Artigos em Andamento [Working Paper]

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3232

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 12
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Mercado de trabalho no Brasil: uma abordagem da percepção atual por parte de empresas e profissionais
    (2012) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Madalozzo, Regina Carla; Assis, Victor Rocha de
  • Working Paper
    Os Determinantes do Nacionalismo na América Latina: Um Estudo para Argentina, Brasil, Chile e México
    (2012) Madalozzo, Regina Carla; Antunes, Silvia
    A importância do sentimento de nacionalismo tem sido investigada nos anos recentes por sua relação com o crescimento econômico, nas relações internacionais e na integração econômica de países e regiões. Do ponto de vista do indivíduo, o sentimento de nacionalismo tanto pode incentivar um melhor tratamento com relação a imigrantes como uma confiança mais elevada com relação aos rumos de seu próprio país. Através da aplicação de um modelo probit ordenado para dados de cinco ondas da pesquisa do World Values Survey, este trabalho busca identificar os principais determinantes do nacionalismo em quatro países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile e México. O modelo corrobora com conclusões já apresentadas na literatura, como um maior sentimento de nacionalismo por pessoas mais velhas, com menor formação educacional e camadas sócio-econômicas mais baixas. Ao mesmo tempo, não é possível afirmar que indicadores de confiança interpessoal influenciem o sentimento de nacionalismo individual.
  • Working Paper
    Determinantes da Distribuição da Igualdade de Gênero entre os Estados Brasileiros
    (2015) Matavelli, Ieda Rodrigues; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Madalozzo, Regina Carla
  • Working Paper
    Segregação ocupacional e hiato salarial entre os gêneros
    (2015) Madalozzo, Regina Carla; Martins, Sergio Ricardo; Lico, Mariane Rizzo
    Diversos estudos mostram que persiste a diferença salarial entre homens e mulheres no Brasil. Outros estudos apresentam resultados que corroboram com a existência de segregação ocupacional entre os gêneros, seja por motivos culturais ou por persistência histórica. O presente trabalho é pioneiro na análise do comportamento do mercado de trabalho brasileiro e como se dá a diferença salarial entre gêneros, a partir da definição de segregação ocupacional. Utilizando o índice de Dissimilaridade de Duncan & Duncan para mensurar o tamanho da segregação ocupacional por gênero no Brasil, formaram-se grupos de ocupações típicas masculinas, femininas ou integradas, de acordo com os dados da PNAD 2013 e, a partir deles, estimou-se equações mincerianas com correção de Heckman via procedimento de Oaxaca-Blinder. Os resultados apontam para a persistência de diferencial salarial não explicado entre homens e mulheres, bem como para a existência de segregação ocupacional.
  • Working Paper
    The impact of civil status on women’s wages in Brazil
    (2011) Madalozzo, Regina Carla; Gomes, Carolina Flores
    A união consensual, também conhecida como cohabitação, é um fenômeno que tem sido cada vez mais freqüente nas últimas décadas, não somente no Brasil, mas também nos mais diversos países. Ao mesmo tempo, surgiram estudos sobre o impacto do casamento no salário das mulheres. O presente artigo analisa o efeito do estado civil das mulheres que residem no Brasil em seus salários. Para tanto, esse estudo utiliza as características individuais para a análise dos efeitos colhidas através do Censo Brasileiro realizado em 2000. As conclusões mostram que existe diferença salarial de até 15% entre mulheres casadas e solteiras e essa diferença é de até 3% entre mulheres casadas e cohabitantes.
  • Working Paper
    The Impact of Tax Exemptions on Labor Registration: The Case of Brazilian Domestic Workers
    (2011) Madalozzo, Regina Carla; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
    Labor informality has long been a subject of public concern in Brazil, and across different occupations, domestic workers are the epitome of informal workers. In 2006, the Brazilian President approved a law to encourage employers to formally register their domestic employees this specific occupation. The present study uses various statistical approaches to investigate the effectiveness of this new law. Using different techniques, our results show that the law had no relevant impact on the formalization rates of domestic workers. Explanations for this result suggest that uncoordinated public policy initiatives may emphasize mixed goals, which prevents the achievement of any of the goals. On one hand, there continues to be a need for policy-level incentives that allow workers to deduct labor social security contributions from their personal income taxes, while on the other hand, other public policy initiatives, such as increases in the real minimum wage, provide disincentives to formalization.
  • Working Paper
    Teto de Vidro e Identificação: uma análise do perfil de CEOs no Brasil
    (2010) Madalozzo, Regina Carla
    O aumento significante da participação feminina na força de trabalho não impediu que, no mundo inteiro, permanecessem as diferenças com relação aos salários e igualdade de tratamento nas promoções com relação ao gênero. Neste trabalho utilizamos uma base de dados inédita referente a 370 empresas com perguntas relacionadas a variáveis financeiras e de gestão das empresas que possibilitam a investigação sobre a existência de teto de vidro para as mulheres no Brasil. Utilizando a técnica de probit, a principal conclusão deste estudo relaciona a dificuldade da promoção de mulheres à existência de um conselho de administração para a mesma. Seguindo análise de Westphal and Fredrickson (2001), os resultados encontrados mostram que o conselho de administração busca escolher um CEO que represente ao máximo seu próprio perfil de atuação e que, sendo o conselho majoritariamente masculino, indivíduos do sexo feminino sofrem maior resistência à promoção.
  • Working Paper
    Participação no Mercado de Trabalho e no Trabalho Doméstico: Homens e Mulheres têm Condições Iguais?
    (2008) Madalozzo, Regina Carla; Martins, Sérgio Ricardo; Shiratori, Ludmila
  • Working Paper
    Um Estudo sobre a Vitimização na Cidade de São Paulo
    (2008) Madalozzo, Regina Carla; Furtado, Giovanna Maia
    Este trabalho aplica a teoria de economia do crime para dados brasileiros. Seguindo os modelos de Becker (1968), Hinderlang et al. (1978) e Cohen et al. (1981), testou-se o impacto de fatores microeconômicos na criminalidade. Para tanto, procurou-se identificar os determinantes de vitimização e de notificação do crime à polícia, via modelo probit, utilizando a pesquisa de vitimização do Instituto Futuro Brasil de 2003. Os principais resultados indicam que os fatores que impactam a probabilidade de vitimização significativamente são as variáveis demográficas, de condição econômica e hábitos pessoais. Os modelos de “estilo de vida” e “oportunidade” mostram bom desempenho.
  • Working Paper
    A Model of Attendance Demand at the Brazilian Football League
    (2008) Madalozzo, Regina Carla; Villar, Rodrigo Berber
    This paper aims to analyze and identify variables that influence public attendance at football matches in Brazil. Deriving a demand curve for public attendance at football stadiums in the Brazilian Football League from 2003 through 2006, this paper highlights four main explicative variables: stadium infrastructure, team performance, expected quality, and uncertainty. Data were drawn from over 1,800 matches and the econometric models uses OLS regressions and panel data form. The study analyzes fixed and random effects models in an attempt to identify the most efficient model. The results reflect a series of variables that influence attendance, particularly ticket price, local derbies, the hometown of the visiting team (Rio de Janeiro or São Paulo), recent performance, risk of relegation, and the role of promotional strategies in distributing tickets.