Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 12
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Relação entre práticas de governança corporativa e o desempenho social de empresas brasileiras
    (2015) Simões, Isa Chiarini
    A preocupação com o impacto social das empresas tem aumentado desde a década de 50 com a disseminação do conceito de responsabilidade social empresarial. Este conceito passou a ser implementado de diferentes formas, e, em paralelo, foram aperfeiçoadas práticas de governança corporativa, conjunto de relações da empresa, que possui como ideia principal conectar os executivos, os acionistas e as demais áreas de forma ética e organizada. Muitos estudos sobre o efeito positivo de boas práticas de Governança Corporativa já foram feitos com base no desempenho financeiro das empresas, contudo, ainda são poucos os estudos que relacionam o desempenho social (até mesmo por ausência de métrica oficial). O objetivo deste trabalho é entender como as práticas de governança corporativa utilizadas em empresas brasileiras afetam seu desempenho financeiro e social.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A influência da rotatividade de funcionários nos resultados das organizações: um estudo no comércio brasileiro
    (2012) Almeida, Ciro Barbosa De Aquino
    Esta dissertação se propõe a aprofundar as pesquisas sobre a relação entre rotatividade de funcionários e resultados organizacionais, considerando a lacuna existente na literatura acadêmica sobre esta relação no contexto brasileiro e tendo em vista a relevância do assunto na busca pela otimização do desempenho das empresas. A partir de uma abordagem no nível organizacional, que utiliza dados de uma única empresa com diversas filiais comparáveis entre si, tem como objetivos (1) verificar se, na empresa específica de análise, as lojas com menor rotatividade de funcionários são aquelas com melhores resultados, em termos econômicos (volume de vendas) e organizacionais (acidentes de trabalho) e (2) verificar se certas práticas de gestão de Recursos Humanos impactam negativamente a rotatividade de funcionários, especificamente as ações de reconhecimento (quantidade de promoções ou aumentos salariais aplicados) e investimento em treinamento profissional (em horas-treinamento). Os resultados empíricos demonstram evidências estatisticamente significantes de forte relação entre rotatividade de funcionários e vendas, suportando as previsões de estudos prévios. As demais relações não foram comprovadas, entretanto os resultados da pesquisa não descartam a proposição de relação entre rotatividade de funcionários e acidentes de trabalho e sugerem que as práticas de gestão de Recursos Humanos podem possuir efeito positivo na rotatividade de funcionários, dependendo de sua motivação e organização.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Identificação de funcionários de prestadoras de serviço: relação com duas organizações
    (2013) Buischi, Fernanda Barcellos De Oliveira
    O objetivo desta dissertação é analisar a identificação dos funcionários de prestadoras de serviço, ou Professional Service Firms (PSF), em relação à empregadora e ao cliente, considerando sua autoestima baseada em organização e a qualidade dos relacionamentos interpessoais que são mantidos. Os construtos foram capturados por meio de questionário respondido por 115 funcionários de agências de comunicação com escritório em São Paulo. Os resultados encontrados mostram que elevada autoestima baseada no cliente está associada a médias iguais de identificação dos funcionários com as duas organizações, conforme análise da variância das médias (ANOVA) – o que não acontece entre funcionários com elevadas autoestimas baseadas nas duas organizações. A qualidade dos relacionamentos com funcionários do cliente estão mais fortemente correlacionados (correlação de Spearman) com a identificação com o cliente do que a qualidade dos relacionamentos na empregadora está relacionada à identificação com ela. Considerando a identificação com o cliente apenas, a identificação dos funcionários que passam mais tempo alocados no cliente tem menor relação com a qualidade dos relacionamentos do que aqueles que ficam em tempo integral na empregadora.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Atributos individuais e influência familiar no desempenho escolar dos alunos do centro de preparação de oficiais da reserva de São Paulo do curso de formação de aspirante a oficial da reserva de 2ª classe
    (2019) Varcílio, Vitor Leonardo Santos
    O objetivo deste trabalho é identificar, através de dados familiares e individuais, evidências da existência de efeitos diretos e indiretos (social, econômico, racial e escolaridade) no desempenho escolar no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP). Norteado pelos estudos do Relatório Coleman e pelo caminho da Modernização da Educação Militar, o estudo utiliza dados provenientes dos alunos do CPOR/SP. Analisando bancos de dados entre 2008 e 2018 da instituição, foram propostos modelos de regressão em painel (pooled ols), para testar e comparar os atributos individuais e a influência familiar no desempenho escolar dos alunos. Os resultados fornecem evidências do impacto de fatores familiares sobre o desempenho escolar e sugerem uma intensa relação entre a formação e renda paternal com o desempenho escolar dos alunos nas áreas cognitiva, afetiva e psicomotora. As conclusões obtidas são relevantes para a otimização do processo seletivo escolar e para o aumento do rendimento escolar, pois destacam um perfil de desempenho associado a fatores familiares que poderá ser utilizado na escolha dos integrantes do curso e contribuem para o melhor entendimento da formação militar, uma estrutura educacional com inúmeras peculiaridades e tão pouco estudada.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no Brasil
