Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 11
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Uma estimação da taxa natural de juros no Brasil.
    (2009) Rodrigues, Alexandre Augusto Barcellos
    O objetivo principal deste trabalho é a adaptação e aplicação de uma modelagem de estimação da taxa natural de juros para o Brasil através de variáveis não observáveis. O modelo utilizado é o mesmo aplicado por Laubach e Williams (2001), onde a taxa natural de juros é função do hiato do produto. Deste modo, além da taxa natural, também serão estimados o produto potencial da economia brasileira e sua taxa de crescimento. A estimação é realizada através da utilização de um filtro de Kalman em três estágios e parte de um modelo macroeconômico que utiliza uma curva de Phillips e uma curva IS.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Fatores comuns de mercado, tamanho, valor e diferenciais de juros nos retornos de ações do mercado brasileiro
    (2007) Murakoshi, Vivian Yumi Yoshimoto
    Este artigo busca entender a existência de influências sistemáticas nos retornos de ações brasileiras no período de Julho de 1996 a Dezembro de 2005. Mostra-se que a inclusão de fatores relacionados ao excesso de retorno da carteira de mercado, ao tamanho, ao valor da empresa, aos diferenciais de juros relacionados ao prêmio de risco de crédito e de prazo, em nível e variação, traz maior ganho na explicação da variação dos retornos das carteiras em relação ao CAPM. A evidência de prêmios não nulos associados aos fatores relacionados à carteira de mercado, ao valor e às inovações nos prêmios de risco de crédito e de prazo sugerem a utilização de um modelo multifatorial de apreçamento de ações para o mercado nacional.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Oportunidades de investimento corporativo e restrições financeiras no Brasil
    (2007) Salvatore Júnior, Bruno
    Neste trabalho estimamos modelos para determinar a importância da oportunidade de investimento e para identificar a existência de restrição de financiamento com o objetivo de entender se, e em caso afirmativo, como estes fatores explicam o investimento nas empresas brasileiras. Utilizando a oportunidade de investimento como fator suficiente para explicar o investimento em um mercado perfeito e completo e a dependência do lucro na concretização do investimento como um indicador de restrições de financiamento, concluímos, ainda que sem robustez, que no Brasil as empresas sofrem com a restrição de acesso ao capital, que a oportunidade de investimento isoladamente só explica o investimento para a amostra das empresas com ações negociadas em bolsa, e que as empresas maiores e melhor estruturadas, no nosso caso empresas integrantes de grupos empresariais, parecem sofrer menos com a restrição de acesso ao crédito do que as demais empresas da nossa amostra. Também concluímos que, quando a oportunidade de investimento aparece simultaneamente com o lucro, o investimento parece acontecer.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise dos retornos anormais no curto prazo das emissões primárias de ações no mercado brasileiro
    (2007) Azevedo, Daniel Migliano De
    O objetivo desta Dissertação é analisar os retornos anormais no curto prazo das emissões primárias de ações no mercado brasileiro. O resultado comprova empiricamente que empresas que realizaram IPO ao longo de 1995 a Fevereiro de 2007 tiveram em média valorização de 5,39% superior ao IBOVESPA no seu primeiro dia de negociação, explicada pela alta liquidez, grandes volumes negociados e grande pulverização nas emissões, especialmente das firmas de grande porte, com menores indicadores de Preço/Lucro e maiores de Preço/Valor Patrimonial.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Metas para inflação em países emergentes: uma análise da heterogeneidade em painel
    (2009) Molnar, Luiz Rogério
    Este artigo analisa a relação entre inflação e crescimento e a adoção do regime de metas inflacionárias, examinando 46 países emergentes entre 1980 e 2006. Este painel detectou a existência de um efeito heterogêneo no desempenho dos países que adotaram o regime de metas, que causa um efeito médio redutor na inflação e no crescimento. Em termos do trade-off entre inflação e crescimento, o efeito em cada país é distinto, revelando um ônus (ou bônus) na obtenção da credibilidade do regime. Observa-se ainda a diminuição do efeito redutor na inflação ao longo do tempo.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Comparação de modelos de estimação da estrutura a termo das taxas de Juros: um estudo exploratório do mercado brasileiro
