Dissertação de Mestrado

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Resultados da Pesquisa

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    Dissertação
    Programas Formais de Mentoring no Brasil: uma investigação dos relacionamentos
    (2015) Carvalho, Adriana Quadros Brant De
    As relações de mentoring impactam positivamente o desenvolvimento da liderança. A fim de fomentar esses relacionamentos para mais lideres, as organizações têm investido em programas formais de mentoring. Por meio das narrativas individuais das duplas mentor-mentee, neste estudo são investigados os programas formais internos e suas contribuições no desenvolvimento rumo a liderança. Mediante a aplicação de pesquisa qualitativa, conclui-se que a maneira como cada indivíduo participante entende o conceito de mentoring e suas experiências anteriores moldam o tipo de relacionamento a ser estabelecido, a importância da afinidade entre os participantes, e que os programas e processo de formação das duplas muitas vezes são subestimados pelos programas. Identificou-se que os mentores têm dificuldade em exercer o papel de sponsor. Por último, conclui-se que a maioria dos relacionamentos ainda está na fase de cultivo quando do termino do programa e são mais formais. Os resultados oferecem novos insights para melhorar os programas de mentoring e contribuem para preencher a lacuna de falta de estudos empíricos sobre os programas formais.
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    Diferenças geracionais em atitudes relacionadas ao trabalho: o impacto do reconhecimento na satisfação e intenção de permanência na empresa para os profissionais da Geração Y
    (2012) Rezende, Pedro De Souza
    O propósito da presente pesquisa é contribuir para a literatura na área das diferenças geracionais no trabalho examinando: 1) qual a diferença na percepção da Geração Y com relação ao reconhecimento, comparada às demais gerações e 2) como a variável Geração Y modera os relacionamentos entre reconhecimento e satisfação geral e reconhecimento e intenção de permanência na empresa. Para testar os objetivos propostos foi utilizada uma amostra de 34.813 indivíduos, trabalhadores de diferentes empresas brasileiras, que responderam questionários de pesquisa de clima aplicados por uma empresa especializada. Os dados foram analisados utilizando-se metodologia de corte transversal. Confirmando as hipóteses apresentadas, os resultados permitem afirmar que os indivíduos da Geração Y têm maior satisfação com o reconhecimento pelo empenho e feedback do que as demais gerações. Além disso, foi evidenciado que o crescimento na satisfação com reconhecimento e feedback tem menor impacto na intenção de permanência na empresa para indivíduos da Geração Y do que para indivíduos de outras gerações. No entanto, ao contrário do que se esperava, a satisfação com reconhecimento e feedback tem maior impacto na satisfação geral para indivíduos da geração Y do que para os demais. É importante ressaltar que embora os resultados tenham apresentado significância estatística, a diferença em termos práticos é pequena, fortalecendo o argumento daqueles que acreditam que existe muito estereótipo e pouca evidência nas discussões sobre as mudanças geracionais no trabalho.
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    A atividade política no processo decisório estratégico
    (2010) Russo, Renato
    Como a atividade política influencia o processo estratégico é o objetivo deste trabalho. Nele é sugerido um modelo de análise das componentes políticas que influenciam a formação de consenso na escolha das alternativas estratégicas. Primeiro são descritas as componentes políticas que desenham o ambiente político da organização – origem do poder social do CEO, a estrutura de poder na organização, a habilidade política do grupo que toma as decisões estratégicas e a legitimação do processo decisório. Em segundo lugar, são avaliadas as relações existentes entre estas componentes e a formação do consenso e a influencia destas componentes nos estágios do processo estratégico. Proposições são apresentadas para um adicional aprofundamento teórico do tema e aplicação de pesquisas empíricas.
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    Associação entre estilos de tomada de decisão e áreas de atuação
    (2011) Rodrigues, Bruna Basso
    As empresas podem maximizar seus resultados ao tomarem decisões melhor desempenho. Tais decisões são influenciadas tanto por um ambiente externo, como por um contexto interno e por seu ator principal, o decisor. Esse indivíduo possui características e comportamentos próprios que são impressos na maior parte de suas decisões, tais comportamentos são refletidos em um estilo de tomada de decisão. Como é de interesse compreender os diferentes desempenhos das organizações, é importante entender de que forma os fatores como indivíduo e contexto interagem para melhor desempenho nas decisões. Esse trabalho testa a existência de uma atração entre indivíduos com determinados estilos de decisão e contextos cujas características compatibilizam com esses estilos. Ademais se observa também que em alguns casos existe maior desempenho individual quando o decisor está em uma área em que há compatibilidade com seu estilo de tomada de decisão.
