Dissertação de Mestrado
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Dissertação Aplicação de modelo LOGIT na estimação de demanda por passagens aéreas.(2013) Martin, Eduardo RamosSão muitos os desafios no setor de aviação civil no mundo, no Brasil ainda mais, já que os custos são vinculados a duas principais commodities dólar e Petróleo, de forma que oscilações nessas podem gerar prejuízos letais às empresas. Além desses fatores, restrições associadas à infraestrutura limitam o crescimento do setor, de forma que as empresas têm de disputar acirradamente os mercados existentes. Entender as variáveis que os consumidores levam em conta para a escolha da companhia aérea é uma necessidade para manter-se no mercado. Este trabalho desenvolve uma proposta de modelagem de escolha do consumidor, analisando a sensibilidade a preço, qualidade da oferta, pontualidade e eventuais preferências por marca. A maior parte dos trabalhos desse gênero mantém foco específico em um mercado ou em uma variável. Este trabalho, no entanto, tem como principal característica a amplitude da base de dados utilizada, contando com 36 mercados brasileiros, ao longo de 22 meses e com uma trajetória de preços composta por três observações. O modelo proposto permite identificar a sensibilidade que o consumidor tem simultaneamente, às variáveis citadas acima para diferentes agrupamentos de mercados. O modelo permite também observar a perda de bem estar social quando há assimetria de share.Dissertação Aplicação do modelo probit para determinar o efeito da presença de companhias aéreas low cost no comportamento de entrada de TAM e GOL(2015) Rocca, Letícia Dos SantosO presente trabalho tem por objetivo discutir e identificar as características que afetam o comportamento de entrada das companhias aéreas brasileiras nos mercados domésticos, para o período entre 2007 e 2010. Por meio de uma modelagem econométrica de escolha discreta (probit), estima-se um modelo empírico capaz identificar quais os efeitos que variáveis relacionadas às características demográficas, geográficas, segmentação de rotas, competitividade, e à distribuição da malha aérea exercem sobre a decisão de entrada dessas empresas. Além disso, o modelo analisa como o comportamento de entrada das companhias de grande porte TAM e GOL pode ser afetado pela presença de seus rivais nos mercados, incluindo Azul e Avianca Brasil, que, nesse estudo, foram agrupadas e denominadas low cost. Os principais resultados mostram que, as presenças de Azul e Avianca afetam negativamente a entrada das outras empresas maiores. Por outro lado, tanto para TAM como para GOL, a presença de sua principal e maior companhia rival apresenta efeito marginal positivo e significante, o que poderia indicar a possível existência de “efeitos de aprendizagem”, conceito citado por Toivanen e Waterson (2005).