Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 41
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Examinando o efeito da mentalidade sobre o estresse e a liderança empoderadora nas estratégias de Job Crafting
    (2025) Neves Filho, Eduardo Connolly das
    O job crafting descreve as mudanças proativas que os trabalhadores realizam em suas tarefas, relações e percepções para alinhar melhor o trabalho a seus interesses e forças. Essas mudanças podem assumir formas de aproximação, que ampliam recursos e desafios, ou de evitação, que reduzem demandas estressoras. Este estudo investigou como a liderança empoderadora, entendida como um recurso organizacional, e o stress mindset, entendido como um recurso individual, interagem para influenciar diferentes formas de job crafting (aproximação vs. evitação) e seus efeitos no desempenho no trabalho. A pesquisa foi realizada em uma regional de vendas B2B de uma grande empresa brasileira de meios de pagamento, com três ondas de coleta. Os participantes responderam a medidas de stress mindset, liderança empoderadora e job crafting, sendo o desempenho aferido pela avaliação formal trimestral em curva forçada, baseada no atingimento de metas. Os resultados mostram que a liderança empoderadora está positivamente associada ao job crafting de aproximação, mas não ao de evitação. Além disso, o stress mindset não apresentou efeito direto, mas moderou a relação entre liderança empoderadora e a dimensão de aumento de demandas desafiadoras, justamente a única faceta que se correlacionou com o desempenho objetivo. O estudo contribui ao destacar efeitos por faceta do job crafting e reforçar a integração entre recursos de liderança e crenças individuais no quadro JD-R para compreender como os trabalhadores moldam ativamente seu trabalho e alcançam melhor desempenho.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Misaligned Incentives: The Downside of Stock-Based Executive Pay in Brazil
    (2025) Gabrich, Jorge Henrique Trindade
    Esta dissertação investiga a relação entre estruturas de remuneração executiva e desempenho das empresas no Brasil, com ênfase no papel da remuneração baseada em ações. O estudo fundamenta-se nas Teorias de Agência, de Contratos Ótimos e do Torneio, avaliando se os incentivos acionários alinham interesses de gestores e acionistas ou se amplificam comportamentos desalinhados. Utilizando um painel de 213 empresas não financeiras listadas na B3 entre 2021 e 2024, os dados de remuneração foram coletados no Formulário de Referência da CVM e complementados por variáveis financeiras e de governança A estratégia empírica combina três métodos econométricos: regressões OLS estratificadas por grupos de intensidade de remuneração em ações, regressões Quantílicas e o modelo de Between Effects, que captura diferenças estruturais e persistentes entre as firmas ao longo do período analisado. Esse desenho permite capturar efeitos heterogêneos em diferentes níveis de compensação, diferenças distributivas no desempenho das firmas e a persistência da rentabilidade, além de mitigar problemas de endogeneidade. Os resultados mostram, de forma consistente, que a remuneração acionária não gera alinhamento positivo. Pacotes com elevada participação em ações estão associados a menores retornos sobre o patrimônio, com efeito negativo mais intenso em empresas de melhor desempenho. Em contrapartida, a proeminência da remuneração em relação às despesas gerais e administrativas relaciona-se positivamente com o desempenho, em linha com a Teoria do Torneio, que prevê que diferenças visíveis de remuneração estimulam maior esforço em organizações hierárquicas. Os achados evidenciam que, no contexto brasileiro, marcado por alta concentração acionária e monitoramento heterogêneo, incentivos em ações impactam negativamente a performance das empresas e indicam que estruturas voltadas para incentivos em dinheiro poderiam ser mais eficazes. Esta pesquisa contribui ao integrar diferentes perspectivas em uma análise unificada para mercados emergentes, oferecendo insights teóricos e orientações práticas a conselhos, comitês de remuneração, reguladores e investidores na formulação de sistemas de incentivos voltados para a criação de valor sustentável.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A maratona previdenciária: O papel da clareza de objetivos no planejamento para aposentadoria
    (2025) Almeida, Lucas Neri de