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    As fronteiras da justiça organizacional: uma análise transcultural do comportamento
    (2017) Augusto, Janaina Yara
    A justiça organizacional impacta diretamente no desempenho da equipe. Conforme apontado pela literatura, o desenvolvimento de um ambiente justo é essencial para obter melhores resultados. O desenvolvimento de um ambiente justo depende diretamente das atitudes do gestor, responsável por conduzir a justiça organizacional interacional na equipe. Em linhas gerais, as atitudes, percepções e ações do gestor podem ser impactadas por características e crenças que carrega como normas sociais da cultura na qual está inserido. Para testar o efeito cultural na condução da justiça organizacional analisamos as diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos e como tais diferenças culturais moderam a relação “percepção de preocupação com justiça interacional  ação voltada a desenvolver um ambiente justo  desempenho da equipe”. As hipóteses foram divididas com objetivo de testar primeiro a simetria entre a percepção do gestor com preocupações de justiça na equipe e ações voltadas a estabelecer um ambiente justo e, em um segundo momento, se a variável cultura modera o relacionamento entre justiça interacional e desempenho. Confirmamos a existência de relação assimétrica entre percepção versus ação, gestores mais sensíveis na percepção com preocupações de justiça interacional não são aqueles que priorizam atividades para criação de um ambiente justo. No entanto, ao contrário do que se esperava, não vislumbramos impacto significativo da variável moderadora na relação justiça versus desempenho.
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    Impacto da mudança relacional matriz-subsidiária na criação de uma identidade organizacional inovadora: estudo do papel das reuniões
    (2017) Mentiaca, Juliana Dos Santos Oliveira
    A identidade das organizações atua não apenas a captação de recursos e investimentos, mas também chama a atenção de clientes na medida em que estes são atraídos pela identificação que possuem com a marca. Nesse sentido, a identidade age como um guia que direciona tomadas de decisão e favorece ou não o estímulo de seus colaboradores na criação de idéias e produtos inovadores. Este estudo entrou a fundo em 7 reuniões de gestão de uma organização vivendo um período de mudança de grupo societário passando da influência de uma matriz inglesa para se relacionar com a nova matriz colombiana. Então, partindo das interações dos gestores durante tais eventos e mais, das entrevistas realizadas cerca de 7 meses após a notícia da aquisição, o estudo utilizou uma abordagem indutiva para estudar como a mudança da ordem Norte-Sul para Sul-Sul de uma Corporação Multi-Nacional influencia na criação de uma nova identidade organizacional inovadora.
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    Falso contratado ou empreendedor? um estudo sobre a atividade PJ no Brasil
    (2013) Oliveira, Felippe de Medeiros
    Este estudo destaca a diferença entre os indivíduos à frente de empresa de pequeno porte: empreendedores e trabalhadores disfarçados. Embora compreensível que a maioria das empresas sejam criadas para crescer, desenvolver, estabelecer e tornar-se sustentável, criar empregos entre outros, ainda assim uma parcela significativa dos novos negócios são compostos por trabalhadores disfarçados também conhecidos como "PJ". Neste trabalho, propomos um quadro conceitual para diferenciar os proprietários dessas pequenas empresas. Na sequência são comparadas traços de personalidade e de comportamento frente ao negócio entre o grupo de trabalhadores e o grupo de empreendedores para atestar maior saliência das características empreendedoras neste último
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    What goes around, comes around: job referrals through relation between social ties and organizational citizenship behavior
    (2012) White, Sean R
    What types of citizenship behavior and ties are associated with teammates’ disposition to refer someone to a professional project? Assuming that referral hiring is a strategy to overcome information assymetries in the selection process and that referals are made according to the assessment of a professional’s demonstrated contributions to team performance, I study both network configurations in teams and evaluations of Organizational Citizenship Behavior (OCB) to identify which are associated with colleagues’ disposition to provide these professional with a job referral. Ties are evaluated in terms of Contact Frequency and Perceived Closeness, while OCB is studied using Williams & Anderson’s (1991) factors, where OCB is presented in terms of being in-role (IRB) and extra-role, where extra-role is subdivided in behavior directed to the individual (OCBI) and behavior directed toward the group (OCBO). I study the associations between OCB and tie characteristics. I also introduce the concept of Tie Salience, which is a measure of the intensity of the tie relative to the other ties present in the group in which the dyad is embedded, finding that salience plays an importante role in building a tie within a team. I test the model through Structural Equations estimated on data obtained through a survey and find a system that regulates building personal relationships with group interests. I also find significant effects of Extra-Role behavior on Perceived Closeness.