Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Discricionariedade na política monetária brasileira após o plano real: Um teste baseado na correlação de longo prazo entre inflação e produto
    (2007) Donha, Talita Kelly Anunciação
    Este trabalho procurou testar uma implicação empírica do modelo Barro e Gordon para a Economia Brasileira pós Plano Real com a intenção de avaliar se a Política Monetária Brasileira, após a implantação do Plano Real, foi discricionária ou pautada por regras. O teste foi realizado para alguns pares de proxies de atividade econômica e inflação. A evidência empírica encontrada representa um indício contrário à condução de uma política discricionária durante o período analisado, julho de 19994 a dezembro de 2006. Esta conclusão vale tanto para o regime de câmbio fixo quanto para o regime de metas de inflação. Ou seja, a coexistência de política monetária pautada por regras e estabilização é o cenário empiricamente mais plausível para o período analisado.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise do custo de capital das empresas brasileiras de capital aberto
    (2010) Kiyokawa, Fabrício
    O presente trabalho tem como finalidade propor um modelo teórico ótimo de estrutura de capital, para empresas brasileiras de capital aberto, e compará-los com a estrutura real das firmas. O modelo teórico proposto baseia-se na teoria estática de “Trade Off”, no qual as firmas determinam um nível de endividamento alvo, de forma a igualar seus benefícios fiscais e custos de falência marginais da dívida. Em teoria, este é o ponto no qual se minimiza o WACC, maximizando a riqueza do acionista. Este trabalho, para o cálculo do custo de capital próprio, utiliza um procedimento não usual: o modelo de Gordon para estimar o retorno da carteira de mercado, e o ajuste de retornos não sincronizados para cálculo dos betas. Já, para o cálculo do custo de capital de terceiros, utiliza o modelo de Merton. Uma divergência muito elevada entre o modelo teórico ótimo e a estrutura real das firmas pode indicar evidências a favor de outras teorias, como a teoria de “Pecking Order”. Analisando uma amostra final de 67 firmas chegamos à conclusão de que apenas poucas delas apresentam uma estrutura de capital condizentes com a teoria de “Trade Off”. Desta forma, poderíamos indicar a aplicação prática de outras teorias alternativas como a teoria dinâmica, ou que isoladamente a teoria de “Trade Off” não seria suficiente para explicar o comportamento das firmas.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Política monetária afeta crédito ao consumidor?
    (2006) Ribeiro, Douglas Betioli
    Este trabalho investiga os efeitos de choques positivos de política monetária no mercado de crédito brasileiro. Um passo além da abordagem tradicional de custo de capital, queremos detectar o comportamento do consumo dos principais produtos de crédito, da inadimplência e dos juros praticados pelo mercado. Encontramos que o mercado brasileiro apresenta alguns resultados divergentes da intuição econômica. O consumidor brasileiro aumenta seu consumo de crédito e a variação por produto contradiz o que se esperaria diante dos custos financeiros de cada um. A inadimplência dos principais produtos de crédito não é influenciada, mas a deterioração na capacidade de pagamento manifesta-se alguns meses após o choque. Ainda, o tamanho das instituições financeiras influencia a transmissão dos choques aos juros praticados pelo mercado.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estudo sobre o grau de comportamento forward-looking de bancos centrais de pequenas economias abertas
    (2010) Gouveia, Débora Cristina Nogueira De
    Um modelo de equilíbrio geral dinâmico e estocástico para Austrália, Canadá e Nova Zelândia utilizando o método Bayesiano foi estimado neste trabalho. O modelo de pequena escala das pequenas economias abertas adotou uma inovação na regra de política monetária, segundo a qual o Banco Central tem como objetivo uma soma infinita e descontada dos valores esperados para inflação e hiato do produto. Nos três casos, os resultados empíricos sugerem que o horizonte relativo à inflação é mais longo que o correspondente ao hiato do produto. As evidências também indicam maior plausibilidade do modelo com regra de Taylor do tipo Calvo do que do modelo com regra de Taylor convencional.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Testando a hipótese de Fisher no Brasil
    (2008) Pozas, Debora De Araújo
    A Hipótese de Fisher diz que a taxa de juros nominal deve responder a variações na expectativa inflacionária. Este estudo objetiva testar a presença da Hipótese de Fisher na economia brasileira, usando dados mensais de inflação e taxa de juros no período de Janeiro de 1995 a Agosto de 2007. Para uma análise mais completa, foram usadas três séries para inflação e três séries para taxa de juros, de tal forma que foram testadas nove combinações diferentes. Os testes realizados mostraram fraca evidência para a presença da relação de Fisher
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Alocação de ativos através do modelo multidimensional de fatores latentes com volatilidade estocástica para o mercado acionário brasileiro
    (2009) Almeida, Gilberto Augusto De Moraes
    Este trabalho utiliza a série de retornos diários para as ações mais líquidas do Índice BOVESPA a partir de janeiro de 2000. Com base num arcabouço teórico e prático dada a grande gama de ativos estudados para alocação, optou-se por utilizar modelo multidimensional de fatores latentes com volatilidade estocástica como em Han (2006), onde a adequação do mesmo foi avaliada tanto dentro como fora da amostra utilizada. Por fim, com base nas previsões obtidas através do modelo, foram discutidas algumas regras de alocação para ativos brasileiros, além de se comparar com a regra sugerida em DeMiguel, Garlappi e Uppal (2009). Como síntese dos resultados finais, temos: o modelo de alocação diário via Markowitz a partir do modelo proposto supera a regra simples de 1/N, a qualidade do modelo independe da tendência da bolsa e há ganhos reais de alocação ao se considerar o prêmio de risco na mesma.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Inflation targeting ou price-level targeting? estudo utilizando modelo semi-estrutural em economias abertas
    (2010) Raduan, André Pereira De Souza
    Esse estudo investiga a possibilidade de que bancos centrais que formalmente adotam o regime de metas de inflação, podem estar informalmente utilizando o regime de price-level targeting, ainda que de maneira parcial. Estudos recentes apontam que esta é uma forma mais adequada de conduzir uma política monetária com comprometimento. Portanto, ao reagir ao nível de preços, esses bancos centrais teriam alguns dos benefícios encontrados na literatura, sem incorrer nos problemas de implementação desse novo regime. Este estudo se utiliza de um modelo de equilíbrio geral estocástico e dinâmico (DSGE), semi-estrutural, para economias abertas, e utiliza inferência Bayesiana para investigar se Austrália, Nova- Zelândia e Canadá estão praticando um price-level targeting estrito ou parcial. Para isso, testou-se uma regra de política monetária que permite a discriminação entre esses regimes. Nos três países pesquisados existe evidência de uso de um regime de price-level targeting parcial, sendo mais significativo para a economia do Canadá, onde o resultado se aproxima ao do regime de price-level targeting estrito
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Eficiência das médias Móveis em operações com índices de ações no mercado brasileiro – Um estudo de 1994 até 2008
    (2008) Brisac, Gustavo Worms De
    Este trabalho busca testar eficiência de uma das mais populares regras de trading, as médias móveis, utilizando-se de dados dos índices de ações mais líquidos no mercado Brasileiro. Análises estatísticas são estendidas através do uso de técnicas de bootstrapping. Os resultados encontrados demonstram que é possível obter lucro através da análise técnica, no entanto o sistema gerado não foi capaz de superar o índice de comparação “buyand- hold” em todos os quatro casos testados.