    (2019) Turibio, Mariana Miguel
    A discussão e o debate sobre o papel social das empresas vêm se aprofundando nos últimos anos. Ainda que não haja um consenso acadêmico sobre aspectos relevantes do tema, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) já possui lugar de destaque na realidade diária dos executivos no mundo empresarial. Um dos aspectos relevantes da ação social de empresas é a sua relação com os funcionários, que são stakeholders fundamentais para o sucesso da empresa. A literatura recente sugere que a RSC aumenta a identificação funcionário-empresa e pode ser uma fonte de satisfação e motivação dos funcionários. No entanto, poucos autores testam empiricamente a relação entre RSC e a percepção de uma empresa por seus funcionários. O objetivo primário desse estudo é então preencher esta lacuna da literatura e testar a hipótese de que há uma associação entre o engajamento e desempenho das empresas em RSC e uma percepção mais favorável dos funcionários. Através de dados públicos coletados, foram avaliadas 82 empresas de capital aberto no Brasil entre o período de 2014 a 2017. A partir da análise estatística destes dados foi possível concluir que, quanto maior o engajamento em RSC, mais favorável é a percepção da empresa pelos funcionários.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Efeitos da diversidade no resultado de grupos e times: avaliação de impacto na copa do mundo de futebol
    (2019) Serafim Filho, Édio
    Diversidade analisada por pesquisadores a partir de suas inúmeras dimensões está associada a um amplo cenário de resultados negativos e positivos em indicadores de desempenho em times de empresas. Este estudo tem por objetivo explorar seus efeitos em times através do impacto de variáveis representativas de diversidade no resultado de jogos de futebol na Copa do Mundo de seleções, permitindo uma avaliação completa e objetiva sobre o tema, com informações não disponíveis tão detalhadamente em empresas. Foram coletados dados no nível jogador de todas as seleções das 4 últimas edições do evento, para compor índices de diversidade por time em variáveis como idade, nacionalidade, dupla nacionalidade, países de atuação, entre outras. A base final da pesquisa totalizou 128 times como unidade de análise para as respectivas variáveis independentes, e dados de 256 jogos utilizados para compor 5 variáveis dependentes representativas de resultados de cada seleção. Através de um painel desbalanceado o estudo encontrou evidências de impacto positivo de diversidade de idade e dupla nacionalidade em indicadores de resultados em times. Diversidade de idade resultou em mais vitórias por jogo enquanto maior diversidade em dupla nacionalidade está associada a maior diferença de gols e menor quantidade de faltas por jogo. De maneira oposta, outras variáveis de diversidade como diferentes países de atuação e pé de referência dos jogadores estão associadas a impactos negativos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A sustentabilidade no brasil: conceitos que delimitam a responsabilidade social corporativa e o desempenho financeiro
    (2017) Andrade, Raquel Keiko De Sales
    O papel da firma como agente social de mudança é um tema bastante discutido dentro da teoria de administração, sendo o retorno para o acionista um dos principais pontos de discordância relacionados a esse tipo de iniciativa. Por outro lado, a existência de um relativo gap de informações quantitativas sobre o tema no Brasil dificulta o desenvolvimento e aprofundamento das análises dessa relação das empresas atuantes no país. A divulgação das respostas das empresas participantes da carteira ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da BM&F permitiu que se construísse um indicador de sustentabilidade comparável entre as empresas e ao longo dos anos. Embora a instituição possua essas informações, ela não divulga os resultados das empresas de forma desagregada e, por isso, a proposta de construção desse indicador seria contribuição para futuras pesquisas acadêmicas sobre o tema no Brasil. Além disso, seguindo a proposta de Barnett (2007), um dos objetivos deste estudo é o aprofundamento da compreensão dos fundamentos por trás das diferenças de retorno observadas entre as empresas. Nesse sentido, a hipótese levantada está relacionada à existência de uma relação curvilínea entre o desempenho corporativo social e o desempenho financeiro. Ela foi baseada no framework proposto e testado por Barnett e Salomon (2012) de que o retorno financeiro advindo do desempenho social das empresas depende da capacidade acumulada que elas possuem de influenciar o stakeholder (SIC – Stakeholder Influence Capacity). Dessa forma, a construção do indicador de desempenho social proposto permitiu que a hipótese da existência de uma relação quadrática entre a performance corporativa social e o desempenho financeiro fosse testada para as empresas atuantes no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A relevância do contexto no processo de tomada de decisão em empresas atuantes no Brasil
    (2019) Marzulli, Bruno Riccio
