Identificação de funcionários de prestadoras de serviço: relação com duas organizações

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Autores

Buischi, Fernanda Barcellos De Oliveira

Orientador

Ferreira, Luciana Carvalho de Mesquita

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2013

Unidades Organizacionais

Resumo

O objetivo desta dissertação é analisar a identificação dos funcionários de prestadoras de serviço, ou Professional Service Firms (PSF), em relação à empregadora e ao cliente, considerando sua autoestima baseada em organização e a qualidade dos relacionamentos interpessoais que são mantidos. Os construtos foram capturados por meio de questionário respondido por 115 funcionários de agências de comunicação com escritório em São Paulo. Os resultados encontrados mostram que elevada autoestima baseada no cliente está associada a médias iguais de identificação dos funcionários com as duas organizações, conforme análise da variância das médias (ANOVA) – o que não acontece entre funcionários com elevadas autoestimas baseadas nas duas organizações. A qualidade dos relacionamentos com funcionários do cliente estão mais fortemente correlacionados (correlação de Spearman) com a identificação com o cliente do que a qualidade dos relacionamentos na empregadora está relacionada à identificação com ela. Considerando a identificação com o cliente apenas, a identificação dos funcionários que passam mais tempo alocados no cliente tem menor relação com a qualidade dos relacionamentos do que aqueles que ficam em tempo integral na empregadora.

Palavras-chave

Identificação; Professional Service Firms; Autoestima; Relacionamentos interpessoais; Identification; Professional Service Firms; Self-esteem; Personal Relationships

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Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Rodrigues, Ana Carolina De Aguiar

Área do Conhecimento CNPQ

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