    O estudo investiga o planejamento para aposentadoria sob a ótica da integração entre a teoria de Goal-Setting e a Feedback Intervention Theory com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o paradoxo entre o reconhecimento racional da importância do planejamento previdenciário e a procrastinação de ações direcionadas a esse objetivo. Adotando o método misto complementares, a pesquisa examina como indivíduos estabelecem metas para aposentadoria e desenvolvem mecanismos de acompanhamento, testando se a clareza e o tipo de meta influenciam o desempenho, medido pela percepção de eficácia. A fase qualitativa identificou quatro temas centrais que desenharam a pergunta de pesquisa a ser testada na etapa quantitativa através de diferentes cenários avaliados por meio de constructos validados. Os resultados sugerem que a clareza de metas se revela como preditor central da eficácia percebida, mediando a relação entre a estratégia previdenciária adotada e o desempenho. Estratégias baseadas em regras simples obtiveram avaliações superiores em clareza e autocontrole, ao passo que os efeitos de interação revelaram percepções diferenciadas entre homens e mulheres. Contribuições para a literatura incluem a integração empírica da teoria de Goal-Setting no contexto previdenciário, assim como sugere a ampliação da compreensão de que a especificidade da meta pode incorporar fatores como a inteligibilidade, além da fatores técnicos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Machine Learning Baseado na Combinação de Fatores Heurísticos e Racionais no Auxílio da Prevenção à Lavagem de Dinheiro
    (2025) Lima, Ricardo Ferreira
    A lavagem de dinheiro representa desafios significativos para a estabilidade econômica global, exigindo que instituições financeiras adotem métodos mais eficazes de detecção desses atos ilícitos. Este estudo propõe uma abordagem com uso modelo de Machine Learning (ML) Random Forest que combina fatores heurísticos (regras de bolso dos especialistas) e fatores racionais (regras duras das instituições financeiras) para aprimorar a identificação de transações suspeitas e reduzir o índice de falsos positivos. Utilizando um método misto sequencial, a fase qualitativa identificou fatores heurísticos por meio de entrevistas com especialistas em PLD, enquanto a fase quantitativa integrou esses fatores a modelos de ML, combinando-os com regras duras previamente testadas. Os resultados de aplicação de modelos demonstraram que a abordagem híbrida foi eficaz em detectar os casos de falsos positivos, o que reduziu em 24% a quantidade de falso positivo e melhorou o processo operacional de detecção de risco. Dessa forma, o estudo contribui tanto para a teoria, ao integrar abordagens qualitativas e quantitativas na detecção de crimes financeiros, quanto para a prática, ao oferecer um modelo mais eficiente para instituições financeiras, permitindo maior precisão na geração de alertas e otimização dos processos de monitoramento.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A anatomia de uma fusão: o que acontece quando a Rede D'Or adquire um hospital?
    (2025) Policarpo, Marcelo Apolonio
    Este estudo analisa a estratégia de expansão da Rede D’Or, a maior rede hospitalar privada do Brasil, por meio de fusões e aquisições entre 2010 e 2021. Com base no referencial teórico de scaling up de competências, investiga-se como a Rede D’Or replicou seu modelo de negócios nas unidades adquiridas para promover eficiência operacional e capturar valor econômico no contexto do sistema de remuneração por serviço (fee-for-service). A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando análise quantitativa, utilizando modelos de Diferenças em Diferenças Escalonadas e Event Study, com dados qualitativos de entrevistas com gestores hospitalares. Os resultados indicam aumento significativo no percentual de leitos de UTI e na complexidade média dos leitos após a aquisição, redução na diversidade de especialidades médicas e uma expansão retardada do número de médicos. Não houve alteração estatisticamente significativa na densidade de equipamentos médicos avançados. Os resultados sugerem que o crescimento da Rede D’Or se baseia tanto em ganhos de eficiência quanto em um reposicionamento estratégico para explorar ineficiências estruturais do setor. Contribuições para a literatura incluem a evidência de como a replicação seletiva de práticas lucrativas pode moldar a oferta assistencial. Implicações regulatórias envolvem a necessidade de ajustes para garantir qualidade e equidade no acesso.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Aprendizado institucional: uma análise qualitativa dos acordos de leniência celebrados pela Controladoria-Geral da União no âmbito do combate à corrupção
