Dissertação de Mestrado
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
- Investigando o uso de técnicas de persuasão para ampliar o acesso a plataformas de livros digitais(2023) Botelho, Luis Americo TousiO isolamento social provocado pela pandemia de covid-19 impulsionou o mercado de livros digitais no Brasil, fazendo com que editoras antecipassem o lançamento de títulos nesse formato e intensificassem a conversão de seus catálogos. Uma das formas de utilizar e-books e ePubs está nas bibliotecas digitais, mas estas podem encontrar dificuldades para atrair usuários. O presente trabalho investiga, utilizando pesquisa quantitativa, o emprego de técnicas de persuasão para aumentar o acesso a bibliotecas digitais. As técnicas se baseiam nos princípios persuasivos estabelecidos por Robert Cialdini: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. A partir de mensagens de e-mail marketing, o trabalho tem, como objetivo, verificar se as técnicas de persuasão de Cialdini conseguem aumentar os acessos a uma plataforma digital. Considera-se que tal investigação pode auxiliar gestores de conteúdos digitais em relação a abordagens mais convidativas para os usuários, além de enriquecer a literatura disponível sobre o consumo de livros digitais. Também se considera relevante o fato de o estudo de campo mobilizar as seis técnicas concomitantemente. Nesse sentido, o trabalho pode trazer mais dados e insights acerca das técnicas de persuasão, incluindo sua eficiência e suas limitações.
- O WhatsApp na qualidade do relacionamento percebida pelos consumidores, e seu reflexo na lealdade do cliente(2022) Fabrini, Luiz Felipe SantosEste estudo busca entender se o WhatsApp, quando utilizado como ferramenta de atendimento ao cliente, tem efeito positivo na percepção do cliente sobre a qualidade do seu relacionamento com empresas de serviços financeiros brasileiras, e se esse aumento de percepção na qualidade resulta em maior lealdade à marca. Para isso, foi realizado um questionário com análise de multigrupo, utilizando metodologia quantitativa, dedutiva e explicativa, com amostra aleatória dentro de um grupo pré-definido de clientes que utilizam ou não o WhatsApp corriqueiramente como canal de atendimento da sua instituição financeira parceira. A coleta de dados foi realizada através de formulário elaborado pelo autor. Os dados foram analisados através de comparação de médias por teste t e regressão linear simples. Por fim, o estudo não suportou a hipótese de que utilizar a rede social WhatsApp como canal de comunicação com o banco gera uma maior percepção na qualidade do atendimento e que essa maior percepção na qualidade do atendimento gera uma maior lealdade por parte do consumidor.
- Remuneração de administradores em estatais e empresas privadas: uma análise sobre a remuneração total e variável(2022) Silva, Samuel Severo daEste trabalho mede a diferença na remuneração total e variável das empresas estatais e privadas para as empresas de capital aberto que compõem o índice Ibovespa da B3, no período de 2009 a 2021. Foram utilizados dois métodos econométricos para avaliação das diferenças na remuneração, sendo o primeiro o PSM – propensity score matching, na modalidade do vizinho mais próximo para avaliação do escore de propensão pelo método probit e o segundo modelo econométrico para avaliação das diferenças foi o CEM – coarsened exact matching. A avaliação das diferenças foi realizada utilizando dados financeiros das empresas, como Total de Ativos, Patrimônio Líquido, Receita Líquida, entre outras informações. O grupo de tratamento foi associado as empresas estatais e o grupo de controle foi associado as empresas privadas. As diferenças entre os dois grupos (tratamento e controle) foram avaliadas individualmente por ano (2009 a 2021) nos dois modelos econométricos (PSM e CEM) e em todos os períodos o percentual de remuneração variável e a remuneração total do grupo de tratamento foi inferior ao grupo de controle, ou seja, empresas estatais pagam menos remuneração variável e remuneração total do que as empresas privadas. Esses achados encontram suporte na literatura principalmente porque as empresas estatais não têm como principal objetivo a obtenção do lucro e, consequentemente, não tem incentivo para pagamento de remunerações variáveis agressivas a seus administradores. As empresas estatais equilibram os objetivos de rentabilidade com os objetivos sociais e políticos.