Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Um estudo sobre a evolução da estrutura de capital em processos de fusões e aquisições
    (2014) Cesari Filho, Francisco De Assis
    Este trabalho investiga se a evolução da estrutura de capital das empresas adquirentes em processos de fusões e aquisições na América Latina se comporta de acordo com o previsto pela teoria de Pecking Order (MYERS e MAJLUF, 1984), ou seja, as empresas selecionam as fontes de financiamento preferindo em primeiro lugar lucros retidos, em segundo emissão de dívida e, por último, emissão de ações. As evidências encontradas são favoráveis à hipótese de que as empresas adquirentes se comportam de acordo com o previsto pela Pecking Order, procurando manter folga financeira antes da fusão. Quando se analisa o índice de alavancagem financeira medido por dívida líquida (descontando-se o caixa), observa-se que no período anterior ao anúncio de aquisição a amostra de empresas adquirentes tinha coeficiente similar ou inferior ao do controle, indicando que acumulavam caixa, e ao final de dois anos, esse coeficiente de alavancagem financeira aumentava para um nível significativamente superior ao controle. Os resultados indicam também que as empresas adquirentes da amostra que concluíram ou não a fusão apresentam uma alavancagem medida por dívida bruta maior do que a do controle, e que após o anúncio de aquisição há aumento do índice. Isso pode sugerir que, pelo fato da maior parte das empresas na América Latina sofrerem restrições a financiamento, uma maior capacidade de endividamento resulta numa vantagem em operações de fusões e aquisições.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Prêmio e informação privilegiada em fusões e aquisições no Brasil
    (2009) Andrade, Alexandre Braga De
    Este estudo tem como objetivo analisar o uso de informações privilegiadas em transações de fusões e aquisições no Brasil e quais características explicam o retorno médio das ações das empresas-alvo, ou seja, o prêmio de aquisição. Para isso foram coletados dados de 62 ações de empresas-alvo de transações que ocorreram entre 2000 e 2008. Estimou-se o retorno anormal acumulado médio da amostra a partir de 79 dias antes da divulgação da notícia até 10 dias após o evento. Observou-se que começam a aparecer retornos anormais acumulados positivos 37 dias antes do evento, caracterizando o uso de informações privilegiadas. O prêmio médio de fusão, estimado como o retorno anormal acumulado médio da amostra 3 dias após a divulgação da notícia foi de 9,77%. Por meio de regressões múltiplas por mínimos quadrados ordinários e regressões quantílicas identificou-se que as seguintes variáveis são significativas na explicação do prêmio da fusão: tamanho da empresa (quanto menor a empresa, maior o prêmio); participação em algum nível de Governança Corporativa diferenciado; atuação nos setores Imobiliário, Indústria, Telecomunicações e Consumo.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Criação de valor para o acionista na aquisição de empresas
    (2012) Santiago Filho, Jair Luiz
    Esta dissertação analisa o impacto do anúncio de operações de fusões e aquisições realizadas por empresas brasileiras. O estudo abrange um total de 292 eventos anunciados entre 01 de janeiro de 2005 e 31 de dezembro de 2010. Foi utilizada uma abordagem de estudo de eventos, onde foram estimados os retornos anormais através da correlação dos retornos das ações com o retorno do índice de mercado no período de 100 a 21 pregões anteriores ao anúncio da operação com o objetivo de calcular o Retorno Anormal Acumulado – CAR – no período da realização da transação – três pregões anteriores a três pregões posteriores à data de anúncio da transação. Buscou-se analisar se a aquisição de controle seria fator determinante para a existência destes retornos anormais, observando-se a correlação negativa entre os CARs e a aquisição de controle de uma empresa, podendo indicar possível pagamento de sobre-preço para aquisição de controle em transações de F&As. Esta conclusão vai de encontro ao senso comum dos executivos do mercado, que utilizam os movimentos de Fusões e Aquisições como meios de incrementar o valor das empresas para seus acionistas.