Artigos em Andamento [Working Paper]
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Working Paper Estimando os gastos privados com educação no brasil(2011) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Nuñez, Diana FeketeEste artigo estima, pela primeira vez na literatura, os gastos totais privados com educação no Brasil, utilizando os micro-dados de gastos das famílias brasileiras da Pesquisa de Orçamentos Familiares para os anos de 2002/2003 e 2008/2009. Verificamos que as famílias brasileiras gastaram 1,9% do PIB com educação em 2002/03 e 1,3% em 2008/09. Uma comparação com outros países mostra que os gastos privados e públicos são maiores que a média dos países da OCDE. Os gastos com educação não estão relacionados com o desempenho escolar médio dos países, medido pelos últimos resultados do exame internacional PISAWorking Paper Educação, Salários e a Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o Brasil(2012) Fernandes, Reynaldo; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOEsse artigo constroi um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalhadores com diferentes níveis de educação à demanda e oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas. A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981-2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos.Working Paper Probabilidades de Admissão e Desligamento no Mercado de Trabalho Brasileiro(2015) Nunes, Douglas Uemura; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno KawaokaEste artigo avalia as probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro, e mensura sua contribuição para a variabilidade cíclica da taxa de desemprego no país. Para isso, é utilizada uma metodologia recente, que permite a obtenção das probabilidades através dos estoques de empregados e desempregos corrigindo o viés de agregação de tempo. Verificamos que, para o período de 1983 a 2001, as oscilações da taxa de admissão foram responsáveis por 75% da variabilidade da taxa de desemprego nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Entre 2004 e 2013 a taxa de admissão explica 80% dessas variações.Working Paper O Impacto das Importações Chinesas sobre a Produtividade Setorial no Brasil(2015) Buccini, Evandro Gambra; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOO objetivo deste artigo é estimar os impactos das importações da China sobre a produtividade setorial no Brasil. Diversos trabalhos mostram que a produtividade no país é baixa e está crescendo ainda mais lentamente nos últimos anos. A literatura internacional, com foco principalmente na análise de países desenvolvidos, mostra os efeitos positivos da abertura comercial sobre a produtividade. Utilizando dados setoriais da indústria e de comércio internacional, encontramos resultados diferentes para o Brasil e em linha com outros estudos de países em desenvolvimento. Um aumento de dez pontos percentuais na participação das importações chinesas em relação às importações totais gera uma queda de 5,7% na produtividade total dos fatores setorial em cinco anos.Working Paper Os Determinantes dos Gastos com Educação no Brasil(2010) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOEste artigo examina os determinantes dos gastos com educação no Brasil. Estimamos modelos de escolha binária em que as famílias decidem por matricular ou não seus filhos em uma escola privada e modelos censurados para analisar o nível de gastos dessas famílias com educação. Para tanto, utilizamos os micro-dados das PNADs de 2001 a 2006 e da POF de 2002/2003. Concluímos que os principais determinantes da decisão familiar de matricular os filhos nas escolas privadas são a educação da mãe, a renda familiar, a oferta de escolas públicas, o custo da educação no estado e a região de moradia. Com relação ao valor gasto com mensalidades, seu maior determinante é a renda familiar per capita, sendo que a sensibilidade dos gastos às variações na renda é maior no ensino fundamental do que no ensino médio.Working Paper A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar(2009) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau doO objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série.Working Paper Alocação ótima do gasto público por nível de ensino e crescimento de renda dos estados brasileiros(2018) EDUARDO CORREIA DE SOUZA; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHONesse artigo, procuramos entender melhor a relação entre a alocação ótima dos investimentos em educação pelos estados brasileiros e o crescimento econômico desses estados, inspirados pelo modelo de Aghion et al (2005). Os resultados mostram que, embora os gastos educacionais não tenham impacto significante, a qualidade do ensino médio tem impacto positivo sobre o crescimento da renda para os estados brasileiros mais próximos à fronteira. Nossas estimativas indicam que os estados com renda relativa maior ou igual a 60,29% da fronteira melhorariam sua performance de crescimento ao realocar qualidade do ensino fundamental para o ensino médio.