    O contexto em que uma empresa está inserida pode influenciar seu processo de tomada de decisão e, como consequência, impactar seu desempenho. O contexto Brasil é analisado sendo explorados fatores que representam oportunidades ou obstáculos para empresas e investidores em suas decisões e consequente desempenho. Também são explorados comportamentos dos gestores de empresas atuantes nesse contexto que geram apropriação de valor. São propostas e testadas hipóteses que contemplam a influência do contexto no desempenho da empresa em outros contextos, sendo elas “Elevada Competitividade de Mercado”, “Elevado Crescimento”, “Governança Corporativa” e “Atividade de fusões e aquisições”. Os quatro cenários estão associados à geração e/ou apropriação de valor e são testados com dados do contexto Brasil. Por meio de uma metodologia mista, a Etapa 1 consistiu em um modelo quantitativo cujo resultado é um painel com dados de empresas de capital aberto do mercado brasileiro no período de 2009 até 2017 e sugere evidências, ainda que modestas, que o contexto Brasil influencia o processo de tomada de decisão por meio da análise da relação entre a quantidade de caixa e performance. Na Etapa 2 o método qualitativo explorou fatores presentes no contexto Brasil que podem influenciar o processo de decisão bem como comportamentos dos gestores que resultam em apropriação de valor. Entrevistas com quinze gestores apontam como fatores positivos o fato do contexto Brasil constituir uma oportunidade de investimentos em um nível global e sua população é adepta à tecnologia. Contudo, sua regulamentação apresenta mudanças constantes, a educação é deficitária e a natureza dos relacionamentos entre atores são aspetos negativos relevantes no processo de tomada de decisão. Os fatores encontrados estão em linha com o encontrado na revisão da literatura sobre o contexto Brasil. Ainda como resultados do método qualitativo, foram encontramos comportamentos no processo de tomada de decisão entre os gestores brasileiros, nomeadamente “Incerteza na Decisão”, “Estrutura de gestão inadequada”, “Decisões com foco no curto prazo” e “Relacionamento impactou na decisão” que estão de acordo com o descrito na Teoria Comportamental da Firma, e como consequência, geram apropriação de valor. Este trabalho contribui para a teoria e para a prática. Para a teoria é uma nova aplicação da Teoria Comportamental da Firma no campo de decisões estratégicas e também em um novo contexto. Para os gestores o trabalho contribui com a exploração de cinco comportamentos que geram apropriação de valor em linha com a Teoria Comportamental da Firma.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto de sustentabilidade no desempenho econômico-financeiro e desempenho operacional de organizações brasileiras
    (2018) Veiga, Rafael Galera dos Santos
    No mundo empresarial, as empresas buscam cada vez mais formas de manter resultados melhores e de sustentabilidade que possam beneficiar seus stakeholders e shareholders. Para encontrar o equilíbrio entre esses dois principais atores das organizações, são necessárias decisões que podem favorecer um em detrimento do outro em determinado horizonte de tempo. A sustentabilidade tem se tornado essencial e vital para a vida das organizações que buscam aliar retornos financeiros com pensamento sustentável, representado pelas práticas de investimentos socioambientais e preocupação com o ecossistema que a firma está inserida. Esse trabalho busca trazer diversos pontos de vista de sustentabilidade empresarial e qual o impacto da sustentabilidade na vida das organizações com base em estudos empíricos realizados por autores nacionais e internacionais. Para isso foram selecionadas empresas que possuem premiações (Guia Exame de Sustentabilidade) e reconhecimentos (Índice de Sustentabilidade Empresarial) em sustentabilidade entre os anos de 2005 e 2016. Após essa seleção, foi utilizada a metodologia quantitativa do Diff-in-Diff para análise das variações dos resultados econômicos financeiros e operacionais entre as empresas sustentáveis e seus pares de mercado. Ao final, foi constatado que as empresas que investem em sustentabilidade não apresentam necessariamente resultados econômico-financeiros e operacionais melhores que seus pares em função da sustentabilidade.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Progressão de carreira para mulheres e representatividade feminina no Top Management Team (TMT) nas organizações: razões por que mulheres de alto potencial recusam oportunidades de crescimento
    (2018) Yoshimura, Valkiria Nobue
    O avanço de carreira para mulheres ainda é um problema na sociedade moderna. Embora estudos tenham mostrado que as mulheres têm maior participação na força de trabalho, a presença em cargos de alto nível em empresas ainda é incipiente. Há muita pesquisa quantitativa e qualitativa sobre diversidade, papéis de gênero, contextos institucionais e culturais que apresentam barreiras ao avanço da mulher, ambos enraizados nos campos da psicologia e da sociologia aplicados à Estratégia e à Gestão de Negócios. Há também artigos explicando como corporações e práticas de gerenciamento podem ser adaptadas para evitar ou diminuir tais barreiras. O presente estudo se utiliza de pesquisa qualitativa por meio de entrevistas e busca compreender aspectos da escolha das mulheres, se além do gênero, preconceito e cultura ou restrições institucionais, as mulheres chegaram ao topo, mas decidiram não prosseguir. O principal objetivo é entender as razões que levam as mulheres de alto potencial a recusar oportunidades de crescimento profissional. Espera-se obter uma maior compreensão sobre este fenômeno, adicionando uma nova perspectiva teórica ao tema e, com as respostas, ajudar a criar melhores práticas de gestão para atrair ou manter as mulheres na progressão da sua carreira.