Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Eficácia da comunicação do banco central do Brasil na condução da política monetária
    (2011) França, Felipe Wajskop
    O objetivo do presente trabalho é avaliar os impactos das informações contidas na comunicação do Banco Central do Brasil na previsibilidade das suas decisões de política monetária. Ao mesmo tempo, pretende-se analisar de que forma estas informações interagem com o processo de formação das expectativas de inflação dos agentes econômicos. Para tanto, constrói-se um índice qualitativo semelhante ao proposto por Costa Filho e Rocha (2009), acrescentando-se a este, no entanto, outras formas de comunicação do Banco Central brasileiro. Os resultados apontam, em primeiro lugar, que as atas das reuniões do COPOM são realmente a principal ferramenta de comunicação do Banco Central. Além disto, chegou-se à conclusão que a comunicação do BC brasileiro é eficaz, na medida em que é capaz de explicar suas decisões de juros de curto prazo e conduz as expectativas de inflação na direção desejada.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Efetividade da comunicação em dilemas éticos: uma análise a partir do uso de linguagem moral ou econômica
    (2020) Costa, Vanessa Alves Da
    As empresas estão destinando grandes quantias de recursos em ética e compliance, visto que desvios de conduta deterioram os negócios. Os altos custos envolvidos forçam as organizações a encaminhar mais esforços para o tema. O problema, porém, é que diversos outros assuntos estão simultaneamente disputando atenção e recursos organizacionais nas empresas. A comunicação assertiva pode contribuir para a discussão ao abordar os esforços e as táticas usadas pelos colaboradores para atrair atenção organizacional para determinada ideia ou questão de interesse. Avalia-se nesse trabalho em pesquisa quantitativa, realizada por meio de questionário on-line, a efetividade da comunicação em dilemas éticos para determinados tipos de linguagem - moral ou econômica. Além disso, avalia-se a identidade moral do receptor como moderador. Os resultados confirmam a efetividade das linguagens, ainda que essa influência seja negativa para linguagem econômica. São discutidas também a implicações para as teorias que abordam táticas de influência e ética, e contribuições para a prática organizacional.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Esforço de mídia offline & online e o impacto nas vendas de smartphone no mercado brasiliero
    (2017) Venturelli, Diego Ravagnani
    Esse trabalho investiga o efeito do investimento de mídia nas vendas de smartphones no mercado brasileiro. Em específico, buscou-se compreender a elasticidade mídia-vendas no meio offline, como TV, jornal, revista, rádio e o meio online, nesse caso mídia no Google: Links patrocinados, Display e Vídeo. Adicionalmente, sabendo que a mídia não é a única responsável pelas vendas da empresa, foram utilizadas as buscas no Google como uma proxy de reconhecimento da marca de smartphones e seu respectivo impacto nas vendas das empresas foi calculado. Por último, buscou-se também investigar como o investimento de mídia retroalimenta e impacta as buscas no Google. O estudo se baseia no método de análise de dados em painel.