Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Impacto das importações chinesas na produtividade setorial no Brasil
    (2014) Buccini, Evandro Gambra
    O objetivo deste trabalho é estimar os impactos das importações da China sobre a produtividade setorial no Brasil. Diversos trabalhos mostram que a produtividade no país é baixa e está crescendo ainda mais lentamente nos últimos anos. A literatura internacional, com foco principalmente na análise de países desenvolvidos, mostra os efeitos positivos da abertura comercial sobre a produtividade. Utilizando dados setoriais da indústria e de comércio internacional, encontramos resultados diferentes e em linha com outros estudos de países em desenvolvimento. Um aumento de dez pontos percentuais na participação das importações chinesas em relação às importações totais gera uma queda de 5,7% na produtividade total dos fatores setorial em cinco anos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A tendência de deterioração das contas públicas brasileiras: o lado da receita
    (2015) Barbosa, Luka Machado
    A deterioração das contas públicas brasileiras é tema de grande preocupação. Diversos especialistas destacam o problema estrutural do lado da despesa, em especial da Previdência, que, na ausência de reformas estruturais, tende a continuar crescendo como proporção do PIB nos próximos anos. Este trabalho defende que haverá também uma tendência de queda duradoura na receita tributária sobre o PIB nos próximos anos. Buscou-se estimar a relação da receita com a atividade econômica de forma desagregada, e observou-se que mais de 70% da receita tributária do governo federal depende do desempenho da massa salarial e do consumo das famílias. Estas variáveis cresceram acima do PIB na década finda em 2014, beneficiando a arrecadação. No entanto, tal expansão contou com um componente insustentável: o crescimento dos salários acima da produtividade. Com a convergência dos salários de volta à produtividade, a receita tributária sobre PIB deverá seguir tendência de queda à frente.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Impacto do uso da tecnologia da informação na rentabilidade – Evidências do Brasil e da Índia ao nível da firma
    (2008) Figueira, Leonel Augusto
    A utilização das tecnologias de hardware, software e telecomunicações chamadas conjuntamente de Tecnologia da Informação e Comunicações ou simplesmente TI, tem sido considerada como um importante fator para o aumento da produtividade de firmas, setores e países. Como forma de contribuição para o esclarecimento desta questão, utilizamos nesta pesquisa uma amostra de 500 firmas brasileiras e 500 firmas indianas para analisar o impacto de TI na rentabilidade das mesmas. Os resultados mostraram que, apesar do estoque de capital de TI estar associado à rentabilidade das firmas, o uso integrado de TI entre os departamentos, possivelmente resolvendo problemas de coordenação, aparece como tendo o maior impacto na rentabilidade das firmas.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Tipos de relacionamento (produtor-indústria) e desempenho na indústria de celulose
    (2015) Godoy, Renan Okumura Germiliano
    O presente trabalho analisa os tipos de relacionamento (produtor-indústria) e desempenho na indústria de celulose. Nesse segmento há desde modelos integrados verticalmente até operações praticamente baseadas no mercado, na qual, procurou-se avaliar as respectivas características, diferenças na produtividade, e, se a escolha dos modelos teve fundamentos na teoria dos custos de transação. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados dados de 2013 da empresa-alvo e realizadas análises descritivas e estatísticas através da análise multivariada da variância (MANOVA) e regressão linear múltipla via modelo de equações simultâneas. Em uma das unidades da empresa-alvo, os resultados indicam elevação do Δ produtividade em tipos de relacionamento em direção à integração vertical na qual, pode ser explicado pelo maior grau de modernidade em equipamentos e processos em modalidades mais verticalmente integradas. Entretanto, os resultados indicaram influência parcial da teoria dos custos de transação na escolha dos tipos de relacionamentos face às características das fazendas. O trabalho procura evoluir na identificação do balanço mais efetivo entre integração vertical e terceirização para alavancar benefícios e reduzir custos, na qual, os resultados apresentam ganhos em modalidades mais integradas verticalmente, porém, tendo a ressalva em não desconsiderar potenciais benefícios em futuras negociações (acordos com valores abaixo da referência utilizada) em tipos de relacionamentos próximos da plena terceirização.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Riqueza sócio emocional e gestão de recursos humanos: como as diferenças entre as empresas familiares e não familiares na gestão de seus recursos humanos impactam os resultados
    (2013) Pacheco, Lilian Léo
    Neste estudo tomo com base o conceito de preservação da riqueza sócio emocional e integro as teorias de gestão de recursos humanos e teorias sobre empresas familiares, buscando explicações no nível de micro fundações para os impactos das decisões tomadas pelas empresas quanto à gestão dos seus recursos humanos nos resultados operacionais, medidos através do turnover e produtividade. Nenhuma pesquisa até então integrou tais teorias e buscou explicações em um nível micro dentro das empresas. Para tal, uma amostra de 180 empresas brasileiras serviu de base para aplicação de um modelo de equações estruturais que demonstrou como as diferenças na adoção de práticas formais de gestão de recursos humanos entre empresas familiares e não familiares funcionam como antecedentes do turnover de empregados e como o turnover impacta na produtividade, aplicando uma distinção entre turnover de diretores e gerentes e turnover de demais empregados. Os resultados sugerem que empresas familiares adotam algumas práticas menos formalizadas para gerir seus recursos humanos, fato que corrobora com o conceito de preservação da riqueza sócio emocional. Como consequência da adoção de práticas menos formais, como a prática de monitoramento e gestão do clima organizacional, observei um nível maior de turnover de seus empregados de forma geral, comparado com as empresas não familiares. Tal resultado contribui não apenas para a pesquisa de empresas familiares como para pesquisa de turnover, que têm explorado pouco o papel do clima organizacional como seu antecedente. Apesar da adoção de práticas menos formais de recursos humanos, os resultados encontrados me fazem sugerir que outro tipo de aspecto que parece influenciar as relações em empresas familiares: a proximidade com a família, que pode suprir a ausência de determinadas práticas.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Maior proporção de pessoa com deficiência no quadro de funcionários impacta a produtividade da empresa?
    (2014) Rais, Luciano Aversani
    O objetivo desse trabalho foi verificar em empresas brasileiras se a presença de uma maior proporção de PCD no quadro de funcionários das empresas reduz a eficiência das mesmas, medida pela produtividade. O estudo não encontrou evidências estatísticas de que uma maior proporção de PCD no quadro de funcionários das empresas gera efeito negativo sobre a produtividade das empresas. No âmbito da sustentabilidade empresarial, este estudo mostrou relação positiva entre engajamento social e produtividade. A adesão das empresas a melhores práticas, traduzidas por uma maior transparência e divulgação das informações pode ser uma importante ferramenta gerencial.