussão sobre os benefícios e controvérsias do RMI, como sua influência sobre o crescimento econômico e o emprego. Por fim, são examinados os desafios específicos enfrentados pelo Brasil no contexto do RMI, incluindo a escolha do IPCA como índice de meta e o impacto de políticas de juros elevados em cenários de pressões inflacionárias.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Otimização de portfólio usando sinais de trading gerados via Machine Learning
    (2024) Gurgel, Mariana Martins
    Esse trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de portfólios otimizados a partir da metodologia desenvolvida em Brandt, Santa-Clara e Valnakov (2009) associada a sinais de trading gerados via modelos de Machine Learning. A metodologia em questão permite que os pesos de cada ativo no portfólio sejam definidos como uma função de suas características, enquanto os sinais servem para associar essa informação a uma predição de quais ativos vão performar melhor ou pior que a mediana do mercado, melhorando a seleção dos ativos que estarão no portfólio otimizado. A análise foi conduzida por meio de ações do mercado brasileiro, enquanto as características escolhidas foram seus múltiplos financeiros e os modelos utilizados na geração dos sinais foram o Elastic Net, Random Forest, XGBoost, Support Vector Classifier (SVC), k-NN e Naive Bayes.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Explorando os efeitos da aposentadoria sobre a saúde brasileira: uma abordagem de regressão descontínua
    (2024) Casella, João Alonso
    presente estudo analisa os efeitos das recentes mudanças no sistema previdenciário brasileiro sobre variáveis de saúde pública, como saúde mental, comportamental, física e laboral. A pesquisa abrange uma contextualização dos mecanismos previdenciários no Brasil, as mudanças mais recentes, além de destacar o perfil descritivo demográfico do país. A monografia se aprofunda nas ligações que as literaturas teóricas apresentam entre as preferências que os indivíduos possuem sobre investir em suas próprias saúdes e os contextos de qualidade de vida dos mesmos, dados os contextos adversos de momento de vida: anterior ou posterior à decisão de aposentadoria. A pesquisa intenciona comparar as principais teorias sobre o processo de ajuste individual à decisão de aposentadoria com os modelos econômicos (de estoque) mais conhecidos e atuais para a demanda por saúde e utilidade relativa ao tempo de vida pessoal. Na análise empírica, foram coletados microdados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, com o intuito de tratar as recentes alterações à legislação previdenciária brasileira como descontinuidades dentro da metodologia de regressão em descontinuidade (RDD), usando a idade como running-variable. Assim, a abordagem endogeniza a decisão de se aposentar ao estudo da saúde como variável dependente, de tal forma a avaliar fatores subjetivos e objetivos sobre a saúde mental e física da população. Em geral, foram observados efeitos mais proeminentes de piora nos hábitos de saúde das populações urbanas (maior sedentarismo), embora invistam mais em atividades profiláticas. As populações rurais apresentaram melhoras nos indicadores de hábitos sociais/bem-estar, com destaque à amostra feminina, apesar de apresentarem piora nos cuidados preventivos.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Estratégias de desenvolvimento da indústria naval: uma análise comparativa Brasil-China
    (2024) Pereira, Gustavo de Almeida
    Este trabalho apresenta uma análise comparativa das políticas industriais adotadas pelo Brasil e pela China com foco na indústria de construção naval. Ambos os países implementaram estratégias de incentivo a este setor, porém obtiveram resultados diferentes. Enquanto a China conseguiu se estabelecer como líder mundial na construção naval, o Brasil, apesar dos esforços, permaneceu irrelevante no mercado internacional. Baseando-se em uma revisão de literatura, o estudo analisa as políticas industriais adotadas por ambos os países sob a luz da literatura recente sobre o assunto, buscando identificar os elementos que contribuíram para o sucesso da indústria naval chinesa e para o fracasso da indústria naval brasileira. As conclusões deste trabalho visam contribuir para o debate sobre o desenvolvimento de políticas industriais no Brasil.