    (2025) Souza, Ana Luiza Franco de
    Este estudo analisa a evolução dos acordos de leniência no Brasil entre 2017 e 2024, com ênfase no período posterior à celebração do Acordo de Cooperação Técnica de 2020. O objetivo é identificar de que forma os padrões redacionais presentes nesses instrumentos refletem um processo de aprendizado institucional. A partir de uma análise qualitativa comparativa de 30 acordos firmados pela Controladoria-Geral da União, utilizando a metodologia de Analytic Induction (AI), o estudo investiga a presença de elementos como a cooperação interinstitucional e a previsão de sanções adicionais no processo de formalização dos pactos. Além disso, contribui para a compreensão dos acordos de leniência como mecanismos estratégicos no enfrentamento da corrupção, apresentando evidências de uma transição de posturas reativas para abordagens preventivas por parte das empresas, bem como um esforço contínuo para ampliar a clareza e a previsibilidade jurídica desses instrumentos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Interação Humano-Inteligência Artificial: Novo Contexto e Perspectiva para o Ser Humano.
    (2025) Bonfiglioli, Rogerio
    A pesquisa investiga o impacto da Inteligência Artificial (IA) no contexto profissional, com foco na transformação da atuação humana por meio da colaboração entre humanos e sistemas inteligentes. Por meio de uma revisão sistemática da literatura nas principais revistas acadêmicas da área de administração entre 2020 e 2024, foram analisados 76 artigos, dos quais 36 com contribuições empíricas e práticas, foram selecionados para análise detalhada. O estudo identificou três construtos principais que descrevem a relação dinâmica entre humanos e IA: (1) IA aprendendo com humanos, em que algoritmos são supervisionados e aprimorados a partir de dados e informações humanas; (2) humanos aprendendo com IA, quando a tecnologia fornece feedback, apoio ao aprendizado e informações orientativas; e (3) colaboração Humano-IA, que resulta em soluções mais criativas, inovadoras e eficientes do que aquelas produzidas isoladamente. A pesquisa conclui que a colaboração Humano-IA é uma realidade a ser incorporada nos ambientes profissionais e de negócios, com o potencial de ampliar reflexões, análises e entregas, impulsionando um aprendizado contínuo e recíproco. Este novo paradigma, que sinaliza um novo tipo de profissional “aumentado”, exige que não apenas saibam utilizar a IA, mas colabore ativamente com ela, moldando estratégias e decisões Essa nova configuração demanda adaptações institucionais em empresas e modelos educacionais, bem como o desenvolvimento de competências específicas — incluindo engenharia de prompt como habilidade-chave para operacionalizar a colaboração. Embora a pesquisa não tenha abordado em detalhes questões éticas, preservação de individualidades e dados, estas emergem como um fator crítico, demandando diretrizes para garantir transparência, justiça e confiabilidade na adoção da IA. Outro ponto não detalhado é o risco de acomodação humana, limitando o progresso da colaboração Humano-IA. Estes aspectos não explorados, associado a percepção de estudos desta natureza para áreas da psicologia e sociais, abrem oportunidades significativa para novas pesquisas.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Perfis de Investimento e Comportamento dos Participantes: Uma Análise da Migração em Fundos de Pensão no Brasil
    (2025) Maciel, Rodrigo Cesar de Cardoso