    (2007) Ribeiro, Paulo Roberto Nascimento
    O objetivo deste trabalho é comparar o desempenho de modelos alternativos de estimação da Estrutura a Termo das Taxas de Juros aplicados ao mercado brasileiro. Os modelos utilizados na comparação foram McCulloch (1971 e 1975), Fisher, Nychka e Zervos (1995), Nelson e Siegel (1987) e Fama e Bliss (1987). O desempenho dos modelos foi comparado através de uma série de medidas seguindo a metodologia desenvolvida por Bliss (1997). De maneira geral encontramos o modelo de McCulloch (1971 e 1975) como o de melhor desempenho no que tange o apreçamento de títulos zero cupom.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Uma análise de desempenho das ofertas públicas iniciais (IPOS) no Brasil (1995-2006)
    (2007) Freddi, Marcelo De Andrade Lourenção
    O resultado desta dissertação comprova empiricamente que, no mercado de ações brasileiro, empresas que realizaram IPO ao longo do período de 1995-2006 tiveram em média valorização de 3,98% superior ao IBOVESPA no seu primeiro dia de negociação, no entanto, tiveram desempenho semelhante ao índice no longo prazo, atingindo excesso de retorno praticamente nulo em relação ao IBOVESPA ao fim do primeiro ano de negociação. Os resultados encontrados suportam a hipótese de eficiência de mercado de IPOs no Brasil no médio e longo prazos, refutando hipóteses alternativas sobre a ineficiência do mercado de ações.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estrutura de propriedade, valor e desempenho das companhias abertas no Brasil
    (2007) Gonçalves, André Luiz
    Este estudo busca identificar a existência de uma relação entre a estrutura de propriedade e o desempenho e valor das empresas brasileiras, entre os anos de 1995 e 2005. Além disso, visa saber se uma estrutura de controle mais concentrada exerce alguma influência na performance das empresas ou no seu valor de mercado. De acordo com a literatura existente, em países de fraca proteção legal aos investidores, a concentração da estrutura de propriedade é uma forma de contornar um problema de agência, caracterizado pela falta de alinhamento entre os interesses do acionista controlador e os gestores da empresa. Os resultados permitem concluir que a estrutura de propriedade tem uma relação significante e positiva com as variáveis de valor e desempenho.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estimação de modelos de estrutura a termo: Aplicação para o Brasil dos modelos afim de vasicek e CIR
    (2009) Gênova, Luiz Fernando De
    Neste trabalho, estudamos a estrutura a termo de taxa de juros brasileira para o período recente de janeiro de 2004 a março de 2009, explorando as características implícitas nas taxas de swap DI X Pré e contratos de DI. Baseado no referencial teórico de modelos afim, analisamos os modelos de Vasicek (1977) e de Cox, Ingersoll e Ross (1985), dois casos particulares da classe afim, para um único fator de risco. Para estimação destes modelos adotamos duas abordagens distintas, a primeira, utilizando o método de máxima verossimilhança exata, seguindo a linha de Chen e Scott (1993), e a segunda, um método com estimação diária dos parâmetros com base em um critério de minimização dos erros. Comparamos os resultados obtidos em ambas as metodologias e modelos, bem como verificamos a qualidade dos ajustes por diversos critérios e subamostras. Os resultados sugerem um bom desempenho das duas abordagens, no entanto, a utilização do método de calibração diária, particularmente para o modelo de Vasicek, mostrou-se superior e capaz de ajustar de maneira mais adequada a estrutura a termo de taxa de juros.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Modelos de valor presente sob a hipótese de eficiência no mercado acionário brasileiro
    (2006) Morales, Juan Carlos Resende
    Este trabalho testa o modelo de valor presente (MVP) da razão dividendo-preço de ações baseado no crescimento de dividendos futuros descontado a taxas de retornos constante e variável. Os dados são analisados no período do 1º trimestre de 1995 ao 4º trimestre de 2005 para o índice Bovespa e um índice ponderado pela capitalização de mercado das empresas brasileiras. Apesar do MVP, à taxa de retorno constante ser rejeitado, os testes do MVP, à taxa de retorno variável no tempo apresentam resultados que confirmam uma igualdade estatística entre o spread teórico e o spread observado, evidenciando a possibilidade de compatibilizar previsibilidade de retornos com a existência de um mercado eficiente sob um contexto de expectativas racionais.