Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O efeito moderador da taxa de desemprego no impacto dos incentivos pecuniários sobre o nível de absenteísmo: uma análise baseada em equações de estimação generalizadas (GEE)
    (2012) Guanabara, Alexandre Bertoli
    Esta dissertação tem como objetivo testar a validade da utilização de incentivos pecuniários como fator de redução do índice de absenteísmo, como predito pela teoria da agência, e a verificação do efeito moderador da taxa de desemprego sobre o uso do incentivo pecuniário como ferramenta para redução do nível de absenteísmo, tendo como base para validação estatística do estudo a utilização de equações de estimação generalizadas (GEE). Através de uma revisão de literatura da utilização da teoria da agência, buscou-se fundamentar a utilização de incentivos pecuniários como uma ferramenta para a redução do índice de absenteísmo de uma organização. A validação empírica da utilização dos incentivos pecuniários como meio eficaz de aumento do desempenho é testada na segunda metade do trabalho através de um modelo de séries temporais, porém nos testes realizados não foi possível determinar a validade da utilização de incentivos pecuniários como ferramenta eficaz para redução do nível de absenteísmo, e também não se validou a taxa de desemprego como variável moderadora do incentivo pecuniário.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O Alinhamento da execução à estratégia impacta os resultados das agências de uma instituição financeira do varejo?
    (2014) Flosi, Erick Giacomini
    O objetivo desta pesquisa é testar se o alinhamento da execução à estratégia, facilitado pela integração das ferramentas de relacionamento/monitoramento (FR) e de incentivo (FI), traz impactos positivos à Instituição Financeira (IF) estudada. O racional do problema de pesquisa desenvolve-se à luz da teoria de agência, motivado pela dificuldade em garantir que o trabalho do agente esteja alinhado ao do principal e evidencia a importância desse alinhamento para intensificar a riqueza do acionista. Mais especificamente, com base em um banco de dados de 2.651 agências (pontos de venda), o estudo identifica se o alinhamento de FR à FI afeta positivamente a consecução das metas, aumentando as vendas e a receita de cada agência de uma IF. A partir de três modelos de regressão em painel com efeitos fixos, verifica-se que o alinhamento tem efeito significativamente positivo sobre a consecução das metas, das vendas e das receitas de cada agência. Os resultados foram obtidos analisando-se o % de gerentes com atingimento de metas na FI >= 100%, o volume total de negócios por agência e a receita total da agência (margem básica bruta). Essas três variáveis são significativamente e positivamente afetadas pela integração da FR à FI que representa a ideia do alinhamento da execução aos incentivos estratégicos, e é operacionalizada pela variável dummy que representa os períodos: (1) anterior à integração e (2) posterior à integração. Encontra-se que, com esse alinhamento, tiveram-se em média aumentos de: 2% na quantidade de gerentes com consecução acima de 100% de suas metas (p<0,05 no modelo 3); R$ 412,5 mil no volume total de negócios, ativos mais passivos, para cada ponto de venda (p<0,01 no modelo 2); e R$ 22,6 mil no resultado bruto de cada agência (p<0,01 no modelo 1). Assim, o estudo contribui com a crescente literatura empírica sobre incentivos e suporta, em geral, previsões da teoria de agência, ao evidenciar que o contrato híbrido, baseado no resultado e no comportamento, pode ser mais efetivo quando as ferramentas tecnológicas que amparam estes contratos estão integradas, facilitando o monitoramento do que está sendo executado à estratégia estabelecida pela firma.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto do monitoramento na eficiência do transporte de cargas
    (2020) Limeira, Guilherme Villar
    O objetivo deste estudo é verificar de forma empírica o impacto do monitoramento da operação dos motoristas de caminhão por meio de sistemas de telemetria na eficiência operacional e na redução do risco de acidentes das frotas para poder fornecer alternativas aos gerentes na busca da excelência operacional. O desafio encarado pela gestão ao tentar controlar o comportamento dos motoristas pode ser analisado de forma eficiente sob a lente do problema entre agente e principal, pois é provável que haja um desalinhamento entre as metas das transportadoras (principal) e dos motoristas (agentes). E este desalinhamento é exacerbado pela inabilidade dos gestores de supervisionar de forma direta os motoristas, gerando assim assimetria de informação em seu favor. A teoria da agência, portanto, é particularmente relevante na gestão de motoristas de caminhão na medida em que explica o uso de controles tecnológicos para tornar o comportamento dos motoristas mais observável e assim reduzir a possibilidade de comportamentos oportunistas. Para realizar esta pesquisa, foi utilizada uma base de dados de veículos comerciais contendo informações sobre a operação, configuração e aplicação de mais de 13 mil caminhões durante um ano de operação. Foram utilizados modelos econométricos de efeitos fixos e de efeitos aleatórios para dados em painel na avaliação do efeito do monitoramento sobre variáveis de desempenho caminhão. Adicionalmente, foi utilizado o método de diferenças em diferenças na tentativa de isolar o efeito do tratamento analisado. Os resultados encontrados sugerem que há uma tendência de maior utilização do monitoramento na gestão das frotas de caminhão e que há diferença no comportamento dos motoristas que são monitorados em relação aos que não são. Veículos monitorados possuem melhores indicadores tanto no âmbito da eficiência operacional quanto do comportamento seguro ao dirigir. Esta pesquisa contribui para a literatura ao quantificar o impacto do monitoramento de forma empírica, utilizando dados reais da operação.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Como incentivos afetam os canais formais de vendas
    (2010) Diamantino, João C.
    O objetivo desta pesquisa é testar se os contratos com pagamento variável em canais de distribuição têm efeito positivo sobre o aumento das vendas no mercado formal. Mais especificamente, com base em um banco de dados de vendedores no setor de telefonia celular, o estudo identifica se existe associação positiva entre pacotes de incentivos e a melhoria das vendas de aparelhos celulares em canais formais (isto é, diferentemente dos casos onde o cliente adquire o celular no canal informal e a operadora ativa o aparelho com chip). A partir de modelo de regressão em painel com efeitos fixos, verifica-se que mecanismos de incentivos têm efeito significativamente positivo sobre as vendas. Tais resultados foram obtidos analisando-se o volume de vendas e a taxa de conversão (isto é, o percentual de clientes compradores apenas do chip ativado que adquirem o aparelho celular através de um canal formal do varejo) no período estudado. Essas duas variáveis são significativamente e positivamente afetadas pela ocorrência dos incentivos; por exemplo, encontra-se que um investimento de 100 dólares da empresa em promoção por indivíduo pode resultar em um aumento de até 2,79 aparelhos nas vendas mensais de cada vendedor. Além disso, verifica-se também variações nas vendas relacionadas com o tipo do incentivo (monetário ou não monetário). Assim, o estudo contribui com a crescente literatura empírica sobre incentivos em canais de vendas e suporta, em geral, previsões da teoria de agência.