    Este estudo analisa fatores de influência na migração entre perfis de investimento, destacando como esse comportamento pode comprometer a acumulação de patrimônio no longo prazo. Analisamos a teoria microeconômica da preferência revelada, bem como conceitos da economia comportamental, incluindo a teoria do prospecto, o viés de excesso de confiança e a heurística da representatividade. O estudo quantitativo se divide em duas etapas. Na primeira aplica-se o modelo econométrico de regressão linear em painel desbalanceado, que busca investigar a probabilidade de mudança de perfil pelos participantes com base em variáveis comportamentais, institucionais e socioeconômicas. Na segunda etapa, utiliza-se o modelo econométrico de regressão linear em corte transversal, para analisar se mudanças de perfil de Investimentos prejudicam a acumulação de patrimônio. Foram analisados dados de 116.636 participantes de quatro fundos de pensão ao longo de três anos, incluindo informações como gênero, idade, performance passada dos perfis, frequência de migrações e volatilidade. Adicionalmente, explorou-se o impacto das políticas de troca de perfis na decisão dos participantes. A análise identificou padrões comportamentais, nas migrações de perfil, que comprometem os objetivos de longo prazo dos investidores. Os resultados oferecem subsídios práticos para uma compreensão mais aprofundada do comportamento dos participantes, aspecto essencial para o contínuo aprimoramento do sistema de previdência complementar no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Determinantes críticos para o crescimento do mercado debêntures de infraestrutura no Brasil
    (2025) Casella, Rodrigo Buti
    Este estudo analisa os fatores determinantes para o crescimento dos mercados de debêntures de infraestrutura desde 2012. O trabalho examina de que maneira fatores como os ciclos de juros, a expectativa de crescimento do PIB, o nível de subsídios do BNDES em conjunto com o ambiente político e institucional do país impactam diretamente o desenvolvimento deste mercado. A metodologia emprega modelos econométricos de séries temporais para identificar relações entre as variáveis. O objetivo é fornecer evidências aos formuladores de políticas públicas e agentes econômicos dos fatores determinantes para o desenvolvimento deste mercado, de forma a contribuir para que tais fatores sejam priorizados. O estudo aborda adicionalmente os aspectos tributários como forma de incentivar a participação de investidores pessoa física e fundos de pensão neste mercado.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estratégias Centradas no Cliente na Medicina Preventiva: Superando Resistências e Conflitos de Interesse em uma Operadora de Planos de Saúde
    (2025) Tannus, Raphael Jorge
    A medicina preventiva tem se tornado uma estratégia essencial para operadoras de planos de saúde no Brasil, visando reduzir custos operacionais e melhorar a percepção de qualidade pelos beneficiários. Contudo, desafios persistem, como a resistência de médicos e pacientes habituados às práticas tradicionais e ao ceticismo quanto aos benefícios da prevenção. Tendo por base a Teoria da Agência e o conceito de Centralidade no Cliente, este estudo tem como objetivo entender as estratégias adotadas por uma operadora de planos de saúde para implementar e manter a medicina preventiva, superando resistências institucionais e priorizando a centralidade do cliente. Foi aplicado o método qualitativo, que compreendeu entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde. Os dados foram analisados usando a técnica de análise temática, permitindo a identificação de padrões estratégicos pela operadora de planos de saúde. Os resultados destacam os fatores de resistência dos pacientes (barreiras atitudinais e comunicacionais) e dos médicos (barreiras institucionais, econômicas, e de falta de incentivos/confiança), bem como as estratégias para superá-los, tais como adoção de ações informacionais, personalização do atendimento, criação de incentivos multidimensionais e a criação de um espaço físico e organizado dedicado à medicina preventiva. A integração de cuidados em um espaço físico e o alinhamento de incentivos entre médicos, gestores e pacientes emergiram como fatores críticos para o sucesso dos programas. Além disso, a criação de sistema de referência e contrarreferência desempenharam um papel importante para superar a resistência dos médicos externos ao programa de medicina preventiva, diante da valorização da autonomia destes profissionais e a compreensão do atendimento focado na queixa dos pacientes. O estudo contribui para a teoria ao explorar estratégias que alinham interesses de operadoras, médicos e pacientes, aplicando a Teoria da Agência e o conceito de Centralidade no Cliente. Para a prática, o estudo oferece subsídios para gestores estruturarem programas preventivos que conciliem redução de custos operacionais, criação de valor para os pacientes e sustentabilidade dos serviços.